Este tipo de pergunta de vez em quando aparece na caixa de comentários: quanto dar de gorjeta em Londres? é preciso dar gorjeta para o motorista de táxi? E nos pubs? O esquema é como nos Estados Unidos?
Por isso fiz este pequeno guia com algumas noções para que você decida quanto dar em diversas situações. Afinal, gorjeta é uma gratificação opcional e extra para serviços bem prestados e na Inglaterra em geral é entendida como tal.
Os trabalhadores recebem um salário digno e não dependem da gorjeta para sobreviverem como em outros países.
Quanto deixar de gorjeta em restaurantes e bares?
Atualmente, muitos restaurantes em Londres incluem na conta um adicional de 12,5% a título de gorjeta. Neste caso, haverá no menu uma observação do tipo: A discretionary 12.5% gratuity will be added to your bill.
Observe que a gorjeta (em inglês “gratuity“, “service charge” ou “tip“) é “discretionary“, ou seja, é discricionária, opcional. As pessoas normalmente pagam, a não ser que tenha havido algum problema com o serviço.
Se a gorjeta estiver incluída na conta, não é preciso deixar nada a mais.
Nos restaurantes em que a gorjeta não é automaticamente incluída na conta, o costume é pagar em torno de 10% -15% se o serviço foi de acordo.
Se você for pagar com cartão de crédito, pode incluir o valor desejado antes de digitar a senha, se não tiver sido cobrada a gorjeta de 12,5%.
Leia também: Quanto custa a alimentação em Londres?
Quanto dar de gorjeta em lanchonetes e cafeterias?
Nas lanchonetes tipo Pret-a-Manger, EAT, e outras lojas em que você pega sua própria comida na prateleira e paga diretamente no caixa, não é costume deixar gorjeta.
Se houver uma jarra ou caixa para gorjeta e você quiser deixar o troco, será bem-vindo, mas não é de forma alguma obrigatório.
Quanto dar de gorjeta em pubs na Inglaterra
Como explicado no post sobre pubs, não é usual oferecer gorjeta para o barman no pub e a grande maioria das pessoas não o faz. Mas se você ficou hooooras bebendo, ou gostou demais do atendimento, ou está com vontade de agradar, a maneira de dar uma gorjeta para quem atende no bar é oferecer um drink para ele ou ela.
Na hora de pagar, você diz a ele que inclua “one for yourself” e ele somará o preço de uma bebida no total que você tem a pagar. Outra forma de mostrar sua apreciação é colocar o troco ou algumas moedas na caixinha (na verdade um pote de vidro) que normalmente fica próximo ao caixa em alguns pubs. O dinheiro coletado será normalmente dividido entre os funcionários.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Quanto dar de gorjeta em hotéis em Londres
Uma vez fiquei muito indignada porque na hora de acertar as contas em um hotel, vi que haviam me cobrado 12,5% de taxa de serviços, além de 20% de VAT (o imposto) que, a meu ver, deveriam estar incluídos no preço da diária.
Depois disso, sempre confiro no momento da reserva se o VAT está incluído e se há esta tal taxa de serviço. Não tenho mais visto a taxa de serviços, mas em alguns hotéis o VAT ainda vem como “extra”. Por isso, na hora de comparar preços de hotéis, é sempre bom ficar atento a estes detalhes.
Dificilmente haverá em um hotel de médio preço alguém para carregar as malas e acompanhar o hóspede até o quarto, mas se houver, acho justo dar uma gorjeta. Uma ou duas libras por mala carregada me parece suficiente, e é o que eu normalmente pago.
No mais, não tenho costume de deixar gorjeta para camareiras etc., mas se você tem este costume no Brasil e achar que o pessoal merece, com certeza os funcionários ficarão muito felizes em receber.
Leia também: Hotéis em Londres – seleção dos melhores hotéis com custo-benefício na cidade
Quanto dar de gorjeta em táxis e uber em Londres
Se você pegar um táxi tradicional em Londres (o black cab), o normal é dar 10-15% de gorjeta. Para facilitar, o normal é arrendondar o troco. Por exemplo, se a corrida foi £13,75, pague £15,00 e diga “keep the change“.
Se a corrida for muito longa, se o motorista ajudou a carregar malas e bagagens, você pode ser mais generoso e dar para o motorista umas £5 libras.
De regra não se dá gorjeta para motoristas de Uber, mas obviamente que eles apreciam muito se você der £1 ou £2 libras de gorjeta. Isso pode ser feito diretamente no aplicativo também.
***
Espero que estas referências sejam úteis, mas note que são somente referências, pois há pessoas mais ou menos generosas que poderão discordar do que eu disse.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
mara
os patroes podem ficar com gorgeta?
Eneida
Oi Mara
Em alguns locais o destino da gorjeta é explicitado mas na dúvida pergunte ao garçom.
luiz
Ola Eneida
Vou agora em Julho. Comprei seu guia e achei excelente.
No caso de reservar um transfer (sem ser taxi) (heathrow para o centro) é recomendável a gorjeta?
Eneida
Oi Luiz
Se o motorista ajudar com a bagagem e for simpático, acho que sim. Se nao, nao acho necessário.
Marilia Lamarca
Boa noite,
Estou adorando seu site, vou estar em Londres do dia 1/08 até 05/08(indo p Amsterda de manhã)
Ainda não entendi bem o uso dos cartões para passagens de metro e nas atrações turisticas mais caras.
Tenho que comprar 2 cartões ? um para metro e outro p atrações.
Eneida
Oi Marilia,
Nao entendi bem sua pergunta. Cada atracao tem seu ingresso, ou voce pode comprar um passe chamado London Pass que eh valido para diversas atracoes (mas nem todas). Para o transporte publico, voce pode usar um cartao inteligente chamado oystercard ou pode comprar as passagens individuais.
Maria
Bom dia.
Vou para um intercambio em Londres em maio e gostaria de saber qual o custo de ir de trem de Londres para Paris .
Vou ficar em uma residencia estudantil com tudo pago já.
Quando devo levar para os passeios e algumas compras ?
Obrigada
Eneida
Oi Maria,
Sobre custo de trem para Paris, veja aqui: http://www.eurostar.com/uk-en
O preço varia, dependendo da antecedência com que você compra as passagens.
Muito difícil saber quanto você deve levar, pois gastos são muito pessoais e dependem do que você quer comprar.
Veja o preço das atrações aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/precos-das-atracoes-em-londres/
JAYME CRESPO
Eneida
Parabéns. Site muito bom e objetivo. Entretanto, eu ainda não entendi o uso do Oyster Card. Vou passar 3 dias em Londres em novembro e pretendo usar bastante o metrô. Pelo que eu entendi, no meu caso, a melhor opção seria o Pay-as-you-go. Eu não quero ficar limitado a viajar fora das horas de pico. Qual é a sua sugestão? Obrigado pela atenção.
Eneida
Oi Jayme,
Carregue o oyster com 30 libras. Será suficiente para você usar o transporte nas zonas 1-2 durante os três dias, sem limitação de horário.