Hampton Court é um dos palácios reais mais incríveis de Londres! Situado no sudoeste da cidade, em meio a lindos jardins e bem próximo das margens do Tâmisa, é um lugar delicioso para se passar um dia inteiro, explorando um lado de Londres que poucos turistas chegam a conhecer.
Um pouco da história do Palácio de Hampton Court
O Palácio Hampton Court começou a ser construído no início do século XVI pelo arcebispo de York, Thomas Wolsey. Em 1520, tornou-se uma das residências de Henrique VIII e suas várias esposas.
Quando da morte do Rei, o palácio, que sofrera várias reformas e adições, era um dos mais sofisticados e modernos da Inglaterra.
No final do século XVII, parte do palácio da era Tudor foi demolida, a pedido do novo casal real, William III e Mary II. Projetada por Sir Christopher Wren (o mesmo da catedral St.Paul’s), uma nova ala para abrigar os aposentos reais foi construída na parte sul e leste de Hampton Court, em estilo barroco. Nesta mesma época, os jardins também foram refeitos.
Hampton Court deixou de ser residência real em 1760, e foi aberto ao público pela Rainha Vitória durante seu reinado.
Principais atrações
As cozinhas dos Tudors
Imagine o que era, em 1530, alimentar uma corte de mais de 600 pessoas. Nem fósforo havia na época! Pois então, as cozinhas do Palácio ocupavam 55 salas, e empregavam 200 pessoas, funcionando 24 horas por dia.
Hoje a gente pode ter um gostinho de como era esta parte essencial da vida na corte, visitando o maior exemplar de uma cozinha renascentista ainda existente na Europa.
As cozinhas ocupam uma ala do andar térreo do palácio e esta foi, para mim, a parte mais interessante da visita guiada.
A visita ainda inclui, entre outros,
- os apartamentos reais (State Rooms) de Henrique VIII,
- o Great Hall, onde estão expostas tapeçarias narrando a história de Abraão, e
- a Capela Real (Chapel Royal), uma linda construção continuamente usada como capela há quase 500 anos.
Os jardins e o labirinto
Já estive em Hampton Court no auge do inverno (janeiro) e mesmo assim os jardins me impressionaram. Na primavera, então, ficam espetaculares!
São vários jardins, de diferentes épocas, mas a parte denominada “Privy gardens” foi completamente restaurada e tem hoje a aparência que tinha em 1702, com canteiros simétricos, típicos dos jardins dos palácios franceses.
O labirinto de arbusto (the maze) é bem divertido, e um bom programa para quem está com crianças. Nós ficamos perdidos uns 40 minutos para encontrar o centro e voltar à saída.
E para sua surpresa, você também verá uma videira plantada em 1769 que é considerada a maior do mundo!
Uma atração à parte é o rinque de patinação no gelo que, nos meses do inverno quando é montado, atrai muita gente para Hampton Court.
Como chegar em Hampton Court
O Palácio Hampton Court está às margens do Tâmisa, no sudoeste de Londres, zona 6 do transporte público.
Não é possível chegar de metrô ao Palácio, mas é bem fácil ir de trem.
Pegue o metrô para a estação Waterloo (servida pela linha Northern do metrô). Ao subir as escadas rolantes, você estará dentro da estação de trem de Waterloo.
É de lá que saem os trens a cada meia hora. A viagem leva 35 minutos e a estação de Hampton Court fica a 200 metros do palácio, é só atravessar a ponte:
Não é preciso comprar passagens com antecedência. Você pode usar o Oyster Card, desde que haja crédito. Como fica na zona 6 de transporte, será debitado £15,60 (2024) para ida e volta (teto máximo para zonas 1-6).
Palácio Hampton Court
East Molesey
Surrey
KT8 9AU
Website oficial
Ingressos em 2024:
Adulto (a partir de 16 anos): £27,20 (compre aqui)
Sênior (65+): £21,80 (compre aqui)
Crianças (5 a 15 anos): £13,60 (compre aqui)
Horário de funcionamento:
Varia durante o ano, mas em geral, de quarta a domingo entre 10h00 e 17h00
Sonia Ramos
Bom dia Eneida
vou para Londres na proxima semana e tencionava visitar o hampton Court .
No site referem problemas no comboio a partir de Waterloo e que os comboios só vão até Sorbiton
Sabe-me dizer se depois tenho transporte para Hampton Court?
E há outra alternativa a partir do centro de LOndres
muito obrigada
Sonia
Bárbara
Eneida, desculpe a ignorância, mas de posse do Travelcard das zonas 1 e 2, eu tenho que compra a extension para zona 6, ok, entendi! Necessariamente eu compro em um guichê ou também nas máquinas de autoatendimento? E como eu faço para passar pela catraca, tenho que usar tanto o travelcard quanto o ticket da “extension”?
Eneida
Olá Barbara,
Nas máquinas de atendimento. Acho que você usa o travelcard na entrada e o extension na saída. Qualquer problema é só mostrar o bilhete para o funcionário que ele libera para você.
Paulo Martins
Olá, Eneida!
Para ir a Hampton Court Palace, estando na estação Waterloo, preciso comprar, necessariamente, uma passagem de trem com lugar marcado??? Ou posso simplesmente usar meu Oyster Card pay as you go (que estará carregado com 50 libras)? No caso de puder usar o Oyster, como saber qual o horário do trem que poderei pegar e em qual plataforma? É só passar o cartão na leitora da catacra de entrada e saída da estação??? Nesse caso é só entrar em qualquer trem com destino a Hampton que com lugares vazios??
Grato.
Eneida
Olá Paulo,
Você pode usar seu Oyster. Para horário de trem: http://www.nationalrail.co.uk/
A plataforma normalmente só é informada poucos minutos ante da saída do trem (você tem que verificar nos leitores grandes que ficam na estação).
Não tem lugar marcado no trem.
Sonia ramos
Olá Eneida
Dado o pouco tempo estava a pensar visitar Hampton de manhã e Greenwhich á tarde. É loucura? Que transporte seria melhor usar?
Parabéns pelo seu blog que é um achado para quem vai a Londres.
obrigada
Eneida
Oi Sonia,
Hampton Court fica no lado oeste e Greenwich no lado leste de Londres. Você levará bem mais de uma hora para cruzar a cidade de trem. Acho que gastará muito e não aproveitará bem nenhum dos dois. Sugiro que escolha um dos dois e relaxe!
Guilherme
Olá, comprei um cartão Oyster Visitor pela internet com 40 libras de credito e já recebi eles na minha casa no Brasil. Gostaria de saber como usar ele para ir de trem da estação de Waterloo para Hampton Court. Eh da mesma maneira que se usa no metro? Eh só ver a plataforma que sai o trem e passar o cartão no BOTÃO amarelo e embarcar? Obrigado e parabéns pelo site, está sendo muito útil no meu planejamento de viagem para UK.
Eneida
Oi Guilherme,
É isso mesmo.