O Hyde Park é referência quando pensamos em parques e áreas verdes em Londres – e não é pra menos.
Localizado no coração da cidade, é sede de grandes eventos durante todo o ano, já recebeu importantes nomes da música do mundo todo, além de oferecer diversas atividades ao ar livre aos seus visitantes.
Visitar o Hyde Park em Londres é entrar em contato com a rotina da cidade, respirar sua história e se surpreender com suas belezas naturais.
História do Hyde Park em Londres
Você imaginaria que o Hyde Park era uma área particular, destinada à caça? Conta a história que o famoso rei Henrique VIII tomou terras da Abadia de Westminster em 1536 para usar como área de caça e assim nasceu o famoso parque.
Este que é um dos maiores Parques Reais de Londres só foi aberto ao público em 1637 – e tem muita história pra contar.
Já serviu de refúgio para a população durante a Grande Praga de Londres, que dizimou quase um quinto da população da cidade em 1665. Também já foi palco de comemorações durante o final das Guerras Napoleônicas, e sediou a grande Exposição de Londres (Great Exhibition) em 1951 – a primeira exposição internacional de indústria.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
O parque também já serviu de ponto de encontro de diversos protestos e manifestações, e é lá que fica a Esquina do Orador (Speaker’s Corner): um local criado para que qualquer cidadão possa fazer discursos criticando qualquer pessoa ou tema (com exceção da família Real e do governo inglês).
Segundo a tradição, quem for discursar na Esquina do Orador deve estar em cima de um caixote ou uma cadeira. Assim o orador não estará pisando em solo inglês, e pode falar livremente. Curioso, não? Por lá já passaram personalidades famosas como Karl Marx, George Orwell e Vladmir Lenin. A Esquina do Orador, que fica próxima de Marble Arch e da Oxford Street, foi criada em meados do século XIX e recebe oradores até hoje.
Atualmente, no entanto, o local é tomado por extremistas religiosos, o que nunca é bom.
Princesa Diana e o Hyde Park
Lady Di é uma figura amada pelos ingleses e o Hyde Park possui diversas referências e homenagens à princesa. Você provavelmente irá se deparar com algumas placas com imagens de rosas no chão do parque.
A Trilha da Princesa Diana (Diana Princess of Wales Memorial Walk) é marcada por 90 placas como essa espalhadas no centro de Londres, marcando os locais associados à vida de Lady Di – e você pode encontrar algumas delas no Hyde Park.
Em 2004 foi construída a fonte em memória da Princesa Diana (Diana Memorial Fountain). Localizada próxima ao lago Serpentine, esta estrutura oval é composta por 545 peças de granito da Cornualha e representa a vida de Lady Di: fluindo do ponto mais alto em duas direções, com cascatas e redemoinhos, e encontrando águas calmas em seu final.
Hyde Park em Londres – Entretenimento durante o ano todo
O mais incrível deste parque é que ele acolhe as pessoas durante todo o ano. Mesmo no inverno, há o que fazer no Hyde Park. Veja abaixo os destaques de cada estação:
Hyde Park no verão
No verão, o parque se transforma em uma grande “praia”, onde os londrinos vão para pegar sol, para nadar, para andar de pedalinho no lago, para fazer piquenique, ou simplesmente para celebrar esta estação deliciosa!
O Hyde Park é conhecido por receber grandes nomes da música, e já passaram por lá artistas como Pink Floyd, The Rolling Stones, Queen, Elvis Costello, Madonna e Pavarotti. Durante o verão, você pode curtir o British Summer Time, evento que reúne shows, exibição de filmes e comidas de rua. Vale a pena conferir a agenda de shows e se planejar com antecedência. Clique aqui e saiba mais.
E por que não dar um mergulho bem no centro de Londres? Durante o verão é permitido nadar em uma parte do lago Serpentine. A Serpentine Lido, como a piscina é chamada, fica aberta ao público nos finais de semana de maio e diariamente de 1 de junho à início de setembro entre 10h00 e 18h00. Para usar a piscina é preciso pagar uma pequena taxa (£4,80 por adulto e £1,80 por criança em 2020)
Além disso, você pode alugar uma das cadeiras de praia que ficam espalhadas pelo parque e simplesmente aproveitar os dias de sol.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Hyde Park na primavera
Na primavera, Londres floresce e o Hyde Park ganha cores vivas que combinam com os dias ensolarados da estação das flores.
Não deixe de visitar o Jardim das Rosas (The Rose Garden), que fica ainda mais incrível nesta época do ano. Próximo à estação de metrô Hyde Park Corner (na esquina sudeste do parque), este belo jardim foi planejado para receber os visitantes do parque em grande estilo.
Inaugurado em 1994, tem o design inspirado em instrumentos musicais, como cornetas, e os canteiros remetem às notas musicais. A ideia é celebrar quem chega ao parque. É no final da primavera ou início do verão que as rosas estão floridas e este jardim fica no auge da beleza.
Pensa em fazer um passeio de bike pelo Hyde Park? Leia aqui como funciona o sistema de aluguel de bicicletas em Londres
Hyde Park no outono
Como não se encantar com as cores do Hyde Park durante o outono? Como em outros parques da cidade, você vai poder ver as lindas cores do outono que pintam as árvores dos mais variados tons de marrom, laranja e até amarelo. É um espetáculo lindo, que não temos oportunidade de conhecer no Brasil.
Nesta época do ano também acontece a Meia Maratona dos Parques Reais, um evento imperdível para amantes de corrida. Em 2020, a data da corrida será em 11 de outubro.
Durante o mês de outubro, há diversos eventos relacionados ao Halloween especialmente para crianças. Veja aqui a programação de eventos do Hyde Park.
Hyde Park no inverno
E se você pensa que não vale a pena visitar o Hyde Park durante o inverno, é porque você não conhece o Winter Wonderland.
O evento que acontece anualmente de novembro a janeiro, conta com diversos brinquedos para crianças de todas as idades, mercado de natal, comidas típicas e até mesmo pistas de patinação no gelo.
Uma dica é experimentar o típico Mulled Wine, bebida alcoólica muito parecida com o nosso vinho quente.
O que ver no Hyde Park em Londres
No Hyde Park estão 18 monumentos, memoriais, fontes e estátuas espalhados por sua extensão, e muitas vezes passam despercebidos por seus visitantes. Vamos listar alguns deles aqui, assim como seus significados:
Portões de Apsley (Apsley Gate): um arco triunfal projetado por Decimus Burton (na época com 25 anos) é feito de Pedra de Portland e foi inspirado no Partenon, em Atenas. Fica próximo ao Hyde Park Corner.
Portões Rainha Elizabeth (Queen Elizabeth Gate): também próximo ao Hyde Park Corner, um pouco mais ao norte, ficam os Portões Rainha Elizabeth – construídos em 1993 para celebrar os 90 anos da mãe da Rainha, que também se chamava Elizabeth (Queen Mother).
Memorial do Holocausto (Holocaust Memorial): o primeiro memorial da Inglaterra dedicado às vítimas do Holocausto. Possui a inscrição “Por estes eu choro. Fluxos de lágrimas fluem dos meus olhos por causa da destruição do meu povo.” (“For these I weep. Streams of tears flow from my eyes because of the destruction of my people.”), um trecho do Livro das Lamentações.
Memorial do 7 de Julho (7 July Memorial): formado por 52 pilares, representando cada uma das vítimas do atentado de Londres de 2005, este memorial foi criado em 2009.
Memorial dos Animais na Guerra (Animals in War Memorial): um memorial muito singelo e emociante que celebra os animais que morreram em guerras e conflitos do século XX. Veja informações aqui.
Os Jardins de Kensington
É comum achar que os Jardins de Kensington (Kensington Gardens) fazem parte do Hyde Park, pois são adjacentes. Na verdade, é um parque separado.
Os dois parques são divididos por uma alameda conhecida como The Ring. Nos Jardins de Kensington você pode encontrar o Palácio de Kensington e os espetaculares jardins que o rodeiam.
Vale a pena estender um pouco seu passeio e conhecer os Jardins de Kensington. Leia aqui nosso artigo completo sobre Kensington Gardens.
Mapa do Hyde Park
O Hyde Park tem tudo o que você precisa para um dia inteiro de diversão. Ele conta com 8 opções de cafés e restaurantes, banheiros (inclusive para cadeirantes), bebedouros, playground, quadras esportivas e aluguel de bicicletas.
Como o parque é bem amplo, vale a pena consultar um dos mapas espalhados por sua extensão ou fazer o download da uma versão em pdf, para chegar de forma mais rápida aos pontos que você deseja visitar. Clique aqui e faça o download do mapa do Hyde Park.
Como chegar ao Hyde Park
Localizado na zona central de Londres, existem diversas formas de se chegar ao Hyde Park.
As estações de metrô mais próximas são Lancaster Gate (Central Line), Marble Arch (Central Line), Hyde Park Corner (Piccadilly Line) e Knightsbridge (Piccadilly Line).
Caso você prefira ir de ônibus, estas são a linhas com paradas próximas ao parque:
Norte: C2, 6, 7, 10, 16, 19, 23, 36, 52, 73, 82, 98, 113, 274, 390, 414
Sul: 2, 36, 137, 148, 159, 436
Oeste: 9, 10, 14, 19, 22, 52, 74, 94, 148, 414
Leste: 8,15, 23, 30, 38, 274
Fontes: www.royalparks.org.uk/parks/hyde-park www.hrp.org.uk www.wikipedia.org
Algumas perguntas frequentes sobre o Hyde Park
O Hyde Park permanece aberto durante todos os dias do ano entre 5h00 e meia-noite
Não, o parque tem entrada gratuita.
O que você precisa para sua viagem?
- Compre aqui ingressos para atrações, musicais, esportes e tours com os melhores preços
- Conheça nossa seleção de hotéis em Londres nas melhores regiões para turistas e com ótimo custo-benefício
- Compare preços dos melhores seguros de viagens e contrate o seu
- Contrate os melhores guias brasileiros para te acompanhar pela cidade
- Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios pela Inglaterra
- Eternize sua viagem com fotos feitas por uma fotógrafa profissional brasileira
- Conheça o melhor de Londres com os passeios guiados em português em pequenos grupos
- Solicite um chip gratuito para celular com entrega no Brasil
Michel Mariano Pizzetti
QUal a Localização onde foram feitos os shows do Rolling Stones e The Who no parque??
Eneida
Oi Michel,
Veja algumas informações aqui: https://www.royalparks.org.uk/parks/hyde-park/about-hyde-park/history-of-events-in-hyde-park