Inaugurada em 1868, a estação St Pancras em Londres é considerada uma das mais belas estações ferroviárias do mundo.
O prédio, que inclui um hotel adjacente, é um exemplar singular da arquitetura Gótica Vitoriana na Inglaterra e foi em parte projetado pelo famoso arquiteto britânico Sir George Gilbert Scott.
A estação St Pancras foi construída pela empresa ferroviária Midland Railway Company para conectar Londres às cidades do norte, entre elas Edimburgo e Liverpool.
Atualmente, quatro companhias ferroviárias operam em St Pancras: East Midlands, Southeastern, ThamesLink e o trem super rápido que conecta a Inglaterra à Europa por meio do Eurotúnel, o Eurostar. Por este motivo, desde 2007, quando o Eurostar começou a operar na estação, ela é chamada de St Pancras International.
A estação tem dois andares e duas plataformas subterrâneas. No andar térreo, se encontram as lojas, restaurantes, guichês de vendas de passagens e outras facilidades. Para ir para as plataformas, você se dirige para o andar superior, de onde partem os trens. Neste andar superior também há alguns restaurantes e bares. É no andar subterrâneo que ficam as plataformas da empresa Thameslink.
Mas mesmo que não tenha um trem para pegar em St Pancras, você tem vários motivos para conhecer esta incrível estação. Veja abaixo alguns deles.
10 motivos para conhecer a estação St Pancras International
1- Arquitetura da estação St Pancras
Não é só pelo prédio de tijolos vermelhos projetado por Sir Gilbert Scott, merecedor do título de obra de arte da arquitetura vitoriana, que se destaca a estação St Pancras.
À maravilha da arquitetura, junta-se a ousadia da engenharia inglesa. A enorme cobertura dos trilhos ferroviários, feita em ferro fundido e vidro, é considerada uma conquista da engenharia da época em que foi construída. A estrutura concebida pelo engenheiro William Barlow cobria o maior vão livre no mundo de então, com 75 metros de largura.
Por esses motivos, a estação St Pancras recebeu em 1967 o grau máximo de proteção do patrimônio britânico, o chamado Grade I. Este grau é concedido somente a verdadeiras joias do patrimônio, como a Tower Bridge, por exemplo.
2- Estátua de Sir John Bejteman
Sir John Betjeman foi um poeta e entusiasta de ferrovias que liderou uma campanha para salvar a estação St Pancras da demolição nos anos 1960. Hoje pode parecer inacreditável, mas na época a estação e o hotel estavam decadentes e havia forte pressão para que fossem demolidos.
Uma campanha liderada por Betjeman, Jane Hughes Fawcett e pela Victorian Society impediu que os planos fossem adiante e a estação foi assim preservada para que as futuras gerações pudessem apreciar esta joia.
Para honrá-lo, a empresa que administra a estação encomendou uma escultura que foi feita pelo artista Martins Jennings.
A escultura tem pouco mais de 2 metros e apresenta o poeta apreciando a linda cobertura de ferro e vidro da estação, segurando seu chapéu. Segundo o escultor, o movimento da ponta do casaco de Betjeman simula o formato da cobertura.
Na base da escultura, há um disco em ardósia em que estão gravados trechos de algumas poesias de Betjeman.
3- A estátua dos amantes
Não passa desapercebida uma estátua de bronze de 9 metros de altura de um casal se abraçando. Seria um reencontro ou uma despedida?
A obra do escultor britânico Paul Day é chamada de The Meeting Place ou The Lovers e, normalmente, é a primeira coisa que você vê quando desembarca do Eurostar.
Foi inaugurada pela rainha Elizabeth II quando a estação St Pancras foi reaberta em 2007 e até hoje atrai muita gente, inclusive alguns casais que recriam o abraço para uma foto.
Como é muito grande, a estátua é melhor vista de longe, mas não deixe de chegar perto para ver os detalhes da frísia do pedestal. Ela retrata cenas da vida nas estações de trem e de diversos reencontros.
A estátua já recebeu algumas críticas, mas eu pessoalmente acho muito bonita! Ela se encontra no andar superior da estação, logo abaixo do relógio Dent.
4- O relógio Dent
Um relógio com 5,15 metros de diâmetro marcava as horas na estação por mais de 100 anos, até que, nos anos 1960, sofreu uma queda quando estava sendo retirado para restauração e ficou totalmente inutilizado.
Um substituto foi então providenciado e este permaneceu na estação até a grande reforma no início dos anos 2000.
O terceiro relógio, o que vemos hoje, foi fabricado tendo como base o projeto do relógio original: além do material de que é feito, há alguns detalhes, como as pontas dos ponteiros que têm forma de diamante e os números que são em algarismos romanos.
O novo relógio foi feito por duas relojoarias muito tradicionais britânicas: Dent, fabricante do relógio do Big Ben, e Smith, fabricante de relógios desde 1856.
O relógio pode ser visto de vários pontos da estação e garante que ninguém vai perder o trem!
5- O bar de champanhe mais longo da Europa
Com 98 metros de comprimento, o Searcys Champagne Bar é considerado o mais longo bar de champanha da Europa. Não bastasse, ao degustar sua tacinha, você tem vista panorâmica da beleza de St Pancras.
O bar está localizado no andar superior da estação. Além da champanhe, Searcys é também um restaurante tipo brasserie francesa, que serve do café da manhã ao jantar.
6- Fortnum e Mason
A loja Fortnum e Mason é uma das mais tradicionais de Londres e tem sua sede, na avenida Piccadilly. Já falamos dela aqui. Após cerca de 300 anos de história, a loja abriu sua primeira filial e o local escolhido foi justamente a estação St Pancras.
Além da linha de alimentos finos, vinhos, chás e outras delícias, a Fortnum’s conta também com um bar, restaurante e salão de chá em St Pancras. Mais um motivo para você chegar cedo na estação!
A loja fica no andar térreo da estação e permanece aberta de segunda a sexta entre 7h30 e 21h00 e aos sábados e domingos entre 9h00 e 19h00.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
7 – Lojas para comprar souvenirs e presentes
O andar térreo da estação St Pancras tem uma gama variada de lojas, além da Fortnum e Mason mencionada no item anterior.
Para comprar artigos bem britânicos, você pode ir a Cath Kidston, uma loja que vende acessórios, bolsas, artigos para casa, para crianças e até para pets, com estampas originais e muito fofas. Conheça aqui.
Outra loja super tradicional que tem uma filial na estação St Pancras é Hamleys, a loja de brinquedos mais antiga de Londres. A sede, que funciona na Regent Street, é enorme e tem tudo o que você pensar em termos de brinquedos. A filial de St Pancras tem uma seleção mais enxuta que inclui bichos de pelúcia, lego, livros infantis e outros brinquedos.
8- Piano de Elton John
A estação St Pancras conta com alguns pianos, que ficam à disposição de quem quiser tocar.
Em 2016, Sir Elton John surpreendeu que estava na estação tocando um medley de seus sucessos em um piano Yamaha. O piano foi então doado para a estação e até hoje pode ser visto (e tocado) no andar térreo da estação.
Ele escreveu no piano: Enjoy this piano! It’s a gift. Love, Elton John (Aproveite este piano. É um presente. Com amor, Elton John)
Não raro, anônimos muito talentosos entretêm os viajantes com lindas apresentações. Claro que há também os não tão talentosos…
9- St Pancras Renaissance Hotel e restaurante
Poucos anos após a inauguração da estação St Pancras, em 1873, foi aberto o hotel Midland Grand. Projetado por George Gilbert Scott era na época um dos mais luxuosos da Europa.
Entre as novidades apresentadas pelo hotel no século XIX, estavam elevadores hidráulicos e portas giratórias. O hotel, no entanto, não contava com banheiros ou água encanada nos quartos, assim os hóspedes tinham que compartilhar banheiros.
A falta de suítes foi um dos fatores que contribui para a decadência do Midland Grand Hotel, que fechou suas portas em 1935. O prédio foi transferido para as Ferrovias Britânicas e usado como escritório por muitas décadas. Nos anos 1980, foi fechado por não atender as exigências de segurança contra incêndio.
Com a chegada do Eurostar e a reinauguração da estação St Pancras no início dos anos 2000, o interesse em trazer o hotel de volta à sua glória ressurgiu e a rede Marriott resolveu transformá-lo no que é atualmente o St Pancras Renaissance. Após uma extensa e milionária reforma, o hotel com 245 apartamentos abriu as portas em 2011, 138 anos após a primeira inauguração.
Mesmo quem não se hospeda no hotel pode ver um pouco dos detalhes arquitetônicos únicos, que foram lindamente restaurados, como a grande escadaria de mármore com janelas de mais de 15 metros. Quem foi fã das Spice Girls vai se lembrar do clip da música Wannabe em que as escadas do hotel St Pancras Renaissance aparecem.
Como é um hotel luxuoso, não é barato para se hospedar. Veja os valores das diárias aqui e se não for para o seu bolso, tente ao menos conhecer o bar de coquetel Booking Office e/ou o restaurante The Gilbert Scott do premiado chef Marcus Wareing.
O Booking Office funciona no local onde eram vendidas as passagens da estação St Pancras e é dos bares mais lindos de Londres.
10 – Natal na estação St Pancras
A estação a cada ano se enfeita com uma árvore de Natal especial, patrocinada por alguma empresa. Já estiveram no hall da estação árvores de Natal da Fortnum & Mason (2013), da Disney (2015), Cirque du Soleil (2016) e Tiffany (2018), entre outras.
Em 2019, a árvore foi revelada no dia 12 de novembro. Patrocinada pela Lancome, a árvore de quase 11 metros de altura foi inspirada na Torre Eiffel. No lugar de bolas e enfeites, 1500 vidros do perfume La Vie Est Belle, que serão doados para uma instituição beneficente de apoio ao paciente de câncer em janeiro.
Como chegar na estação St Pancras International
Situada na Euston Road, entre a Biblioteca Britânica, o Regent’s Canal e a estação ferroviária King’s Cross, é muito fácil de chegar.
A estação St Pancras é servida pela estação de metrô King’s Cross / St Pancras. Por ela passam 6 linhas de metrô: Bakerloo, Circle, District, Northern, Hammersmith & City e Metropolitan.
Saindo da estação St Pancras, você pode ir para a estação King’s Cross, visitar a plataforma 9 3/4, ou conhecer os tesouros da incrível Biblioteca Britânica.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Deixe um comentário