Diferenças entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido assim como fatos e características dos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Reino Unido
United Kingdom (Reino Unido) é o estado soberano formado pela união de quatro países: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.
O nome oficial do país é United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte), também chamado simplesmente de United Kingdom, ou UK.
A população total do Reino Unido em 2019 era de 66,7 milhões de habitantes, segundo dados oficiais do Office for National Statistics sendo que 84% são ingleses (56,2 milhões de pessoas), 8% escoceses (5,4 milhões), 5% galeses (3,1 milhões) e 3% irlandeses do norte (1,9 milhões).
A área total do país é de 243.305 km2, sendo que a Inglaterra ocupa mais de 50% desta área.
O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar, o que indica que o soberano tem o poder limitado pela constituição. A atual monarca é a Rainha Elizabeth II, que ocupa o cargo desde 1952.
O chefe do governo do Reino Unido é o Primeiro Ministro, cargo ocupado atualmente (2022) por Boris Johnson.
Bandeira do Reino Unido
A bandeira do Reino Unido é a junção das bandeiras de 3 dos 4 países do Reino Unido: Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte.
A bandeira do País de Gales não é contemplada por que o país era parte do Reino da Inglaterra quando a bandeira do Reino Unido foi criada.
Ela é chamada de Union Jack e foi criada por uma lei de 1801, por ocasião da união do Reino Unido da Grã-Bretanha com a Irlanda do Norte.
Bandeira da Inglaterra
A bandeira da Inglaterra é também chamada de Cruz de São Jorge (Cross of St George), pois é composta por uma cruz vermelha em fundo branco. São Jorge é o santo padroeiro da Inglaterra.
Usada desde a Idade Média por tropas e navios ingleses, em 1606 foi incorporada à bandeira do Reino Unido da Grã-Bretanha (união de Inglaterra, País de Gales e Escócia) e posteriormente à bandeira do Reino Unido.
Atualmente é usada principalmente em eventos esportivos, já que não é representação oficial do país.
Bandeira da Escócia
Consiste de um fundo azul com uma cruz diagonal (forma de X) branca. Este tipo de emblema é chamado de Cruz de Santo André (Cross of St Andrew), santo padroeiro da Escócia.
Bandeira da Irlanda do Norte
A bandeira da Irlanda do Norte é também composta por uma cruz diagonal, porém vermelha em fundo branco. Chamada de Cruz de São Patrício (Cross of St Patrick), santo padroeiro do país.
Bandeira do País de Gales
A bandeira do País de Gales consiste de um dragão vermelho em fundo verde e branco. Ela não está representada no pavilhão do Reino Unido.
Países do Reino Unido
Inglaterra
Maior país do Reino Unido tanto em termos de área quanto de população. Cerca de 84% da população total do Reino Unido vive na Inglaterra.
Capital: Londres
População: 56,2 milhões de habitantes (dados de 2019)
Leia aqui sobre as características da 9 regiões da Inglaterra
Escócia
Capital: Edimburgo
Outras cidades importantes: Glasgow, Aberdeen
População: 5,4 milhões de habitantes (dados de 2019)
Área: 77.910 km2
Língua: o gaélico escocês é falado por cerca de 1% da população e o inglês escocês (chamado de “scots”), com sotaque e características próprias ligeiramente diferentes do inglês “padrão”, é falado no restante do país.
Política: embora parte do Reino Unido, a Escócia tem seu próprio Primeiro Ministro. Desde 2014, a Primeira Ministra escocesa é Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês (SNP).
Algumas características (ou estereótipos): homens de saia (kilt), gaita de fole, lagos (lochs), Nessie (o Monstro do Lago Ness), montanhas e paisagens deslumbrantes, especialmente nas chamadas Terras Altas (Highlands), Universidade de St Andrew, as belezas e o Festival de Edimburgo.
Comida e bebida típica: Haggis (bucho de carneiro recheado) e whisky
Escoceses famosos: o filósofo David Hume, o economista Adam Smith, o poeta Robert Burns
Cientistas: o médico Alexander Fleming (que descobriu a penicilina), Alexander Graham Bell (inventor do telefone), James Watt (melhorias dos motores a vapor)
Escritores: Walter Scott, Sir Arthur Conan Doyle
Atores: Sean Connery, Billy Connolly, Ewan McGregor
Atletas: o tenista Andy Murray
Cantores: Rod Stewart, Annie Lennox (Eurythmics), Ian Anderson (Jethro Tull), Mark Knopfler (Dire Straits)
Filmes e séries passados na Escócia: Braveheart (Coração Valente, 1995), Trainspotting (Trainspotting: sem limites, 1996), animação Brave (Valente, 2012), Skyfall (2012) série Outlander (2014 – presente)
Leia também: Sete Motivos para visitar a Escócia
País de Gales
Capital: Cardiff
Outras cidades: Newport, Swansea, St Davids
População: 3,1 milhões de habitantes (dados de 2019)
Área: 20.800 km2
Língua: além do inglês, cerca de 30% da população também fala o Galês, língua oficial do Reino Unido da família Celta de línguas.
Características: O País de Gales é conhecido como o País dos Castelos, pois tem mais 600 deles. Tem também lindas praias, especialmente em Pembrokeshire, onde muitos britânicos passam o verão. O Parque Nacional de Snowdonia ocupa uma extensa área do norte do país e é um ótimo local para caminhadas e férias na natureza. O herdeiro do trono britânico é o Príncipe de Gales, que é investido no castelo de Caernarfon, uma das fortalezas medievais mais famosas do País de Gales. As cidades históricas de Conwy e Llandudno também atraem turistas de toda parte.
Esporte Nacional: diferente dos vizinhos ingleses, o esporte nacional de Gales não é o futebol, mas é o rúgbi (Rugby) que atrai a paixão dos galeses.
Galeses famosos: Anthony Hopkins, Shirley Bassey, Tom Jones, Catherine Zeta Jones, Michael Sheen
Comida típica: Welsh Rarebit (torrada de queijo), Lamb Cawl (sopa com carne de cordeiro e alho porró), Laverbread (que não é pão, mas feito com algas marinhas, conhecido como “caviar galês”). O alho porró e mexilhões são muito apreciados no País de Gales.
Filmes e séries passadas no País de Gales: um dos episódios mais emocionantes da terceira temporada de The Crown é aquele em que o jovem Príncipe Charles é enviado para Aberystwyth, no País de Gales, para aprender o idioma galês em preparação para sua investidura como Príncipe de Gales.
Um outro episódio também dramático da mesma temporada de The Crown conta a história do desastre ocorrido na vila galesa de Aberfan, quando 116 crianças morreram em uma escola devido ao deslizamento de uma mina de carvão.
Leia também nossos posts sobre o País de Gales.
Irlanda do Norte
Capital: Belfast
População: 1,9 de habitantes (dados de 2019)
Área: 14.130 km2
Língua: além do inglês, é falado também um dialeto do idioma irlandês, ou gaélico (falado por 1% da população como língua materna).
Comida típica: Ulster Fry, que é a versão irlandesa do tradicional café da manhã britânico.
Pessoas famosas da Irlanda do Norte: C. S. Lewis, autor das Crônicas de Nárnia; Seamus Heaney, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1995; o ator Liam Neeson, o músico Van Morrison
Curiosidade: o navio Titanic foi construído em um estaleiro em Belfast, o Harland & Wolff, e hoje a cidade abriga um museu/experiência dedicado ao famoso navio: Titanic Belfast.
Filmes e séries passadas na Irlanda do Norte:
- Game of Thrones mostrou as belezas da Irlanda do Norte para o mundo (veja aqui algumas locações);
- a série policial The Fall com Gillian Andersen é passada em Belfast
- para entender um pouco da história da Irlanda, o Levante de Páscoa é uma série passada em Dublin, que narra o violento conflito que antecedeu a independência da Irlanda católica.
Fonte dos dados de população: Office for National Statistics
O que é a Grã-Bretanha?
O Reino Unido é formado por várias ilhas, sendo a Grã-Bretanha a maior delas.
Great Britain (Grã-Bretanha) é o nome da ilha onde estão três dos quatro países do Reino Unido: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Por conseguinte (metonímia??), quando alguém diz Great Britain, refere-se a três nações do Reino Unido, com exclusão da Irlanda do Norte.
Ilha da Irlanda
Ireland (Irlanda) é a segunda maior ilha britânica onde se localizam dois países: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, país criado em 1921 por um ato do parlamento britânico.
A República da Irlanda, cuja capital é Dublin, é um país independente, membro da União Europeia e que não faz parte do Reino Unido.
Já a Irlanda do Norte, que tem Belfast como capital, é uma das nações integrantes do Reino Unido.
Outras várias pequenas ilhas fazem parte do Reino Unido, a maioria delas na costa da Escócia.
Mapa do Reino Unido e da Grã Bretanha
Representação dos países do Reino Unido nos esportes
Não há consistência na forma com que os países participam de competições esportivas internacionais.
Nos campeonatos de futebol, cada um joga separadamente. Assim a Inglaterra tem seu time, assim como Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Isso acontece tanto na Euro Copa quanto na Copa do Mundo.
Já para as Olimpíadas, o Reino Unido é representado por uma só equipe, que é chamada de Team GB (Equipe da Grã-Bretanha). Esse nome é usado desde 1999 e é uma marca registrada da British Olympic Association.
Mas, para complicar um pouquinho, a Irlanda do Norte também entra com representantes no Team GB, apesar de não ser parte da Grã-Bretanha!
E para confundir um pouco mais, em competições internacionais de Rugby, outro esporte nacional britânico, a Irlanda do Norte joga juntamente com a República da Irlanda, no time chamado simplesmente Ireland (Irlanda). Os outros países (Inglaterra, Escócia e Gales) jogam cada um com seu time.
Como votaram os países do Reino Unido no referendo do Brexit
A maioria dos votos tanto da Escócia quanto da Irlanda do Norte foi para a permanência do Reino Unido na União Europeia, enquanto que na Inglaterra e no País de Gales, os que desejavam a saída tiveram maioria.
Interessante notar, no entanto, que Londres, com uma população pouco menor que a soma das populações da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte se posicionou expressivamente contra a Brexit.
Veja aqui os resultados.
Para os escoceses, a derrota é mais um sinal das diferenças que o país tem com o resto do Reino Unido. A vontade de se tornar um país independente voltou logo após o referendo do Brexit com mais ânimo que em 2014, quando foi realizado um referendo para se decidir sobre a saída da Escócia do Reino Unido. Na época a maioria votou pela permanência.
A primeira ministra escocesa, Nicola Sturgeon, que ativamente defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia, chegou a considerar fazer um novo plebiscito para que a Escócia vote pela saída do Reino Unido, permanecendo como nação independente e parte da União Europeia.
Parece que o Reino caminha para a (Des)União…
Leia também:
Deixe um comentário