Hampton Court é um dos palácios reais mais incríveis de Londres! Situado no sudoeste da cidade, em meio a lindos jardins e bem próximo das margens do Tâmisa, é um lugar delicioso para se passar um dia inteiro, explorando um lado de Londres que poucos turistas chegam a conhecer.
Um pouco da história do Palácio de Hampton Court
O Palácio Hampton Court começou a ser construído no início do século XVI pelo arcebispo de York, Thomas Wolsey. Em 1520, tornou-se uma das residências de Henrique VIII e suas várias esposas.
Quando da morte do Rei, o palácio, que sofrera várias reformas e adições, era um dos mais sofisticados e modernos da Inglaterra.
No final do século XVII, parte do palácio da era Tudor foi demolida, a pedido do novo casal real, William III e Mary II. Projetada por Sir Christopher Wren (o mesmo da catedral St.Paul’s), uma nova ala para abrigar os aposentos reais foi construída na parte sul e leste de Hampton Court, em estilo barroco. Nesta mesma época, os jardins também foram refeitos.
Hampton Court deixou de ser residência real em 1760, e foi aberto ao público pela Rainha Vitória durante seu reinado.
Principais atrações
As cozinhas dos Tudors
Imagine o que era, em 1530, alimentar uma corte de mais de 600 pessoas. Nem fósforo havia na época! Pois então, as cozinhas do Palácio ocupavam 55 salas, e empregavam 200 pessoas, funcionando 24 horas por dia.
Hoje a gente pode ter um gostinho de como era esta parte essencial da vida na corte, visitando o maior exemplar de uma cozinha renascentista ainda existente na Europa.
As cozinhas ocupam uma ala do andar térreo do palácio e esta foi, para mim, a parte mais interessante da visita guiada.
A visita ainda inclui, entre outros,
- os apartamentos reais (State Rooms) de Henrique VIII,
- o Great Hall, onde estão expostas tapeçarias narrando a história de Abraão, e
- a Capela Real (Chapel Royal), uma linda construção continuamente usada como capela há quase 500 anos.
Os jardins e o labirinto
Já estive em Hampton Court no auge do inverno (janeiro) e mesmo assim os jardins me impressionaram. Na primavera, então, ficam espetaculares!
São vários jardins, de diferentes épocas, mas a parte denominada “Privy gardens” foi completamente restaurada e tem hoje a aparência que tinha em 1702, com canteiros simétricos, típicos dos jardins dos palácios franceses.
O labirinto de arbusto (the maze) é bem divertido, e um bom programa para quem está com crianças. Nós ficamos perdidos uns 40 minutos para encontrar o centro e voltar à saída.
E para sua surpresa, você também verá uma videira plantada em 1769 que é considerada a maior do mundo!
Uma atração à parte é o rinque de patinação no gelo que, nos meses do inverno quando é montado, atrai muita gente para Hampton Court.
Como chegar em Hampton Court
O Palácio Hampton Court está às margens do Tâmisa, no sudoeste de Londres, zona 6 do transporte público.
Não é possível chegar de metrô ao Palácio, mas é bem fácil ir de trem.
Pegue o metrô para a estação Waterloo (servida pela linha Northern do metrô). Ao subir as escadas rolantes, você estará dentro da estação de trem de Waterloo.
É de lá que saem os trens a cada meia hora. A viagem leva 35 minutos e a estação de Hampton Court fica a 200 metros do palácio, é só atravessar a ponte:
Não é preciso comprar passagens com antecedência. Você pode usar o Oyster Card, desde que haja crédito. Como fica na zona 6 de transporte, será debitado £15,60 (2024) para ida e volta (teto máximo para zonas 1-6).
Palácio Hampton Court
East Molesey
Surrey
KT8 9AU
Website oficial
Ingressos em 2024:
Adulto (a partir de 16 anos): £27,20 (compre aqui)
Sênior (65+): £21,80 (compre aqui)
Crianças (5 a 15 anos): £13,60 (compre aqui)
Horário de funcionamento:
Varia durante o ano, mas em geral, de quarta a domingo entre 10h00 e 17h00
Kenia
Olá Eneida.. Parabéns pelo site.. Muito organizado e valor agregado nas informações..
Bom, não poderia deixar de te perguntar.. Já visitei Londres há uns 5 anos atrás e desta vez estou indo com minha filha de 6 anos..
Vc poderia me dizer quais são as melhores opções pra distraí-la? Acho que ela ficará irritada se eu levá-la para visitar um castelo..
Grande abraço,
Kênia.
Eneida
Oi Kenia,
Tem muita coisa para fazer com os pequenos em Londres. Algumas sugestões:
Passeio no Tâmisa em barco com emoção:
Museu da infância, com brinquedos de diversas épocas: (entrada gratuita)
Museu de História Natural –
Science Museum – há galerias especiais para crianças
Fonte Diana Memorial no Hyde Park http
Diana Playground no Kensington Gardens
Coram Fields em Bloomsbury – parque em que adultos só entram acompanhados de crianças
Zoológico e Aquário
Leia também este relato de uma mãe que levou os filhos em Londres e que visitou Hampton Court com eles:
Achei interessante o jeito que ela contando “histórias da história” (pense nas princesas que as meninas tanto gostam!!) envolveu as crianças, que adoraram o programa!
Dalva
Eneida, Nas proximidades do Hampcourt Palace há bons restaurantes ou pubs? Obrigada.
Eneida
Há sim, Dalva, tanto perto da estação quanto próximo à entrada do castelo.
karen
Ola Eneida,obrigada pela resposta,porém a duvida que tenho é :se eu não comprar o travelcard e apenas carregar o oyster com por exemplo 20 libras se posso ir até Hampton Court.
Abraços,
Karen
Eneida
Oi Karen
Segundo o website do Hampton Court Palace:
“Hampton Court is in Travel Zone 6 so travelcards that include zone 6 may be used.
Pay-as-you-go Oyster cards are accepted on South West Trains. To make sure you pay the correct fare, touch in and touch out by placing your Oyster card on a yellow reader on automatic ticket gates (for example, at London Waterloo) or platform validators (which are at Hampton Court station) at the start and end of your journey.” (http://www.hrp.org.uk/HamptonCourtPalace/planyourvisit/gettingthere.aspx)
Então quer dizer que pode!
Karen
Oi Eneida,
Seu site é simplesmente fantastico! Parabéns! Estarei em Londres em Abril e pretendo visitar Hampton. Pretento adquirir o Oyster Card para passear e gostaria de saber se esse ‘passe’ é válido para ir até lá. E para Windsor? E como fico sabendo o crédito disponível no cartão?
Abraços.
Karen
Eneida
Oi Karen,
Hampton Court fica na zona 6 do transporte em Londres, então se você tiver um travelcard para esta zona poderá usá-lo.
Windsor fica fora de Londres, é preciso comprar a passagem separado.
Há leitoras nas catacras para você saber o crédito do Oyster.
Alessandra Távora
Oi Eneida,
Adorei seu site! Vou a Inglaterra em maio e existe tanto lugar que quero visitar que estou ficando louca! É minha 1º vez e queria saber se vc tem algumas dicas para Winchester.
Abraços!
Eneida
Oi Alessandra,
Não conheço Winchester, mas acho que deve ser lindo!
Dê uma lida aqui: http://www.visitwinchester.co.uk/ e assista ao vídeo sobre a cidade aqui: http://www.youtube.com/visitwinchester#p/u/9/k_qR6V8MqJc
Para ir de trem: http://www.southwesttrains.co.uk/. Os trens saem da estação Waterloo três vezes por hora e a viagem até Winchester leva 1:15 aproximadamente.
Outras opções de transporte: http://www3.hants.gov.uk/map/cx-maps-map-directions.htm