Muita gente fica na dúvida se vale a pena conhecer Londres, ou qualquer outro local das ilhas britânicas, no meio do inverno. É possível fazer turismo em temperaturas baixas sem muita sofrência?
Clima em Londres no inverno
Bom, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano na Inglaterra, como pode ser visto na tabela abaixo. Mas também é possível ver na tabela que são raras temperaturas abaixo de zero na capital inglesa.
Quando é o inverno na Inglaterra? O inverno no hemisfério norte começa no dia 21 de dezembro e se estende até 21 de março
Se você comparar com outras capitais do norte da Europa, Londres tem um clima mais ameno, graças à Corrente do Golfo, que torna o país alguns graus mais quente do que seria sem essa corrente.
Raramente neva em Londres mas, quando isso acontece, normalmente a neve derrete rapidamente, e não se acumula no chão.
De qualquer jeito, para nós brasileiros que não estamos acostumados com invernos frios, essas temperaturas são bem abaixo da nossa zona de conforto.
Assim, se vestir de forma adequada para o frio é essencial.
Leia aqui nossas dicas para se vestir no inverno e não passar frio.
Chuva em Londres no inverno
Quanto à chuva, estava comparando a precipitação de Londres à de Belo Horizonte, e fiquei impressionada com a diferença. Em Belo Horizonte chove quase 300 mm em janeiro (o mês mais molhado). Quase 5 vezes mais do que o mês que mais chove em Londres (62 mm)!
Isso não quer dizer, infelizmente, que os dias em Londres são ensolarados e maravilhosos. Não, em geral os dias são cinzentos, tem uma garoa fina que não chega a atrapalhar o programa, mas pode molhar.
Quando o céu está muito azul e o sol aparece no inverno, costuma indicar que está muito frio. Não se engane com os dias de sol, consulte sempre a previsão do tempo antes de sair.
Leia aqui sobre a chuva em Londres.
Agora, o grande problema do inverno inglês (ou de qualquer país em latitudes altas) são as poucas horas da luz solar durante um dia. Em Londres no inverno, o sol nasce às 8:00 e antes das 16:00 já está se pondo.
Para quem mora e trabalha em um lugar assim, fica difícil ver a luz do dia a não ser da janela do escritório…
O que fazer em Londres no inverno
Sugerimos abaixo 10 programas para você curtir o inverno em Londres
Visitar Londres em diferentes estações do ano é como visitar cidades diferentes. O inverno é uma época mágica, em que a cidade se ilumina com as luzes de Natal, e ganha uma decoração temática digna de cinema.
Talvez não dê para aproveitar os lindos parques da cidade, mas há tantos programas em lugares fechados e aquecidos (até demais, às vezes), que é só uma questão de se programar bem e de se vestir de maneira adequada.
Baixe nosso planner de viagem gratuito: informações, planilhas e checklists para uma viagem a Londres. Clique aqui para baixar o seu!
Engana-se quem pensa que durante a estação mais fria do ano só é possível realizar atividades em ambientes fechados – a cidade possui eventos ao ar livre que definitivamente valem a visita.
Confira 10 programas incríveis, que só acontecem durante o inverno em Londres, e inclua em seu roteiro.
1. Winter Wonderland
É surpreendente como o Hyde Park, um dos parques mais famosos de Londres, quase que da noite para o dia, recebe uma estrutura gigantesca, e vira endereço de um dos eventos mais famosos da cidade.
O Winter Wonderland é um festival de inverno repleto de atrações para todas as idades: pista de patinação, barracas de comidas e bebidas, shows, artesanato, brinquedos de parque de diversão, e claro, a presença do Papai Noel.
Todos os anos o Winter Wonderland recebe mais de 3 milhões de pessoas. A entrada para o mercado é gratuita, mas as atrações são pagas.
Onde fica: Hyde Park, London, W2 2UH
Quando acontece: 18/11/2023 a 01/01/2024
2. Patinação no Gelo
Que tal se aventurar em um programa que é a cara do inverno do hemisfério norte? Durante essa época do ano, você vai encontrar diversas pistas de patinação no gelo em Londres – muitas delas em lugares cenográficos.
Algumas das mais famosas são as pistas de patinação na Somerset House, Hampton Court e Torre de Londres.
Clique aqui e saiba mais sobre os rinques de patinação em Londres
3 – Mercados de Natal
Uma tradição que veio da Alemanha e da Áustria e chegou até Londres, são os mercados de Natal.
Em diversos pontos da cidade você encontrará estes eventos temáticos que misturam comidas e bebidas típicas, artesanato, música, decorações encantadoras e muitas luzes.
É o programa perfeito para comprar lembrancinhas e experimentar comidas do mundo todo.
Clique aqui e saiba mais sobre os mercados de Natal em Londres
4. Jantar em um iglu
Quer aproveitar o inverno de Londres em um ambiente aquecido, aconchegante e luxuoso?
Durante essa época do ano alguns restaurantes montam estruturas em formato de iglus, que lembram globos de neve por serem transparentes, e oferecem deliciosas experiências gastronômicas para seus visitantes.
Muitos ficam localizados nas margens do rio Tâmisa, e oferecem vistas privilegiadas para atrações como London Eye, Big Ben, Parlamento e Tower Bridge. Saiba mais sobre alguns destes eventos temporários que acontecem no inverno em Londres em 2023:
Jimmy’s Fire and Fromage – na margem sul, perto do Southbank Centre
5. Festival de Luzes de Inverno
Durante o mês de janeiro acontece um dos eventos mais iluminados de Londres: o Festival de Luzes de Inverno (Winter Lights Festival), no bairro de Canary Wharf.
Diversas instalações e intervenções artísticas são espalhadas pela região, convidando seus visitantes a imergir em um mundo de cores e efeitos especiais.
Evento gratuito. 17 a 27 de janeiro de 2024
6 – Ano Novo Chinês
Quem diria que durante sua visita à Londres você teria a chance de celebrar uma das datas mais importantes da cultura oriental?
Se você estiver com viagem marcada para fevereiro, você pode participar das comemorações do Ano Novo Chinês.
Curiosidade: as festividades do Ano Novo Lunar de Londres são as maiores fora da Ásia.
Quando: a festa em Londres acontece no dia 11 de fevereiro de 2024,
Leia aqui sobre o Ano Novo Chinês em Londres
7 – Museus
O inverno é uma ótima oportunidade para dedicar uma boa parte do seu roteiro aos famosos museus de Londres.
Por serem uma opção gratuita, vale a pena separar algumas horinhas para conhecer alguns deles.
Os museus de Londres possuem obras únicas, de valor cultural inestimável e diversas opções para toda a família (a grande maioria possui áreas para crianças com muita interatividade).
Já falamos sobre a grande maioria deles aqui no Londres para Principiantes. Saiba mais sobre alguns dos mais populares:
8 – Musicais
Quer adicionar uma trilha sonora à sua viagem? Londres oferece diversos musicais em cartaz, com produções impecáveis, ritmos e temas para todos os gostos e idades.
O bairro de West End á praticamente a Broadway de Londres, e possui mais de 40 teatros com diversos espetáculos em cartaz.
Clique no nome para ver informações e comprar seu ingresso:
- Fantasma da Ópera – o maior sucesso de público, em cartaz no Her Majesty’s Theatre
- Mamma Mia – no Novello Theatre
- De volta para o futuro – vencedor de melhor musical em 2022 – Adelphi Theatre
- The Lion King – a produção do Rei Leão está em cartaz no Lyceum Theatre
- Frozen – das telas do cinema para o Theatre Royal Drury Lane
Confira o artigo sobre Os Melhores Musicais do West End em Londres
9 – Hogwarts in the Snow – Harry Potter
Este é um passeio IMPERDÍVEL para fãs de Harry Potter! O famoso (e concorrido) tour pelos estúdios da Warner Bros, em Londres, ganha uma decoração diferenciada nesta época do ano.
Árvores decoradas invadem o Salão Principal, que também ganha um banquete festivo com comidas típicas britânicas – como Christmas Puddings flamejantes. A maquete do castelo de Hogwarts, que é impressionante o ano inteiro, também ganha ares invernais com uma cobertura de neve que impressiona de tão verossímil.
O evento acontece de 11 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, e é necessário comprar os ingressos com bastante antecedência.
Clique aqui e saiba mais sobre este passeio.
10 – Promoções
Quem não gosta de uma barganha? No dia 26 de dezembro acontece o Boxing Day, um feriado na Inglaterra, que também marca o início das liquidações de inverno no país.
Diversas lojas físicas e virtuais oferecem produtos com descontos imperdíveis, e as promoções costumam se estender durante todo o mês de janeiro.
O famoso shopping center Westfield London (já falamos sobre ele aqui), um dos maiores da Europa, abriga 250 lojas. É o endereço certo para encontrar diversas marcas com ótimos preços.
A região de Oxford Street e Regent Street também tem opções de lojas de departamento, e é possível encontrar diversas delas com promoções durante o começo do ano.
E para se proteger do frio (que varia entre 2°C e 10°C nesta época do ano), não deixe de conferir nosso artigo sobre Como se vestir no inverno.
Portanto, ponha na mala suas meias e blusas mais quentinhas e uma boa bota, de preferência impermeável, mas deixe para comprar lá um sobretudo de lã, ou uma jaqueta forrada com pena de ganso ou outro tecido super quente. Luvas também são essenciais.
Você poderá achar boas barganhas em lojas de roupa usada (charity shops), normalmente associadas a fundações beneficentes, como a Oxfam.
Na hora que o frio apertar, corra para um pub e tome um pint de cerveja inglesa. Morna, é claro!
Pelo mundo: veja estes 5 locais deslumbrantes para visitar em Portugal no inverno do site Fora da Zona de Conforto.
Posts relacionados:
5 dicas para não passar frio no inverno
O que vestir no inverno: roupas térmicas
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Michele Luizi
Olá, Eneida
Só passei para registrar que minha viagem em setembro a Londres foi perfeita, e muito se deu pelo seus posts incriveis sobre Londres. Setembro é um mês fantástico para visitar a cidade, ainda não está frio e dá para fazer passeios de barco, de bicicleta, a pé…
Um abraço
Eneida
🙂
Jorge
Eneida,
Você sabe nós dizer se vale a pena fazer um cruzeiro pelo rio tâmisa no inverno?
Vou em fevereiro e gostaria de aproveitar a promoção do ônibus hop on hop off que dá o ingresso do cruzeiro. Queria dar um pulo em greenwich.
Acha que vale a pena? Muitos turistas enfrentam o frio fazendo o cruzeiro ou ninguém se arrisca?
Obrigado
Felipe
Eu fui em fevereiro passado e foi maravilhoso (adoro frio). Fomos de barco para Greenwich, mas todos na parte de baixo são fechado e com calefação. Quentes até demais! Vale o passeio!
Jorge
Eneida,
Você sabe me dizer se os cruzeiros no rio tâmisa são feitos normalmente no inverno?
Vou pra lá em fevereiro de 2014 e gostaria de aproveitar a promoção dos ônibus hoponhopoff que dão ingresso pro cruzeiro de graça. Gostaria de dar um pulinho em Greenwich.
Acha que é furada cruzeiro no frio de fevereiro ou muito turista encara? Obrigado.
Eneida
Oi Jorge,
Os cruzeiros são feitos no inverno e os barcos têm partes fechadas e aquecidas. Acho que se o dia estiver bonito, com sol, vale a pena. Mas se estiver cinza, chovendo e o rio agitado, aí é furada!
Marcos
Olá Eneida,
Você teria dicas de pubs e cafés, lugares para se ir à noite? Ficaremos 7 dias em Londres e queremos curtir ao máximo.
O transporte público funciona até que horas?
Abraços e muito obrigado!
Mainara
Olá,
Vou cursar um semestre na Middlesex University, que tipo de hospedagem é mais em conta pra ficar durante esse período?
Um abraço
Eneida
Oi Mainara,
Você tentou ver com a universidade? Se eles tiverem residência para estudantes é uma boa.