The Garden at 120 – jardim suspenso na City of London.
Um dos ápices de qualquer viagem, literalmente, é visitar os pontos mais altos da região e apreciar uma visão panorâmica da cidade, digna de cartão-postal. E claro, Londres não poderia ser diferente.
Um dos destinos mais visitados do mundo, encanta seu visitantes mesclando prédios históricos com arranha-céus modernos, e muitas áreas verdes. A cidade tem diversas opções que oferecem vistas privilegiadas de tirar o fôlego, como The Shard, Sky Garden, Tate Modern e London Eye. Já falamos aqui sobre eles.
E como Londres está sempre se reinventando, há algumas semanas ganhou mais um endereço imperdível.
O maior jardim suspenso de Londres
O recém-inaugurado The Garden at 120 é o maior jardim suspenso de Londres, e mais uma joia para ser visitada na cidade. Localizado na região central, este é o endereço perfeito para dar uma pausa durante seu passeio, tomar um café, ou até mesmo fazer como quem trabalha por perto e aproveitar este espaço para almoçar ao ar livre.
Caso você esteja planejando visitar pontos como a Torre de Londres, Tower Bridge, Shakespeare’s Globe ou Tate Modern, vale a pena estender sua caminha por mais alguns minutos e incluir o The Garden at 120 em seu roteiro.
Uma das grandes vantagens desta atração é que, além de ser gratuita, ela não precisa ser agendada. Essa flexibilidade é perfeita para quem quer explorar a cidade sem um roteiro muito definido, ou para quem tem um tempinho sobrando entre um passeio e outro.
Assim que você chega ao número 120 da Fenchurch Street, você passará por uma revista simples de bolsas e mochilas, e pronto! É só se dirigir ao elevador e ir até o 15º andar.
Leia também: um jardim inglês
Os jardins do The Garden at 120
Mesmo não sendo um dos pontos mais altos para se observar a cidade, o The Garden at 120 não decepciona.
Ele se destaca por flora composta por tulipas, árvores frutíferas e as tradicionais glicínias – muito comuns e apreciadas na Inglaterra. O jardim possui diversas estruturas de metal, que além de harmonizar e dar identidade à arquitetura do local, são perfeitas para que as plantas cresçam se entrelaçando por elas, formando lindas trepadeiras floridas.
Quando visitamos o local, ele havia sido inaugurado apenas há algumas semanas, então a maioria das plantas ainda estava rasteira. A tendência é que o jardim fique ainda mais incrível com o passar do tempo.
Outro elemento que ganha destaque é o duto de água que percorre o jardim de ponta a ponta, que somado com o paisagismo do local, faz com que o The Garden at 120 se torne um verdadeiro refúgio em meio a uma das maiores metrópoles do mundo.
O contraste deste jardim bem cuidado com os enormes edifícios que o rodeiam resumem bem a diversidade de Londres.
A vista do The Garden at 120
O lado sul do prédio oferece uma vista privilegiada do famoso rio Tâmisa, e alguns de seus principais pontos, como a Tower Bridge, uma das pontes mais bonitas de Londres (clique aqui e saiba mais), e o The Shard, um dos edifícios mais altos da Europa (clique aqui e saiba mais).
Já do lado Oeste, você pode ver o famoso Walkie-Talkie, endereço de outro rooftop que vale a pena visitar: o Sky Garden (clique aqui e saiba mais). Também é possível ver a Catedral de Saint Paul, a torre da BT (a inconfundível torre desta emissora de comunicações) e até mesmo a London Eye – outra atração que oferece uma vista incrível de Londres (clique aqui e saiba mais).
Continuando o passeio 360º pelo edifício, você também encontra o famoso – e polêmico – Gherkin, e diversos prédios residenciais e comerciais, além de uma infinidade de construções, já que a cidade está sempre em expansão.
Almoço no The Garden at 120
Diversas pessoas que trabalham na região escolhem o The Garden at 120 para almoçar de um jeito tipicamente britânico.
Engana-se quem acha que o almoço na Inglaterra acontece na maioria das vezes em um pub, provavelmente com fish and chips no cardápio. Na correria do dia-a-dia, as pessoas geralmente compram sanduíches ou saladas e procuram algum lugar ao ar livre para almoçar – quando o clima ajuda, claro.
Por isso, se você quiser economizar tempo e dinheiro, vale a pena passar em algum dos vários supermercados que ficam nas proximidades, comprar seu lanche e almoçar no rooftop, apreciando a paisagem.
O espaço tem diversos bancos espalhados, tornando-o perfeito para uma refeição rápida, mas não menos deliciosa. Uma dica é ir ao supermercado Sainsbury’s Local que fica bem em frente à entrada do edifício. Lá você encontra sanduíches, saladas, salgadinhos, bebidas, etc. Tudo para um almoço improvisado com preço amigável.
Você também pode almoçar no restaurante do edifício, localizado no décimo quarto andar, o 14 Hills, do grupo D&D London, que possui diversas outras unidades em Londres e no Reino Unido e até mesmo endereços em outros países. No local há um bar, um restaurante e uma deli (tipo lanchonete) servindo culinária britânica e internacional.
The Garden at 120
Endereço e como chegar
120 Fenchurch Street, London EC3M 5DL
Estações de metrô mais próximas: Fenchurch Street (National Rail), 200m, Monument (Circle and District) ou Aldgate (Circle and Metropolitan), 450m, Bank (Central, DLR, Northern, Waterloo & City), 560m, e Tower Hill (Circle and District), 370m.
Entrada gratuita. Não precisa de agendamento.
Horário de funcionamento do The Garden at 120 – 2023
Entre 1º de Abril à 30 de Setembro – de segunda a sexta das 10:00 às 21:00; sábados e domingos das 10h00 às 17h00
Entre 1º de Outubro e 31 de Março – de segunda a sexta das 10:00 às 18:30; sábados e domingos das 10h00 às 17h00
O The Garden at 120 é fechado nos feriados britânicos (Bank Holidays).
Fotos: Beatriz Grasso
Deixe um comentário