O post de hoje foi escrito pela Manu Luize, uma curitibana que é stylist e editora de moda da revista M MAG e do blog manuluize.com. Formada em comunicação social, Manu passou uma temporada em Londres estudando comunicação de moda na escola de artes Central Saint Martins. Ela se apaixonou pela cidade e voltou cheia de dicas. Gostamos muito deste Guia de compras da Oxford Street que ela nos enviou para compartilharmos com nossos leitores. Valeu, Manu!
Publicado originalmente em maio de 2013.
***
Na hora de fazer compras em Londres, a rua Oxford Street é o paraíso das compras tanto para quem busca preços acessíveis nas lojas de fast fashion (Oi, Tohpshop!), quanto para quem busca marcas de luxo nas lojas de departamento.
A Oxford Street é um local de fácil acesso, com lojas lado a lado por toda a extensão da rua, para o gosto e o bolso de todo mundo.
Você pode baixar o mapa com o roteiro de compras na Oxford Street (Londres – UK) no fim desse post e imprimir para levar em sua viagem, depois é só aproveitar suas compras. Conheça mais sobre essa rua:
Começando o passeio pelo local indicado pela seta direita no mapa, a estação de metrô mais próxima é a Oxford Circus. No site www.tfl.gov.uk você encontra como sair e chegar no seu destino através do transporte público da cidade, o mapa do metrô de Londres pode assustar algumas pessoas, mas é super fácil de usar.
Nesse início da Oxford Street encontramos H&M, Next, River Island, Zara, Office, Urban Outfitters e Mango, todas lojas de high street que trazem as principais tendências da estação a preços acessíveis.
Em seguida Miss Selfride, Topshop e Topman. A Topshop da Oxford Street é a flagship store da marca e é enorme (com mais de 8.000 m2, é considerada a maior loja de moda high street do mundo), é impossível não comprar nada. No andar térreo estão os acessórios como bijuterias, cintos, bolsas e maquiagens. No andar de baixo está a maior parte das roupas e mais um andar abaixo, mais roupas com uma seleção distinta de outras linhas vendidas na Topshop e os sapatos. Além dos sapatos da própria Topshop, são vendidas marcas como Carvela, KG by Kurt Geiger e Hunter. Nesse mesmo andar você encontra o EAT., uma pausa para um lanche sem precisar sair da loja, um nail salon (WAH Nails), o Blow Dry Bar (para você dar up no cabelo) e o Powder Lounge (especializado em sobrancelhas e cílios), tratamento completo dentro da loja. Prepare-se para encontrar uma loja sempre cheia, mas existem vários provadores (os fitting rooms em inglês) espalhados pela loja, assim como os caixas, se um estiver muito cheio, dê uma passada em outro.
Seguindo a Oxford Street, encontramos mais uma H&M, fast fashion bem conhecido no mundo e que ainda não temos aqui no Brasil. Baixos preços com tendências inspiradas nas semanas de moda e vez por outra suas famosas colaborações com estilistas top.
Embaixo do prédio da London College of Fashion, mais uma Zara, a Monsoon – que é como se fosse uma “loja-mãe” da Accessorize, que surgiu como uma linha de acessórios da Monsoon, e a loja de produtos de beleza The Body Shop.
Falando em Accessorize, na próxima quadra encontramos uma de suas lojas, os acessórios são os mesmos que encontramos aqui no Brasil, mas em Londres possuem preço nacional, bem menor que aqui.
Ao lado passamos por mais uma loja de fast fashion acessível, a River Island que no mesmo molde das outras, conta com roupas, bolsas, sapatos e bijuterias.
A Aldo é uma marca de sapatos femininos e masculinos, mas também inclui bolsas e outros acessórios. Os sapatos femininos possuem um preço médio que vai de £55 a £100.
Continuando o roteiro de compras na Oxford Street, temos a John Lewis, loja de departamentos com sete andares incluindo de moda feminina a decoração para a casa.
Na quadra seguinte mas uma loja de departamentos, a House of Fraser, como toda loja de departamentos, existe a parte de beleza, moda, eletrônicos e a de decoração. Maquiagem e perfumes estão direto no primeiro andar e contam com marcas tradicionais como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent e a linha de beleza de Tom Ford. Em um dos andares de moda feminina encontramos a Biba, marca que fez sucesso nas décadas de 1960 e 70, e foi comprada pela House of Fraser em 2009 para ser relançada preservando o seu DNA. Se por acaso estiver procurando malas de boquinhas da Lulu Guinnes, elas estão nessa loja.
Atravessando a rua, a Next é outra opção de moda high street que criou uma linha completa de lifestyle, no entanto a nessa localização só estão disponíveis roupas e acessórios.
A Debehams é mais uma das lojas de departamentos, logo no térreo você encontra a parte de beleza e acessórios, uma das marcas de maquiagem presentes é a Urban Decay.
A Boots é uma farmácia ótima para comprar makes e cosméticos em geral e em especial nessa da Oxford Street que é enorme, com uma extensa seleção de maquiagens como Bourjois (com preços ótimos, as bases da marca custam em média £10) e L’Oréal a Clarins, Benefit e Chanel no andar térreo. No andar de baixo, mais skincare para rosto e corpo e vários produtos para o cabelo. E é super fácil encontrar promoções do tipo leve 3 produtos de uma mesma marca e um deles sai de graça, a cada dia, uma marca diferente.
E mais uma para a lista de fast fashion da Oxford Street, a Dorothy Perkins. Se estiver com tempo, é sempre interessante explorar essas lojas, você pode encontrar achados a preços mínimos. Até a conhecida Gap dá as caras por lá. Mais à frente encontramos mais uma loja para esportista, a Adidas. Na quadra ao lado você pode fazer uma pausa para um café no Starbucks Coffee ou ir direto para a Selfridges.
A Selfridges é a maior loja de departamentos da Oxford Street e é aqui que você encontra marcas de luxo, como Alexander McQueen, Azzedine Alaïa, Chanel, Céline, Christian Louboutin, Fendi, Givenchy, Hermès, Jimmy Choo e muitas outras. Além das marcas de luxo você também encontra Topshop e até mesmo a H&M, com uma seleção de peças especiais. Na parte de beleza, térreo, você encontra, por exemplo, a Illamasqua. O departamento de sapatos é parada obrigatória para quem ama esses acessórios. Como a maior parte das lojas da categoria, você encontra restaurantes e cafés em seu interior. A Selfridges também tem uma ótima seção para comprar revistas, com uma variedade enorme.
Estamos chegando ao fim da Oxford Street feita para compras, temos Marks & Spencer como mais uma representante das lojas de departamentos a valores acessíveis. E ao seu lado mais uma River Island e uma Boots, você notou que as marcas se repetem ao longo da rua com mais de uma loja em diferentes posições.
A última loja de departamentos é Primark, onde você encontra de tudo com precinhos realmente mínimos: roupas, lingeries, sapatos e acessórios a maquiagens e até caneta para tirar mancha de roupas. Se a mala já estiver cheia e você prefere investir no seu conteúdo e não na mala, a Primark também oferece uma linha de malas com um ótimo custo/benefício, disponíveis em vários tamanhos. Mas lembre-se que a loja geralmente está lotada.
A Superdrug é mais uma farmácia cheia de opções, mas com foco naquelas tradicionais “marcas de farmácia” como Maybelline, Max Factor, Rimmel e Collection 2000. Assim como na Boots, aqui também é fácil encontrar as promoções de leve 3 e pague 2.
Chega-se ao fim desse roteiro de compras, mas seguindo algumas ruas que cortam a Oxford Street, como Regent Street ou Bond Street você encontrará marcas como Dior, Hermès, Miu Miu e Chanel. A Liberty (lembra daquelas estampas de florzinhas? É a mesma Liberty) é uma das lojas de departamentos que fica na área, na Regent Street e você encontra marcas como Alexander McQueen, Givenchy e até a nossa Melissa. Para budgets menores, sempre tem o departamento de maquiagem, com marcas como Nars e Laura Mercier.
Aproveite suas compras e divirta-se!
Baixe a versão para impressão do mapa do London-Shopping-Guide-Oxford-Street
***
Veja também:
Londres em 4 dias – roteiros e dicas: nossas dicas e roteiros reunidos em um prático guia em formato eletrônico
Roteiro de compras Shop till you drop
Paula
Oi Eneida,
Não sei se essa vc vai consegui me responder, mas quem sabe sua amiga Manu consiga. É o seguinte: ficarei 1 semana em Londres + 1 semana em Paris. Minha pergunta é a seguinte: vc sabe se as lojas de departamento (H & M ou Zara, por exemplo) possuem preços equivalentes em Londres e em Paris?
Minha pergunta é porque se Londres for mais cara, deixo para fazer compras em Paris ou vice-versa.
O que acha?
Eneida
Oi Paula,
Não sei te dizer, mas algumas lojas, me parece que a Zara inclusive, colocam os preços em libras e em euros.
O que eu acho é que, se você vir uma coisa que você ama loucamente, não deixe para comprar depois.
Manu Luize
Oi Paula, tudo bem?
Desculpe só vi seu comentário agora. Eu fiz essa comparação quando viajei em 2011 para Paris e em seguida pra Londres e no fim percebi que mesmo com a conversão da libra, a H&M, Zara e muitas marcas de maquiagens (mesmo as francesas) eram mais baratas em Londres. Não sei confirmar se ainda está assim, mas vale você dar uma conferida nos sites, tanto a Zara quanto a H&M tem lojas online para a França e para o UK, é só dar uma conferida em uma mesma peça de roupa quanto custa do site de cada país para tirar a dúvida. 🙂
Boa viagem!
Paula
Oi Manu, obrigada pela dica.
Fiz o que vc falou e estou achando os preços equivalentes. No entanto, darei preferência para comprar em Londres pq esse post tá super-bem-explicadinho, né? Não dá para jogar fora!
Manu Luize
🙂 Espero que aproveite o mapinha! Depois conta pra gente se deu tudo certo. Boa viagem!
Luci
Olá Eneida e outras conhecedoras do assunto,
Essa Boots costuma ser barata? estou pensando em não levar shampoos, condicionadores e cremes, e comprar tudo lá, no dia em que chegar, chego no heatrow às 15:00, vou até kings Cross, deixo as malas e saio às compras de artigos de toalete, será que dá tempo antes da boots fechar? no dia seguinte vou cedo para Edinburgo.
Aliás alguem tem alguma dica de shampo/condicionador para cabelos cacheados que eu possa comprar lá?
Agradeço a ajuda.
Luci
Eneida
Oi Luci,
A Boots tem bons preços e sempre tem promoção de alguma coisa. Não sei quanto aos cabelos cacheados, os meus são bem lisos!
Manu Luize
Oi Luci, tudo bem?
Tem uma Boots na estação de King’s Cross e outra na estação St. Pancras Internacional (prefiro essa), pode ser mais prático pra você do que ir até a Oxford Street para comprar quando chegar (não são enormes como a de lá, mas dá pra encontrar coisas lá sim). 🙂 Acho ótimo comprar lá, melhor do que levar de casa e ter que voltar com o que você levou e mais o que comprou na viagem (cosméticos pesam bem mais do que roupas na mala).
Meu cabelo também é liso, então não testei nenhum produto para cabelo cacheado. Dá uma olhada na linha de cabelos cacheados da marca John Frieda (eu usei a linha para dar volume e gostei), é uma marca que vende na Boots e é de preço acessível. Se for investir em produtos de valor maior e qualidade, pode dar uma olhada em marcas como Fekkai e Bumble and Bumble (essas marcas você vai encontrar em lojas como a Space Nk).
Paula
Oi Eneida,
Tudo bom?
AMEI esse post.
Quero deixar meio dia ou um dia para essa programação de compras… hehehe. Minha dúvida: a que horas costumam fechar as lojas? Chego dia 21 de agosto na cidade. Fico uma semana.
Acha que é mais tranquilo deixar para fazer esse “tour” de compras em dia de semana ou fim de semana?
Bjs,
Eneida
Oi Paula,
No domingo o horário é bem limitado, de 12:00 às 18:00, mas sábado é normal. As lojas em geral fecham às 19h00, mas lojas de departamento até mais tarde. Não há um horário fixo durante a semana.
Flávia
Eneida, que post útil! Exatamente por não estar nem aí pra moda, lojas e afins, vejo as lojas e fico meio que querendo uma “definição” delas, e acabei de matar minha curiosidade no seu post! Muito bom!
Em tempo: tudo o que comprei na Primark, a loja mais barata que já vi em toda minha vida, funciona bem, comprei meias lá, 6 pares por 1 libra, e as meias são uma delicia. Mas fico me perguntando sobre as malas, será que são tão boas como as meias? uma curiosidade que não tenho coragem de testar…se alguém do blog testou, seria legal compartilhar.
Parabéns pelo ótimo post,
beijos.
Eneida
Oi Flávia,
Acho que as malas hoje em dia são meio descartáveis mesmo, já que são tão mau tratadas nos aeroportos. Eu, que sempre gostei de malas “boas”, estou quase me rendendo às descartáveis…
Manu Luize
Oi Flávia,
Que bom que gostou do post. Eu comprei uma mala na Primark, custou apenas 25 libras, era do maior tamanho disponível e daquele modelo com 4 rodinhas. Sobreviveu bem a viagem de volta para o Brasil, eu uso bastante ela no meu dia-a-dia para trabalhar com produção de fotos de moda, carrego muitas roupas pra cima e pra baixo e ela ainda está inteira, aconselho especialmente pelo baixo preço.
Flávia
Manu Luize,
desculpa não ter te respondido antes. Gostei sim, bastante, desse post. Pra quem não é antenado em moda, como eu, mas que tem lá suas curiosidades para não ficar uma alienada de fato, e ainda mais quando ando pela Oxford me faço perguntas sobre essas tantas lojas e aí ao ler seu post, foi bem legal. Como em janeiro devo estar por lá de novo, já vou ver essas lojas com outros olhos, lógico.
Sobre as malas, foi ótimo ler seu depoimento. Já precisei comprar mala às pressas em Londres, (saindo da Primark com filhos adolescentes) e olha, tive que entrar na Selfridges para comprar mala de urgência. Mas agora já sei que posso comprar a da Primark, que as coisas não vão ficar abertas no bagageiro do avião, eheheh!
Beijos e obrigada.
Beijos em vc tb, Eneida!
Eneida
Bjs!
carlos
Estamos indo dia 4 de julho, tem algum consultorio medico por perto para atendimento de emergencia, minha mulher vai ter um colapso.
Eneida
🙂 Essa foi boa!