Muita gente me pergunta sobre hospedagem em casas de moradores locais em Londres. São pessoas que vão estudar, fazer um estágio, ou outras que querem pagar menos pela hospedagem, ou que desejam interagir com pessoas da cidade. Eu nunca soube indicar um local confiável.
Homestay.com – hospedagem em casa de família em Londres
Até que recentemente fui apresentada a um site de hospedagem muito bacana que une quem tem um quarto de hóspedes vago em casa com quem está querendo uma experiência diferente na sua visita a Londres.
É esta a proposta do site Homestay.com : proporcionar uma maneira segura para que você alugue um quarto na casa de um morador local.
O preço é bem mais em conta que o de um hotel e você tem a oportunidade de interagir com quem vive na cidade.
Como funciona o programa de hospedagem em casa de família em Londres
Como em outros programas de compartilhamento, tudo funciona na base da confiança criada através dos perfis e das avaliações feitas por quem já passou pela experiência.
Assim, o primeiro passo é criar um um perfil com seus dados. Como o site tem uma versão em português, fica tudo bem intuitivo, é só clicar em “Cadastrar-se” no canto superior direito da tela e em seguida “Cadastro de hóspede”.
Quanto mais informações você disponibiliza, mais fácil para o anfitrião te aceitar na casa dele. É só preencher seus dados e confirmar seu e-mail. Pronto, já está cadastrado!
Gostei muito da forma com que a busca é feita através do mapa. À medida em que você rola o mapa, vão aparecendo novas opções.
Para saber exatamente os detalhes de um quarto que agradou, clique no valor em azul no mapa, que a propriedade aparecerá na lista à direita.
Ali já dá para ver o tipo de quarto, a distância do centro de Londres e quantas avaliações a propriedade tem.
A tradução não é perfeita (o que seria uma “borbulhante casa”??), mas o essencial fica muito claro.
Note no entanto que as diárias são “a partir” do valor indicado em azul, e este valor indicado normalmente se aplica a estadias mais longas, normalmente superior a 7 noites.
Você pode também usar os filtros de pesquisa para buscar por bairro, faixa de preço, ou restringir sua busca de acordo com as comodidades do quarto e até com os interesses do anfitrião.
O objetivo é que você, se quiser, possa encontrar um anfitrião com quem tenha afinidades, para tornar sua estadia ainda mais agradável.
Clicando novamente no quarto escolhido, aparece uma tela com outras informações, detalhamento dos preços e também com fotos do local.
Preste bastante atenção nas informações, para ficar sabendo especialmente quanto ao uso do banheiro (se é compartilhado ou não com os familiares), se a família oferece café da manhã, se há internet disponível, se o quarto tem carpete, se a casa tem animais de estimação, etc.
Só mesmo lendo tudinho para você não ter surpresas desagradáveis quando chegar. Ler os comentários de quem já se hospedou também é super importante, pois através deles você tem uma ideia melhor da limpeza, do barulho, da relação com o anfitrião e dos problemas encontrados por outros hóspedes.
Como fazer reserva no homestay.com
Para reservar, é só clicar em “Contactar o anfitrião” para enviar um email para o anfitrião e saber se o quarto estará disponível nas datas da sua estadia em Londres.
A resposta virá também por email e, caso positiva, haverá no corpo do texto um link para você efetuar a reserva. No momento da reserva, você paga 15% do valor total e o restante é pago diretamente ao anfitrião quando você chegar na casa.
Após o pagamento dos 15% de reserva você recebe um email com o endereço da casa e as orientações de como chegar, além do email e telefone de contato de seu anfitrião.
Para quem está buscando acomodação mais barata e está aberto para este tipo de experiência, acho que o homestay.com veio para facilitar a busca e oferecer a segurança que precisamos ter.
O Londres para Principiantes participa do programa de afiliados do homestay.com. Isso significa que quando você faz uma reserva através dos links acima, nós recebemos uma pequena percentagem. Você contribui com o site sem pagar mais por isso.
E se você já teve uma experiência destas, conte tudo na caixa de comentários!
Leia também:
Como alugar apartamento de temporada em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Celso Garcia Pedro
Olá,
Tenho 49 anos e estou estudando inglês. Gostaria de fazer uma viagem para uma casa de família, pois acredito ser muito rica a experiência tanto com a língua quanto com a cultura do modo geral. Mas sempre penso ir para os EUA porque imagino ser menos difícil o inglés americano. Existem essas modalidades de hospedagem por lá também? Abraço.
Eneida
Olá Celso,
Certamente que existe esta modalidade de hospedagem nos EUA, mas não temos informações para te dar. Nossa especialidade é mesmo o Reino Unido 🙂
Júlia Mendes
Olá, eu tenho um tio que mora em Londres e estou cursando o ensino médio e gostaria de ir pra lá e gostaria de saber se eu poderia morar com ele? Alguém pode me informar.? Obrigada
Eneida
Olá Julia,
Nosso foco aqui é turismo mesmo, assim, não sabemos te informar.
RENATA MARIA DA SILVA
Olá
Fiquei muito interessada no site Homestay.com andei visitando , mas ele é realmente seguro ? os anfitriões são auditados estão capacitados para receber estudantes enfim ? fiquei com pouco de receio por conta disso.
Eneida
Oi Renata,
Nada na internet é 100% garantido, na nossa opinião. Você sempre vai ter de ler as avaliações, ver as fotos, entrar em contato para saber mais, etc.
Resposta sobre auditorias: https://www.homestay.com/pt-br/help/article/205780092-a-homestay-com-verifica-todos-os-anfitrioes-e-hospedes
Gabriela
Oi! Eu to indo pra Londres mês que vem e to procurando casas de família pra ficar mas to perdida! Eu vou ficar só 3 dias, pretendo ir na London eye, Madame Tussauds e no Harry Potter Studio tour, sei que o melhor lugar pra ficar seria no centro né, mas como não acho isso nas descrições da casa, poderiam me ajudar com nomes de bairros em que eu estaria perto e teria metrôs perto pra eu perder o mínimo de tempo possível? Obrigada!
Eneida
Oi Gabriela,
Sao muitos bairros e estacoes, sugiro que consulte um mapa, ou que escreva para o dono da casa perguntando.
KAMILA
Fui pra Londres em novembro e me hospedei em uma casa através do Airbnb. Minha experiência foi incrivel o site é super confiável e fique na casa de uma britânica adorável. Tinha um quarto so meu com banheiro, microondas e frigobar. Tudo o que eu precisava, fora que a dona foi super acessivel e me levou para sair com ela duas vezes e conhecer um pouco da cultura de lá 🙂
Achei bem rica a experiência e até melhor do que ficar em hostel compartilhando quarto com outras pessoas (pela pivacidade e liberdade). Agora se você gosta de interegir e conhecer muitas pessoas creio que um hostel seria mais apropriado.
alberto rodrigo de andrade
Bom Dia!!!
Kamila, já que você falou bem da sua hospedagem, tem como você passar os contatos?
A localização da casa, fica próximo ou longe de estações e dos pontos turísticos?
obrigado.