Muita gente me pede indicações de escolas de inglês e/ou intercâmbio, além de dicas em geral para estudar inglês em Londres e, por ser um assunto complexo e que exige muita pesquisa, eu normalmente não consigo ajudar.
Quando a Ariane, que já contribuiu com alguns posts aqui no site, me contou sobre o trabalho de assessoria a estudantes que presta em Londres, pedi a ela que explicasse também para nossos leitores.
Sendo assim, é com muito prazer que apresento a história da Ariane, que tenho certeza poderá ajudar a quem está com muitas dúvidas sobre onde estudar, onde morar, como obter o visto, e tantas outras questões.
***
Estudar inglês em Londres – a experiência da Ariane
Não consigo lembrar exatamente quando ou por que começou, mas era de muito tempo a vontade que eu sentia de estudar inglês fora do Brasil.
Um dia decidi sentar e calcular quanto eu gastaria fazendo um bom curso de inglês no Brasil durante um ano e que nível de aprendizado eu poderia alcançar. Depois eu comparei (usando informações de amigos e blogs) quanto eu gastaria para alcançar o nível equivalente de inglês passando um tempo estudando num país de língua inglesa.
Fiquei surpresa com o resultado e decidi que realmente estudaria inglês fora do Brasil! Isso tudo sem contar a oportunidade de vivenciar outra cultura e, claro, de viajar.
Depois da decisão tomada passei muito tempo pesquisando por melhores cidades, boas escolas, melhor época do ano para ir e quanto dinheiro precisava.
Londres sempre esteve no topo da minha lista e, com uma ajudinha da vida, se tornou minha escolhida.
Contrariando muitos conselhos e após fazer uma intensa pesquisa com agências de intercâmbio, decidi que eu mesma iria fazer todo o processo sozinha: escolher a escola para o curso de inglês em Londres, fazer a matricula, cuidar do pagamento do curso, comprar as passagens e cuidar da documentação necessária para conseguir o visto.
Com certeza, depois de colocar todos os custos na ponta do lápis, percebi que estaria fazendo uma grande economia.
As diferentes escolas de inglês
Já que o meu destino estava definido, chegava a hora de escolher a melhor escola. Durante as semanas que dediquei nesse processo percebi que existiam muitas opções de cursos: inglês geral, inglês para negócios, para professores, específico para quem pretende obter certificação como IIELTS ou Cambridge.
Sem falar na carga horária semanal que varia normalmente de 15 a 40 horas semanais. Além dos diferentes cursos existem escolas que oferecem atividades extras, como por exemplo atividades culturais, passeios, festas, esportes e muito mais.
O preço também varia muito de acordo com a escola e com o horário que você escolhe para estudar.
Vistos para estudar inglês na Inglaterra
Com a mudança que o governo Britânico fez nos últimos anos em relação a regulamentação das escolas de idioma, fiz alguns contatos com a embaixada do Reino Unido no Brasil para esclarecer algumas dúvidas em relação a qual visto eu poderia obter (pois varia de acordo com o tempo que você pretende passar estudando) e sobre as escolas certificadas pelo governo.
Quando você decide estudar inglês no Reino Unido você precisa conhecer as escolas que são certificadas pelo British Council, pois só uma escola certificada pode te fornecer um comprovante válido e aceito pela imigração no momento da chegada ao país.
É esse documento que garante que você é um estudante. Também fui informada que o nível de seu inglês também influência o tipo de visto que você pode solicitar.
Comparei preços, conheci as escolas certificadas e decidi meu curso específico.
Acomodação em Londres
Chegava a hora de pensar na minha acomodacão: onde eu iria morar em Londres?
Assim como as opções de escolas são diversas, as opções de moradia também são. Você pode alugar um quarto direto com a escola que você escolheu.
Em geral as escolas ou possuem casas para seus estudantes ou trabalham com empresas que gerenciam casas para estudantes. Outra opção é alugar um quarto direto com uma empresa especializada.
Depois que cheguei aqui fui conhecendo as histórias dos meus colegas e percebi que é preciso ter muito cuidado nessa escolha. Existem muitas empresas sérias e confiáveis mas também existem empresas que nem sempre prestam todo o auxilio ao aluno.
Normalmente as empresas com bom atendimento verificam semanalmente suas casas para ver se tudo está em ordem e se as regras estão sendo cumpridas.
Localização da escola de inglês em Londres
Durante o meu processo também descobri que a localização da escola e da sua casa são muito relevantes. Além do tempo de deslocamento eu precisava conhecer a zona da cidade em que elas estavam localizadas, pois o valor que eu pagaria no transporte público varia de acordo com a zonas que eu preciso transitar.
Então, se eu fosse morar, por exemplo, na zona 4 e estudar na zona 1, eu iria pagar muito mais pelo transporte do que se eu fosse morar na zona 2.
Há mais de um ano atrás escolhi minha escola, minha casa, comprei minha passagem e coloquei numa pasta todos os documentos possíveis que comprovassem minha condição financeira e que eu era estudante.
Aterrizei em Londres, recebi meu visto e fui estudar! Hoje tenho muita certeza que tomei a decisão certa quando escolhi Londres e quando escolhi dedicar algumas semanas da minha vida pesquisando e preparando a minha viagem e a minha aprendizagem.
Leia também sobre as características do sotaque britânico
Gírias e expressões do inglês britânico
Texto e fotos: Ariane Zabaleta
***
Se você também tem vontade de estudar inglês em Londres, mas tem muitas dúvidas ou precisa de ajuda para planejar sua viagem, conheça a proposta de trabalho da Ariane, enviando um email para [email protected].
Ela pode te ajudar a escolher qual a melhor escola, a melhor época do ano, onde se hospedar, além de ajudar com outras dicas super importantes para estudantes.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Lorrane Gonçalves
Bom dia,
Gostaria de dicas de dicas de sites confiáveis que alugam apartamentos ou quartos…
Desde já muito obrigada!
Eneida
Olá Lorrane,
Para apartamentos: veja aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/como-alugar-apartamento-em-londres/
Para quartos: https://www.londresparaprincipiantes.com/hospedagem-em-casa-de-familia/
Favor não repetir o comentário em posts diferentes. Eles são sempre respondidos assim que possível.
Anderson Simões Machado
Olá.
Tenho 33 anos agora e pretendo em 2018 ao concluir a faculdade de Ciências Contábeis fazer fora meu curso de inglês. Estarei com 35 anos. Achei super confiável as palavras de Lúcia Barreto, gostaria muito de poder tirar algumas dúvidas contigo Lúcia, me passa seu e-mail por favor?
Ana Figueiredo
Olá,
Pretendo estudar Inglês em Londres durante 3 semanas numa escola para maiores de 30 anos, agradecia suas dicas.
Vi 2 escolas mas gostaria de saber a sua opinião, se recomenda ou não, e se eventualmente será a mesma escola.
– EC London 30+, Euston House, 24 Eversholt Street, London, NW1 1AD, UK (http://www.ecenglish.com/en/school-locations/uk/english-for-adults-london ) Neste link vejo que a escola é perto da estação metro de Euston.
– EC Covent Garden 30+, 7-11 Stukeley Street, Convent Garden, London WC2B 5LB UK – vejo que a localização é perto da estação de metro de Holborn, no entanto parece ser a mesma escola.
Como li que a EC Covent Garden 30+, é a única escola exclusiva para maiores de 30 anos, estou na dúvida se será a mesma.
Em relação ao preço praticado – 340 Libras por semana, parece-me caro, acha que dá para negociar?
Aceito todas as sugestões que possa dar.
Antecipadamente grata.
Ana Figueiredo
Eneida
Ola Ana,
Infelizmente não conheço muito sobre escolas de inglês. Me parece que todas as EC são as mesma empresa, só varia o endereço.
Não sei se o preço é negociável, nem quais são os preços praticados por outras escolas. Sugiro que escreva diretamente para a Ariane: [email protected], talvez ela possa te ajudar.
Debora
Bom dia Ariane,
Li seu post na web e gostaria de saber se voce poderia me dar uma informação:
Gostaria de trazer minha sobrinha de 13 anos para fazer um curso de inglês nas ferias , voce poderia me dizer ou como fazer ?
Li que é preciso visto e nao sei por onde começar.
Muito obrigada
Abraços
Débora Santos
Eneida
Olá Débora,
Sugiro que comece pelo site oficial do governo britânico sobre vistos: https://www.gov.uk/government/organisations/uk-visas-and-immigration
Marcelle
Gostaria de saber o passo a passo…quanto q gastarei e tbem se pessoas como eu q nao sabem inglês é legal ir pra fora pra aprender .
Eneida
Oi Marcelle,
Para mais detalhes, escreva para a Ariane, como indicado no post.