Hampton Court é um dos palácios reais mais incríveis de Londres! Situado no sudoeste da cidade, em meio a lindos jardins e bem próximo das margens do Tâmisa, é um lugar delicioso para se passar um dia inteiro, explorando um lado de Londres que poucos turistas chegam a conhecer.
Um pouco da história do Palácio de Hampton Court
O Palácio Hampton Court começou a ser construído no início do século XVI pelo arcebispo de York, Thomas Wolsey. Em 1520, tornou-se uma das residências de Henrique VIII e suas várias esposas.
Quando da morte do Rei, o palácio, que sofrera várias reformas e adições, era um dos mais sofisticados e modernos da Inglaterra.
No final do século XVII, parte do palácio da era Tudor foi demolida, a pedido do novo casal real, William III e Mary II. Projetada por Sir Christopher Wren (o mesmo da catedral St.Paul’s), uma nova ala para abrigar os aposentos reais foi construída na parte sul e leste de Hampton Court, em estilo barroco. Nesta mesma época, os jardins também foram refeitos.
Hampton Court deixou de ser residência real em 1760, e foi aberto ao público pela Rainha Vitória durante seu reinado.
Principais atrações
As cozinhas dos Tudors
Imagine o que era, em 1530, alimentar uma corte de mais de 600 pessoas. Nem fósforo havia na época! Pois então, as cozinhas do Palácio ocupavam 55 salas, e empregavam 200 pessoas, funcionando 24 horas por dia.
Hoje a gente pode ter um gostinho de como era esta parte essencial da vida na corte, visitando o maior exemplar de uma cozinha renascentista ainda existente na Europa.
As cozinhas ocupam uma ala do andar térreo do palácio e esta foi, para mim, a parte mais interessante da visita guiada.
A visita ainda inclui, entre outros,
- os apartamentos reais (State Rooms) de Henrique VIII,
- o Great Hall, onde estão expostas tapeçarias narrando a história de Abraão, e
- a Capela Real (Chapel Royal), uma linda construção continuamente usada como capela há quase 500 anos.
Os jardins e o labirinto
Já estive em Hampton Court no auge do inverno (janeiro) e mesmo assim os jardins me impressionaram. Na primavera, então, ficam espetaculares!
São vários jardins, de diferentes épocas, mas a parte denominada “Privy gardens” foi completamente restaurada e tem hoje a aparência que tinha em 1702, com canteiros simétricos, típicos dos jardins dos palácios franceses.
O labirinto de arbusto (the maze) é bem divertido, e um bom programa para quem está com crianças. Nós ficamos perdidos uns 40 minutos para encontrar o centro e voltar à saída.
E para sua surpresa, você também verá uma videira plantada em 1769 que é considerada a maior do mundo!
Uma atração à parte é o rinque de patinação no gelo que, nos meses do inverno quando é montado, atrai muita gente para Hampton Court.
Como chegar em Hampton Court
O Palácio Hampton Court está às margens do Tâmisa, no sudoeste de Londres, zona 6 do transporte público.
Não é possível chegar de metrô ao Palácio, mas é bem fácil ir de trem.
Pegue o metrô para a estação Waterloo (servida pela linha Northern do metrô). Ao subir as escadas rolantes, você estará dentro da estação de trem de Waterloo.
É de lá que saem os trens a cada meia hora. A viagem leva 35 minutos e a estação de Hampton Court fica a 200 metros do palácio, é só atravessar a ponte:
Não é preciso comprar passagens com antecedência. Você pode usar o Oyster Card, desde que haja crédito. Como fica na zona 6 de transporte, será debitado £15,60 (2024) para ida e volta (teto máximo para zonas 1-6).
Palácio Hampton Court
East Molesey
Surrey
KT8 9AU
Website oficial
Ingressos em 2024:
Adulto (a partir de 16 anos): £27,20 (compre aqui)
Sênior (65+): £21,80 (compre aqui)
Crianças (5 a 15 anos): £13,60 (compre aqui)
Horário de funcionamento:
Varia durante o ano, mas em geral, de quarta a domingo entre 10h00 e 17h00
EDUARDO
Estarei em Londres nos dias 19 a 25 de Dezembro. Gostaria de ir ao Hampton Court Palace e patinar lá também, tem como comprar os ingressos juntos do Hampton Court Palace + patinar.é melhor comprar pelo site oficial amtes ? fica mais em conta ?
Como faço para chegar no Hampton Court Palace, estou ao lado da Estação de Padington ?
EDUARDO
quanto tempo em média precisamos para visitar Hampton Court Palace ?
Eneida
Oi Eduardo,
Obviamente depende do seu interesse, mas o palácio é enorme e tem muito o que ver. No site, recomendam 3 horas, mas há dicas do que fazer em 1 hora ou 2, veja aqui:
Eneida
Oi Eduardo,
Comprando o ingresso online você tem um pequeno desconto, mas acho mais vantagem comprar o ingresso com a passagem de trem, como explicado no post. Para ir até lá vá para a estação Waterloo.
Para a patinação, veja aqui:
EDUARDO
esse ingresso com a passagem de trem da pra comprar aqui na internet antes no Brasil ou só na Estação Waterloo. Comprando para duas pessoas ida e volta com ingresso fica mais em conta ?
estou ao lado da Estação de Padington, ajuda alguma coisa ?
EDUARDO
Adoramos futebol e gostaríamos de assistir um jogo do Arsenal no EMIRATES STADIUM da Barclays Premier League ( o melhor campeonato do mundo ) seria um sonho poder assistir ao vivo o jogo em Londres. Como vamos estar apenas 6 dias em Londres , só conseguiremos ver apenas um jogo que acontecerá no dia 21/12/2013 Arsenal X Chelsea no EMIRATES STADIUM.
Não sou sócio do clube e as vendas no site são só para sócios. Tem como comprar no dia do jogo os 02 ingressos ? Ou reservar para que no dia eu consiga comprar e ver o jogo no EMIRATES STADIUM ? Existe alguma possibilidade ? Onde consigo comprar ?
Eneida
Olá Eduardo,
Tente no site oficial:
Marcia
Mas vale o ingresso por esse tempo?
Marcia
Oi Eneida
será que se eu sair 14hs da Harrods numa quarta feira eu consigo chegar no castelo e ainda visitar tudo?
Brigadão em!!
Eneida
Oi Marcia,
O castelo é enorme, vai dar tempo de você visitar alguma coisa.
Neusa Maria
Olá, Eneida.
Estaremos em Londres nos dias 7 (noite) a 10 de julho.
Que fazer para melhor aproveitar esse tempo tão curto?
E a noite? Gostamos muito de balé, ópera e musicais.
Eneida
Oi Neusa,
Dá uma lida no nosso roteiro para 4 dias em Londres. http://www.londresparaprincipiantes.com/4-dias-em-londres-roteiro-de-viagem/ Você poderá adaptá-lo para o tempo que têm disponível.
Sobre programação cultural da cidade, leia aqui: http://www.timeout.com/london
aline
estou saindo de oxford (carro) para connhecer os castelos – windsor e Hampton. vc acha muito cansativo os dois castelos em um dia?
Eneida
Oi Aline,
Acho que vai ser um longo dia, mas se você tem vontade de conhecer os dois de uma só vez, vá! (Mas fique de olho no relógio, pois as atrações fecham cedo).