Localizada na divisa do País de Gales com o condado de Herefordshire na Inglaterra, esta cidadezinha se transforma, nas duas últimas semanas de maio, no paraíso dos bibliófilos e amantes da literatura em geral.
É nesta época que acontece o Festival Literário de Hay-on-Wye, que já teve mais de 30 edições.
Durante o festival literário, o maior do Reino Unido, a pacata cidade com menos de 2 mil habitantes recebe cerca de 150 mil visitantes, entre eles escritores de renome, críticos literários, artistas, músicos e amantes da literatura em geral.
O local do evento, um grande espaço aberto nos arredores da cidade, abriga em barracas especialmente montadas para o festival, palestras, mesas redondas, oficinas, lançamentos, além de shows e performances diversas.
Nunca estivemos em Hay na época do festival, mas como meus sogros moram na região de Worcestershire, que fica bem perto, já tivemos oportunidade de visitar algumas vezes a cidadezinha.
Mesmo fora do Hay Festival, os livros e as pequenas livrarias são um dos destaques do local, embora com os novos tempos e novos hábitos, não sejam tantas quanto há alguns anos.
Dizem que esta vocação literária da cidade surgiu em 1961, quando um inglês resolveu transformar a antigo armazém do corpo de bombeiros em um enorme sebo.
Ele começou receber a visita de clientes de todas as partes do Reino Unido em busca de livros usados e não levou muito tempo para que o negócio expandisse e ocupasse também uma parte do castelo da cidade em ruínas.
Outros negociantes viram a oportunidade de abrir livrarias e sebos na cidade e, em alguns anos, Hay-on-Wye se transformou na cidade dos livros.
O primeiro festival literário foi realizado no final dos anos 1980 e o sucesso vem se consolidando a cada ano.
Aí acontece o chamado círculo “virtuoso”, o sucesso das livrarias atraiu o festival literário e também restaurantes, cafés, ateliês de artistas, boas pousadas, e uma infraestrutura para atender o visitante, no festival ou em qualquer época do ano.
Como a cidade fica nas margens do Parque Nacional Brecon Beacons, no País de Gales, é também um bom local para os amantes da natureza.
No verão, é possível alugar caiaques para remar pelo rio Wye, um programa bem diferente que minha sogra gosta muito de fazer.
Há também diversas trilhas para caminhadas, para profissionais ou amadores, como em todos os parques do Reino Unido. Brecon Beacons é ainda uma Dark-Sky Reserve, o que garante que é possível enxergar estrelas e constelações como em nenhum outro ponto do país.
Como ir de Londres a Hay-on-Wye
Hay-on-Wye fica a 250 km de Londres e não é muito fácil chegar de transporte público. A estação de trem mais próxima é Hereford, que fica a cerca de 30 km de distância de Hay.
Não há trens diretos de Londres para Herford, é preciso baldear em Newport/ Cardiff, ou em Birmingham. Da estação feroviária em Hereford, há ônibus que fazem o percurso até Hay em pouco mais de 1 hora. Consulte o site da RailEurope para ver os horários de trens.
Leia também sobre o País de Gales:
Este post contém links de afiliados. Isso indica que ganhamos uma pequena sobre vendas efetuadas através desses links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Deixe um comentário