Muita gente me pede indicações de escolas de inglês e/ou intercâmbio, além de dicas em geral para estudar inglês em Londres e, por ser um assunto complexo e que exige muita pesquisa, eu normalmente não consigo ajudar.
Quando a Ariane, que já contribuiu com alguns posts aqui no site, me contou sobre o trabalho de assessoria a estudantes que presta em Londres, pedi a ela que explicasse também para nossos leitores.
Sendo assim, é com muito prazer que apresento a história da Ariane, que tenho certeza poderá ajudar a quem está com muitas dúvidas sobre onde estudar, onde morar, como obter o visto, e tantas outras questões.
***
Estudar inglês em Londres – a experiência da Ariane
Não consigo lembrar exatamente quando ou por que começou, mas era de muito tempo a vontade que eu sentia de estudar inglês fora do Brasil.
Um dia decidi sentar e calcular quanto eu gastaria fazendo um bom curso de inglês no Brasil durante um ano e que nível de aprendizado eu poderia alcançar. Depois eu comparei (usando informações de amigos e blogs) quanto eu gastaria para alcançar o nível equivalente de inglês passando um tempo estudando num país de língua inglesa.
Fiquei surpresa com o resultado e decidi que realmente estudaria inglês fora do Brasil! Isso tudo sem contar a oportunidade de vivenciar outra cultura e, claro, de viajar.
Depois da decisão tomada passei muito tempo pesquisando por melhores cidades, boas escolas, melhor época do ano para ir e quanto dinheiro precisava.
Londres sempre esteve no topo da minha lista e, com uma ajudinha da vida, se tornou minha escolhida.
Contrariando muitos conselhos e após fazer uma intensa pesquisa com agências de intercâmbio, decidi que eu mesma iria fazer todo o processo sozinha: escolher a escola para o curso de inglês em Londres, fazer a matricula, cuidar do pagamento do curso, comprar as passagens e cuidar da documentação necessária para conseguir o visto.
Com certeza, depois de colocar todos os custos na ponta do lápis, percebi que estaria fazendo uma grande economia.
As diferentes escolas de inglês
Já que o meu destino estava definido, chegava a hora de escolher a melhor escola. Durante as semanas que dediquei nesse processo percebi que existiam muitas opções de cursos: inglês geral, inglês para negócios, para professores, específico para quem pretende obter certificação como IIELTS ou Cambridge.
Sem falar na carga horária semanal que varia normalmente de 15 a 40 horas semanais. Além dos diferentes cursos existem escolas que oferecem atividades extras, como por exemplo atividades culturais, passeios, festas, esportes e muito mais.
O preço também varia muito de acordo com a escola e com o horário que você escolhe para estudar.
Vistos para estudar inglês na Inglaterra
Com a mudança que o governo Britânico fez nos últimos anos em relação a regulamentação das escolas de idioma, fiz alguns contatos com a embaixada do Reino Unido no Brasil para esclarecer algumas dúvidas em relação a qual visto eu poderia obter (pois varia de acordo com o tempo que você pretende passar estudando) e sobre as escolas certificadas pelo governo.
Quando você decide estudar inglês no Reino Unido você precisa conhecer as escolas que são certificadas pelo British Council, pois só uma escola certificada pode te fornecer um comprovante válido e aceito pela imigração no momento da chegada ao país.
É esse documento que garante que você é um estudante. Também fui informada que o nível de seu inglês também influência o tipo de visto que você pode solicitar.
Comparei preços, conheci as escolas certificadas e decidi meu curso específico.
Acomodação em Londres
Chegava a hora de pensar na minha acomodacão: onde eu iria morar em Londres?
Assim como as opções de escolas são diversas, as opções de moradia também são. Você pode alugar um quarto direto com a escola que você escolheu.
Em geral as escolas ou possuem casas para seus estudantes ou trabalham com empresas que gerenciam casas para estudantes. Outra opção é alugar um quarto direto com uma empresa especializada.
Depois que cheguei aqui fui conhecendo as histórias dos meus colegas e percebi que é preciso ter muito cuidado nessa escolha. Existem muitas empresas sérias e confiáveis mas também existem empresas que nem sempre prestam todo o auxilio ao aluno.
Normalmente as empresas com bom atendimento verificam semanalmente suas casas para ver se tudo está em ordem e se as regras estão sendo cumpridas.
Localização da escola de inglês em Londres
Durante o meu processo também descobri que a localização da escola e da sua casa são muito relevantes. Além do tempo de deslocamento eu precisava conhecer a zona da cidade em que elas estavam localizadas, pois o valor que eu pagaria no transporte público varia de acordo com a zonas que eu preciso transitar.
Então, se eu fosse morar, por exemplo, na zona 4 e estudar na zona 1, eu iria pagar muito mais pelo transporte do que se eu fosse morar na zona 2.
Há mais de um ano atrás escolhi minha escola, minha casa, comprei minha passagem e coloquei numa pasta todos os documentos possíveis que comprovassem minha condição financeira e que eu era estudante.
Aterrizei em Londres, recebi meu visto e fui estudar! Hoje tenho muita certeza que tomei a decisão certa quando escolhi Londres e quando escolhi dedicar algumas semanas da minha vida pesquisando e preparando a minha viagem e a minha aprendizagem.
Leia também sobre as características do sotaque britânico
Gírias e expressões do inglês britânico
Texto e fotos: Ariane Zabaleta
***
Se você também tem vontade de estudar inglês em Londres, mas tem muitas dúvidas ou precisa de ajuda para planejar sua viagem, conheça a proposta de trabalho da Ariane, enviando um email para [email protected].
Ela pode te ajudar a escolher qual a melhor escola, a melhor época do ano, onde se hospedar, além de ajudar com outras dicas super importantes para estudantes.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Raphael Couto
Estudei duas semanas na EC Covent Garden uma escola só para pessoas com mais de 30 anos. Recomendo!
Eliane
Oi Rafael …você gostou dessa escola?, me passaram ela como opção
Ricardo Ferrigno
Não se iludam em querer estudar inglês em Londres ou qualquer outra cidade de língua inglesa se você não tiver uma boa base da língua, adquirida no Brasil. Estou em Londres e me decepcionei com a qualidade das escolas, eles não estão muito preocupados em avaliar em que nível você se encontra e qual a melhor forma de você evoluir na língua inglesa. Fora o fato de você estar vivendo num local onde a língua nativa é o inglês, muitas vezes o custo de se estudar no exterior não compensa em relação ao que é oferecido, vale mais a penas investir em aulas particulares no próprio Brasil.
Eu ainda acho que estudar inglês fora do Brasil é uma grande desculpa para passear, principalmente para os mais jovens, por esse motivo a maioria das escolas oferecem um enorme variedade de atividades culturais e de lazer, afinal de contas na maioria das vezes são os pais que bancam esses intercâmbios.
Se você tiver mais de 35 anos então a coisa piora, você é tratado nas escolas como adolescente, nenhuma delas acredito estar preparada para formar pessoas mais velhas em cursos para iniciantes.
Estou fazendo aulas particulares em Londres, são mais baratas que os cursos e aproveito muito mais. É obvio que não ter um diploma, mas pra que me serviria um desses na minha idade (47 anos) mas isso varia de pessoa para pessoa.
Debora F
Ricardo Ferrigno
Estou na mesma situação que você.
Você pode me falar dessas tuas aulas particulares, estou em busca de um professor.
Obrigado
Débora
Cristiane
Ricardo!!! Te achei agora aos 42 anos de idade e amei seu comentário e suas dicas, ainda mais que gostaria de fazer esta aventura de ir para aprender o idioma, mas comungo de suas ideias.
Qual conselho me daria a esta altura do campeonato para aprender o inglês na minha idade lkkkkk???
Cristiane
Entre em contato comigo quando dispuser de algum tempo [email protected]
Nathalia Rodrigues
Olá pessoal,
vcs podem me falar o nome das escolas que vcs frequentaram?
Lucia Barreto
Olá,
Já fiz isso 2 vezes. A 1a. fui através de uma a agência e a 2a. fui por conta própria. Sem sombra de dúvida que por conta própria sai muito mais barato. A minha escola resolveu praticamente tudo, inclusive a hospedagem, e eu só precisei comprar as passagens. Fui muito feliz nas minhas 2 viagens p/ Londres e não posso deixar que dizer que Londres para Principiantes foi vital para o sucesso das minhas estadias em Londres. Aqui, descobri muitas dicas de como as coisas funcionam por lá e isso me deixou mais segura e confiante para fazer a viagem.
Eneida, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho!
Marina Souza
Olá Lúcia Barreto !Por favor poderia me informar o nome da escola o qual estudou?
Lucia Barreto
Olá Marina,
Nas duas vezes que fui estudar em Londres, eu fui para mesma escola e o nome dela é Bristish Study Centre. É só procurar no Google e o site deles é super explicativo. Com certeza, lá vc vai encontrar praticamente todas as informações que vc precisa, mas se quiser passar um email e perguntar mais alguma coisa, eles são super atenciosos e te darão todos os detalhes.
Abraços,
Lucia Barreto
Kilvia Oliveira
Fiz exatamente isso e foi a melhor decisão. Foi assim q conheci o Londres para principiantes que me ajudou muuuuiiittoooo. Experiência maravilhosa e já quero voltar.
Marina
Olá Klivia !Por favor poderia me informar o nome da escola o qual estudou?e se possível indicar acomodação ..Desde já agradeço..