Hampton Court é um dos palácios reais mais incríveis de Londres! Situado no sudoeste da cidade, em meio a lindos jardins e bem próximo das margens do Tâmisa, é um lugar delicioso para se passar um dia inteiro, explorando um lado de Londres que poucos turistas chegam a conhecer.
Um pouco da história do Palácio de Hampton Court
O Palácio Hampton Court começou a ser construído no início do século XVI pelo arcebispo de York, Thomas Wolsey. Em 1520, tornou-se uma das residências de Henrique VIII e suas várias esposas.
Quando da morte do Rei, o palácio, que sofrera várias reformas e adições, era um dos mais sofisticados e modernos da Inglaterra.
No final do século XVII, parte do palácio da era Tudor foi demolida, a pedido do novo casal real, William III e Mary II. Projetada por Sir Christopher Wren (o mesmo da catedral St.Paul’s), uma nova ala para abrigar os aposentos reais foi construída na parte sul e leste de Hampton Court, em estilo barroco. Nesta mesma época, os jardins também foram refeitos.
Hampton Court deixou de ser residência real em 1760, e foi aberto ao público pela Rainha Vitória durante seu reinado.
Principais atrações
As cozinhas dos Tudors
Imagine o que era, em 1530, alimentar uma corte de mais de 600 pessoas. Nem fósforo havia na época! Pois então, as cozinhas do Palácio ocupavam 55 salas, e empregavam 200 pessoas, funcionando 24 horas por dia.
Hoje a gente pode ter um gostinho de como era esta parte essencial da vida na corte, visitando o maior exemplar de uma cozinha renascentista ainda existente na Europa.
As cozinhas ocupam uma ala do andar térreo do palácio e esta foi, para mim, a parte mais interessante da visita guiada.
A visita ainda inclui, entre outros,
- os apartamentos reais (State Rooms) de Henrique VIII,
- o Great Hall, onde estão expostas tapeçarias narrando a história de Abraão, e
- a Capela Real (Chapel Royal), uma linda construção continuamente usada como capela há quase 500 anos.
Os jardins e o labirinto
Já estive em Hampton Court no auge do inverno (janeiro) e mesmo assim os jardins me impressionaram. Na primavera, então, ficam espetaculares!
São vários jardins, de diferentes épocas, mas a parte denominada “Privy gardens” foi completamente restaurada e tem hoje a aparência que tinha em 1702, com canteiros simétricos, típicos dos jardins dos palácios franceses.
O labirinto de arbusto (the maze) é bem divertido, e um bom programa para quem está com crianças. Nós ficamos perdidos uns 40 minutos para encontrar o centro e voltar à saída.
E para sua surpresa, você também verá uma videira plantada em 1769 que é considerada a maior do mundo!
Uma atração à parte é o rinque de patinação no gelo que, nos meses do inverno quando é montado, atrai muita gente para Hampton Court.
Como chegar em Hampton Court
O Palácio Hampton Court está às margens do Tâmisa, no sudoeste de Londres, zona 6 do transporte público.
Não é possível chegar de metrô ao Palácio, mas é bem fácil ir de trem.
Pegue o metrô para a estação Waterloo (servida pela linha Northern do metrô). Ao subir as escadas rolantes, você estará dentro da estação de trem de Waterloo.
É de lá que saem os trens a cada meia hora. A viagem leva 35 minutos e a estação de Hampton Court fica a 200 metros do palácio, é só atravessar a ponte:
Não é preciso comprar passagens com antecedência. Você pode usar o Oyster Card, desde que haja crédito. Como fica na zona 6 de transporte, será debitado £15,60 (2024) para ida e volta (teto máximo para zonas 1-6).
Palácio Hampton Court
East Molesey
Surrey
KT8 9AU
Website oficial
Ingressos em 2024:
Adulto (a partir de 16 anos): £27,20 (compre aqui)
Sênior (65+): £21,80 (compre aqui)
Crianças (5 a 15 anos): £13,60 (compre aqui)
Horário de funcionamento:
Varia durante o ano, mas em geral, de quarta a domingo entre 10h00 e 17h00
Milena
Eneida, tudo bem?
Eu comprando o 7 dias Travelcard em papel (promo 2×1) terei que comprar estes 7 dias zonas 1-6, ou posso somente fazer uma extensão no meu dia de visita à Hampton Court, compro os 7 dias zonas 1-2?
Ficarei 11 dias em Londres contando dia de chegada e saída, posso estender o Travelcard para mais 4 dias? Como funciona? Agradeceria muito teu retorno.
Eneida
Olá Milena,
Você pode comprar o travelcard para as zonas 1 e 2 e comprar a extension quando sair das zonas. Para os 4 dias restantes, você precisará de outro travelcard ou de um oyster.
Carlos Eduardo Bonon
Olá Eneida,
No caso do bilhete combinado (trem + ingresso Hampton Court) só é possível comprar na estação? Não localizei no site da South Western Railway nenhuma opção de compra antecipada para esse “combined ticket”. Minha preocupação é de que a passagem possa aumentar até o dia da viagem (pretendo ir no final de julho).
Mais uma vez obrigado.
Eneida
Olá Carlos,
Sim, o bilhete combinado só pode ser adquirido na estação. Creio que esta passagem não sofrerá aumento até o final de julho.
Bia
Olá! Tudo bem?
Parabéns por este site, salvando minha vida e minha viagem 🙂
Estarei em agosto em Londres, você acha viável comprar passagem de trem + entrada no palácio antecipadamente pela internet ou é tranquilo (sem muita fila) na hora na estação?
Outra dúvida, comprando online é preciso marcar horário de saída ou eu consigo ir em qualquer horário do dia escolhido?
Agradeço desde já!!!
Bia.
Eneida
Oi Bia,
Acho que é tranquilo comprar no palácio, principalmente se não for final de semana. Normalmente não é preciso marcar o horário de saída.
Bianca
Esqueci de colocar outros dois questionamentos na pergunta anterior:
1) Como sei o valor da extensão que citei na pergunta anterior? Não localizei o site correto em que constam estes valores.
2) Vocês sabem me dizer qual a diferença entre South Western Rail e National Rail? Nas duas consegui ver os mesmos valores de alguns tickets, porém não entendi a diferença
Eneida
Olá Bianca,
Não sei o valor exato, nem como é calculado.
O site National Rail agrega as informações de todas as companhias ferroviárias do Reino Unido, incluindo a South Western. A compra no entanto é feita no site da South Western.
Bianca
Olá!
Comprarei o Travelcard de papel (o da promoção 2×1), zonas 1-2.
Não irei até Hampton Court de transporte público, mas a volta sim será de trem.
Já estarei na zona 6. Desta forma, estando na zona 6 e querendo voltar para a zona 1, é válido comprar essa extensão? Ou só daria se eu tivesse comprado na ida?
Eneida
Olá Bianca,
Não sei te dizer ao certo o valor da extensão, acredito que não mais de 5 libras. É a melhor forma de pagar pelo trecho extra se tiver o travelcard.