Se você quer entender como funciona o pagamento do metrô, ônibus, e outras formas de transporte em Londres e quais as formas mais econômicas de usar o transporte público na cidade, este post é para você!
- Como funciona o transporte público em Londres
- Zonas de transporte
- Opções de pagamento para o transporte público em Londres
- Valores do transporte em Londres
- Quanto carregar no Oyster para usar o metrô em Londres
- Mapa de Londres com as zonas de transporte demarcadas:
- Valores dos transportes para crianças
- Qual é a forma mais barata de usar o transporte público em Londres?
- Como usar o Oyster Card/ Cartão por aproximação/ Google Apple Pay
- Como usar o cartão por aproximação para pagar o transporte em Londres
Como funciona o transporte público em Londres
O transporte público em Londres inclui:
- o famoso e eficientíssimo sistema de metrô (chamado de tube pelos locais),
- os ônibus,
- o DLR (trem “leve”),
- o Overground (metrô de superfície),
- os bondes (“trams”),
- alguns trens metropolitanos,
- um teleférico que cruza o Tâmisa em Greenwich (o “Cable Car”) e
- alguns barcos que fazem o transporte no Tâmisa.
Com tantas opções, você obviamente conseguirá chegar em qualquer lugar da cidade usando este sistema!
São disponibilizadas algumas formas de pagamento, explicadas abaixo. Este guia do metrô em Londres visa facilitar a sua escolha, de forma que você encontre a forma mais econômica de pagar pelo transporte público na sua estadia em Londres.
Zonas de transporte
A cidade é dividida em zonas de transporte e os preços em geral são calculados com base nestas zonas.
As zonas de transporte equivalem a estes “círculos” concêntricos em branco e cinza no mapa do metrô. A parte mais central é a zona 1, seguida da zona 2, e assim sucessivamente até a zona 6, onde está o aeroporto de Heathrow (canto inferior esquerdo no mapa abaixo).
Há ainda zonas 7, 8 e 9 no noroeste da cidade (canto superior esquerdo do mapa), que são consideradas especiais.
Se você tem um cartão contactless (por aproximação) que não cobra tarifa extra pelo uso no exterior (como este gratuito da WISE), esta é a opção mais prática para pagamento dos transportes em Londres.
Você não precisa comprar nada com antecedência, nem se preocupar com calcular a melhor tarifa. O próprio sistema garante tarifas iguais às aplicadas no Oyster e você não precisa desembolsar 7 libras para adquirir o Oyster.
Mas é importante verificar se seu cartão brasileiro não cobra tarifas extras! Leia aqui sobre o cartão WISE.
Leia tudo sobre o mapa do metrô de Londres
Opções de pagamento para o transporte público em Londres
Para usar o sistema de transporte de Londres, você tem as seguintes opções de pagamento:
1. Passagem avulsa
Passagens avulsas ou “single fare” válidas para um trajeto somente, podem ser adquiridas nas máquinas de venda das estações de metrô.
Você pode consultar o valor da passagem para qualquer trecho aqui.
Basta digitar as estações de partida e chegada e o sistema informa tanto o valor para pagamento em dinheiro da passagem avulsa (cash), quanto o valor para pagamento com o oyster / cartão contactless (mais barato).
Dica de economia – as passagens avulsas (cash na imagem abaixo) são as mais caras e, a não ser que você for usar o transporte somente uma ou duas vezes em toda sua estadia, não valem a pena.
2. Cartão Oyster
É um cartão eletrônico inteligente usado no pagamento dos transportes da cidade. É uma forma prática e simples de pagar o transporte e as tarifas nesta modalidade são reduzidas.
Ele pode ser comprado em qualquer estação de metrô (inclusive nas estações do aeroporto de Heathrow) e custa 7 libras (valor válido a partir de 04/09/22) não reembolsáveis. Como o cartão não tem vencimento, você pode guardar o Oyster para uma próxima viagem, ou emprestar para os amigos.
O Oyster Card pode ser usado de algumas formas:
– Oyster como pay-as-you-go – (pré-pago)– você “carrega” o cartão eletronicamente com uma certa quantidade de libras (múltiplos de £5 até £90) e à medida que usa o transporte, o valor da passagem é descontado deste valor pré-pago.
Há um teto diário (“daily cap”) para cada zona de transporte, acima do qual nada mais é descontado. Isso significa que você pode usar o metrô, ônibus, DLR, overground, tram, 20 vezes (por exemplo) em um dia, que não será descontado mais do que o teto diário das zonas em que você circulou.
Se você tem um cartão contactless que não cobra tarifa extra pelo uso no exterior (como este gratuito da WISE), esta é a opção mais prática para pagamento dos transportes em Londres.
Você não precisa comprar nada com antecedência, nem se preocupar com calcular a melhor tarifa. O próprio sistema garante tarifas iguais às aplicadas no Oyster e você não precisa desembolsar 7 libras para adquirir o Oyster.
Mas é importante verificar se seu cartão brasileiro não cobra tarifas extras! Leia aqui sobre o cartão WISE.
– Oyster com passes – você também pode carregar este mesmo oyster eletronicamente com um passe semanal, mensal ou anual, chamado Travelcard.
Neste caso você paga o valor do Travelcard (por exemplo, £40,70 para um travelcard de 7 dias dentro das áreas 1 e 2 de transporte) e pode usar o transporte ilimitadamente durante 7 dias corridos, quantas vezes quiser, em qualquer horário, desde que dentro destas zonas.
– Oyster misturando os dois sistemas acima – como o cartão é inteligente, você pode carregá-lo eletronicamente com um passe para determinado período e determinadas zonas de transporte, e também com libras que serão debitadas à medida que você sai destas zonas, ou se usa o sistema além do prazo do travelcard.
Assim, se tem um 7-day travelcard para as zonas 1 e 2 e quer ir para o aeroporto de Heathrow, que fica na zona 6, você precisará de libras extras para cobrir o trecho entre a zona 2 e a 6. O sistema debitará automaticamente o valor extra devido do saldo de libras do seu cartão Oyster.
3. Cartão de crédito e débito por aproximação (contactless)
Os cartões de crédito que permitem transações “por aproximação” podem ser usados para pagamento do transporte em Londres.
Note, no entanto, que cartões emitidos no Brasil podem não ser aceitos para este tipo de pagamento ou o emissor do cartão pode cobrar uma taxa por cada transação (verifique com seu banco antes de viajar).
Assim, sugerimos que o turista brasileiro se informe antes de usar esta opção. Além disso, você arcará com o iof, mas isso ocorre com a compra do Oyster/travelcard também.
Leia aqui sobre o pagamento com cartão por aproximação no metrô de Londres
Se você tem um cartão contactless que não cobra tarifa extra pelo uso no exterior (como este gratuito da WISE), esta é a opção mais prática para pagamento dos transportes em Londres.
Você não precisa comprar nada com antecedência, nem se preocupar com calcular a melhor tarifa. O próprio sistema garante tarifas iguais às aplicadas no Oyster e você não precisa desembolsar 5 libras para adquirir o Oyster.
Mas é importante verificar se seu cartão brasileiro não cobra tarifas extras! Leia aqui sobre o cartão WISE.
Para quem tenha um cartão de banco digital internacional é uma opção bastante interessante, já que evita ter de comprar o oyster e os valores aplicados são os mesmos do oyster.
4. Visitor Oyster Card
É um cartão Oyster especial para visitantes, que já vem pré-carregado com determinado valor ( £10, £15, £20, £25, £30, £35, £40 ou £50) para ser usado como pay-as-you-go.
Ele não pode ser carregado com passes tipo travelcard, mas se os créditos acabarem, o Visitor Oyster Card pode ser recarregado em qualquer máquina nas estações de metrô. Para saber qual crédito comprar, leia a parte “Quanto carregar no Oyster” abaixo.
O Visitor Oyster Card custa £5 (além do valor do crédito e do frete) e é enviado para sua casa por courrier. O Visitor Oyster Card não pode ser adquirido em Londres, ele pode ser comprado online na loja do órgão oficial do órgão dos transportes, neste link.
Destina-se a pessoas que querem ter a tranquilidade de já chegarem em Londres com o cartão de transporte em mãos. O cartão Visitor Oyster oferece também alguns descontos em restaurantes, galerias e lojas em Londres.
5. Travelcard de 1 dia
Se você for permanecer na cidade por muito pouco tempo e não quiser adquirir o Oyster, nem tem um cartão por aproximação, poderá adquirir nas próprias estações de metrô um day travelcard que é emitido em papelão e é descartado quando termina sua validade.
Este passe custa £15,90 e é válido para viagens ilimitadas nas zonas 1 a 4 (qualquer horário) e 1 a 6 (fora do horário de pico).
Este travelcard vale para a data que está impressa nele até às 4h29 da madrugada seguinte.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Valores do transporte em Londres
Valores a partir de 3 de março de 2024
O que é horário de pico (peak) no metrô de Londres?
Sistema pay as you go:
Na grande maioria dos serviços em Londres:
- Peak – segunda a sexta (exceto feriados) entre 06h30 e 09h30, e entre 16h00 e 19h00
- Off-peak – em todos os outros horários e se você estiver em uma estação fora da zona 1 para uma estação da zona 1 entre 16h00 e 19h00, de segunda a sexta.
Usando travelcard:
- Anytime Day Travelcards – válido para viagens na data impressa no cartão até viagens iniciadas antes de 4h30 da madrugada seguinte.
- Off-peak Day Travelcards – válido para viagens após as 9h30 de segunda a sexta ou a qualquer hora nos sábados, domingos e feriados na data impressa no cartão até viagens iniciadas antes de 4h30 da madrugada seguinte.
Quanto carregar no Oyster para usar o metrô em Londres
As zonas de transporte 1 e 2 são as zonas em que normalmente os turistas mais transitam, pois aí se encontram muitos hotéis e as principais atrações turísticas da cidade.
Veja na tabela a seguir quanto carregar o oyster para circular pelas zonas 1 e 2. Valores válidos até março de 2023:
- No oyster ou cartão por aproximação, será debitado £2,70 ou £2,80 (dependendo do horário) para cada viagem dentro das zonas 1 e 2. O bilhete avulso (pago em dinheiro) custa £6,70.
- Você terá um desconto máximo por dia no oyster/cartão por aproximação de £8,10 (teto diário mostrado na tabela acima para as zonas 1 e 2), independentemente de quantas vezes usar o transporte.
- A melhor opção para quem fica na cidade por 1, 2, 3, ou 4 dias é usar o cartão por aproximação ou o Oyster como pay-as-you-go. Se optar pelo Oyster, carregue com os valores indicados na tabela acima.
- Para calcular quanto carregar no seu Oyster, multiplique o número de dias em que for usar o transporte pelo valor do teto para as zonas em que for circular. Para fazer o carregamento online ou em algumas máquinas, você terá de carregar com valores múltiplos de £5, assim arredonde para cima. Se for usar o cartão por aproximação, basta ter saldo.
- Para 5 dias, o valor (£8,10 x 5) corresponde a £40,50, 20 p a mais que o valor de um 7-day travelcard (£40,10). Assim, em 2023, é 20 p mais barato ter o travelcard.
- Para 6 ou 7 dias, definitivamente é mais vantajoso o 7-day travelcard.
- Como o teto semanal do cartão por aproximação é fixo (de segunda a domingo), caso for ficar na cidade somente em um período de 7 dias que não corresponda a segunda a domingo, é mais vantajoso ter o oyster com travelcard. Leia aqui sobre pagamento do transporte com cartão por aproximação
- Cada pessoa deve ter seu Oyster Card / Cartão por aproximação.
Caso precise incluir trechos fora das zonas 1 e 2, como vir de Heathrow (zona 6), por exemplo, você pode usar os créditos que tem de saldo, ou carregar o cartão com mais algumas libras. Se for usar o cartão por aproximação, o próprio sistema se encarrega da cobrança, basta ter saldo.
Quanto você vai gastar para ir/vir de Heathrow ao centro de Londres (zona 1)? £5,60 com oyster ou cartão por aproximação ou £6,70 para passagem única (cash).
Para adaptar a tabela acima a outras zonas de transporte, é só substituir o valor do teto diário do Oyster pelo que se aplica às zonas em que for circular (£9,60 para zonas 1-3, £11,70 para 1-4, etc.).
Se no final da viagem, houver saldo remanescente no Oyster, é possível ter reembolso do valor, desde que o reembolso seja pedido no mínimo 48 horas depois que o cartão tenha sido usado pela primeira vez.
Leia aqui sobre o reembolso do saldo do Oyster.
Mapa de Londres com as zonas de transporte demarcadas:
Valores dos transportes para crianças
Crianças com até 11 anos não pagam para usar o transporte em Londres. Elas simplesmente passam junto com um adulto sem ter de apresentar nenhum documento.
Crianças entre 11 e 15 anos em turismo na cidade por até 14 dias têm descontos, desde que acompanhadas de um adulto com Oyster card válido. Veja aqui como obter o desconto.
Qual é a forma mais barata de usar o transporte público em Londres?
Com os valores especificados acima, você tem acesso ao ônibus, metrô e outras formas de transporte.
Mas se quiser economizar, andar somente de ônibus continua sendo a forma mais barata de usar o transporte público em Londres. Além de a tarifa básica ser menor que a do metrô (£1,75) descontado no oyster), esta forma de transporte não utiliza o sistema de zonas de transporte. Assim com os £1,75 você pode ir da zona 1 à zona 9 se quiser.
Outra vantagem do ônibus é que você só será descontado uma vez em cada 1 hora que usa o ônibus, podendo trocar de linha, sem ter de pagar duas vezes a tarifa.
Qual é a desvantagem de andar de ônibus em Londres? Em geral, é bem mais demorado que o metrô. Mas pelo menos você vai apreciando a paisagem!
Outra forma baratinha de andar pela cidade é aproveitar o sistema de aluguel de bicicletas da cidade. Leia aqui como funciona o aluguel de bikes em Londres.
Valor do teto diário do ônibus
O teto diário para viagens somente em ônibus que será descontado do seu oyster é £5,25. Assim, se seu plano for usar somente o ônibus em Londres, carregue o oyster com o número de dias x 5,25 até 4 dias. Para 5, 6 ou 7 dias, vale a pena carregar o oyster com o passe semanal de ônibus, que custa £24,70.
É bom lembrar que não são vendidas passagens dentro do ônibus. Você tem de ter um oyster com crédito ou passe de ônibus válido antes de entrar.
Como usar o Oyster Card/ Cartão por aproximação/ Google Apple Pay
No metrô, é só fazer o que todo mundo faz: bater o cartão no círculo branco posicionado na catraca. Não precisa nem tirar da carteira! Na saída, para abrir a catraca, você terá de bater o cartão novamente.
Nos ônibus, basta encostar o cartão na leitora que fica posicionada perto do motorista. Não é preciso fazer o mesmo quando for descer do ônibus.
Cada pessoa precisa ter seu oyster, ele não pode ser compartilhado.
Como usar o cartão por aproximação para pagar o transporte em Londres
Da mesma forma que o Oyster. Você bate o cartão na leitora da catraca e o sistema se encarrega do resto.
Cada pessoa tem que passar um cartão separado, para que o sistema possa fazer os cálculos corretos.
Você pode também usar o Apple Pay ou Google Pay no celular ou smartwatch.
Veja aqui as vantagens e desvantagens de usar o cartão por aproximação para pagar o transporte em Londres e os cuidados que deve tomar.
Se você tem um cartão contactless que não cobra tarifa extra pelo uso no exterior (como este gratuito da WISE), esta é a opção mais prática para pagamento dos transportes em Londres.
Você não precisa comprar nada com antecedência, nem se preocupar com calcular a melhor tarifa. O próprio sistema garante tarifas iguais às aplicadas no Oyster e você não precisa desembolsar 7 libras para adquirir o Oyster.
Mas é importante verificar se seu cartão brasileiro não cobra tarifas extras! Leia aqui sobre o cartão WISE.
Leia também nosso Miniguia para se dar bem no metrô
Este post contém alguns links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão caso você efetue compras através desses links. Você não paga nada a mais por isso.
Leia aqui sobre o custo de vida em Londres para um morador da cidade
bruno falabella
Ola! Todos os meios de transporte (ônibus, DLR, Overground, trens metropolitanos, etc), contam para os “caps” diários? Minha dúvida é mais relativa aos trens metropolitanos: eles estão conectados com com os “caps” dos ônibus e metrôs?
Eneida
Oi Bruno,
Se for para viagens dentro das zonas de transporte de Londres, estão conectados.
Sergio
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar pelo conteúdo e pela linguagem clara e simples do site. A minha dúvida é se eu posso pagar as minhas passagens, da esposa e de dois filhos com quatro cartões de contato diferentes, mas todos vinculados a uma mesma conta. Obrigado pela atenção.
Eneida
Oi Sergio,
se forem em dispositivos diferentes, acredito que sim. Não posso garantir porque nunca tentei usar para 4 pessoas.
Carla
Olá, primeiramente gostaria de agradecer o post. Realmente tirou muitas das minhas dúvidas. Porém, ainda tenho uma… Irei viajar com a minha mãe e ela não tem wise ainda. Eu posso passar o meu wise para eu entrar e depois ela passar novamente o mesmo cartão? Vi que você escreveu que “Cada pessoa tem que passar um cartão separado, para que o sistema possa fazer os cálculos corretos.”, mas pode ser o mesmo cartão seguido? Ou isso vai atrapalhar o cálculo do sistema?
Eu também tenho um outro cartão virtual por aproximação de um banco alemão, Vivid, saberia me dizer se funcionaria igual ao wise?
Desde já muito obrigada!
Eneida
Oi Carla,
Não pode. No caso, você teria que usar o cartão digital (o mesmo wise ou o cartão alemão no Apple Pay ou Google Pay) e sua mãe usar o cartão físico. Se o cartão alemão for por aproximação você pode usar. Mas pergunte no banco quanto a taxas, imposto, etc.
Bruna
Primeiramente quero agradecer por todas essas informações! Me ajudou demais! Cada vez que eu baixava a tela para ler algo novo, me apaixonei mais pelo site e conteúdo, praticamente todas minhas dúvidas foram sanadas. Obrigada! Só fiquei na dúvida sobre o valor do Oyster que fala não ser reembolsável, pois em alguns lugares vi que se devolvesse o cartão, eles devolveriam o dinheiro e até £ 10,00 de crédito que ainda tivesse lá. Isso mudou?
Eneida
Oi Bruna,
Obrigada pelos elogios ao site! Fico muito feliz em saber que está sendo útil!
Quanto ao reembolso, você tem reembolso do saldo pay-as-you-go que não usar. O que você não tem reembolso é das 7 libras que paga para comprar o cartão Oyster.
Rodolfo Andrade
Primeiramente, gostaria de parabenizar pela excelência do artigo. Eu tenho, no entanto, uma dúvida sobre o young visitor discount: para obter o desconto para criança entre 12 e 15 anos no transporte publico, eu preciso adquirir um oyster card nome do adulto e outro no nome da criança ou só um no nome da criança e o adulto utiliza uma cartão de débito internacional, por exemplo? É possível adquirir na estação em Heathrow? Agradeço, antecipadamente, a atenção.
Eneida
Olá Rodolfo,
Para terem o desconto, as crianças e o adulto precisam do oyster. Se informe com um dos funcionários na estação de Heathrow que eles te mostrarão como fazer.