Conheça tudo sobre a nova linha de metrô de Londres, a Elizabeth Line, que reduzirá o tempo de percurso entre pontos populares de Londres com muito conforto e inovação tecnológica.
Foi inaugurada no dia 24 de maio de 2022 a nova linha do metrô de Londres.
O projeto, também conhecido como Crossrail, levou mais de 10 anos para ser concluído a um custo de £20 bilhões de libras, sendo assim a maior renovação do metrô de Londres dos últimos 100 anos.
Leia aqui sobre a construção do Crossrail.
O que é a Elizabeth Line
A Elizabeth Line é uma linha do metrô de Londres que passa por 41 estações, em um percurso de quase 100 km.
Com trens de alta velocidade, a linha liga o aeroporto de Heathrow e a cidade de Reading, no oeste de Londres, até Shenfield e Abbey Wood, no extremo leste, passando pelo centro da cidade.
O Transport for London, órgão que administra o transporte na grande Londres, afirma que o novo serviço será capaz de aliviar o restante do sistema, já que estima que mais de 200 milhões de passageiros farão uso da nova linha.
Em seu primeiro estágio, a Elizabeth Line opera em três seções separadas:
Seção central: entre Paddington e Abbey Wood, passando por Liverpool Street e Canary Wharf – esta é a parte nova que será inaugurada no dia 24 de maio. Somente a estação Bond Street ainda permanecerá em obras.
As outras duas seções, que já existiam mas foram totalmente reformadas e agora têm o nome da Elizabeth Line são as seguintes:
Seção oeste: entre Heathrow e Reading no oeste e a estação de Paddington. O trecho de Heathrow a Paddington era conhecido como TFL Rail e agora será parte da linha Elizabeth.
Seção leste: entre Liverpool Street e Shenfield
Neste momento, para ir de Heathrow a Abbey Wood, será preciso trocar de trem na estação Paddington, na nova estação da Elizabeth Line.
O mesmo acontece para ir até Shenfield. Além da troca em Paddington, será necessário outra baldeação em Liverpool Street, também na estação nova da linha Elizabeth.
Próximos estágios
Até o final de 2022, as linhas vindas de Heathrow e Reading serão conectadas à linha central, não sendo necessário trocar em Paddington para chegar a Abbey Wood.
Na mesma época, a linha vinda de Shenfield também será conectada à linha central e a viagem entre Shenfield e Paddington será direta, sem baldeação.
E finalmente, em maio de 2023, a linha Elizabeth estará completamente interligada e o serviço estará operando em capacidade plena.
Estações da Elizabeth Line
A linha Elizabeth passa por 41 estações, sendo que 10 estações foram construídas como parte do projeto nos seguintes locais:
- Abbey Wood
- Bond Street
- Canary Wharf
- Custom House
- Farringdon
- Liverpool Street
- Paddington
- Tottenham Court Road
- Whitechapel
- Woolwich.
As novas estações são totalmente acessíveis e contam com proteção de vidro entre a plataforma e o trem (como já existe na linha Jubilee).
As outras estações também foram reformadas para que se tornassem acessíveis, além de outras melhorias.
Horário de funcionamento
Serão 12 trens por hora de segunda a sábado, entre 6h30 e 23h00 no percurso Paddington a Abbey Wood. O sistema não operará aos domingos, com exceção de 5 de junho de 2022 para as comemorações do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth.
Leia também sobre o metrô de Londres:
Linha Jubilee – que passa por várias atrações turísticas
Linha Piccadilly – de Heathrow a St Pancras
Guia dos transportes em Londres – tudo sobre o sistema de transporte, Oyster card e melhores formas de usar o transporte na cidade
Lucia Bormann Notari
Excelente! Transporte moderno, ótima estruturação. Parabéns aos cidadão londrinos. Saúde à Rainha Elisabeth!