Como chegar de St. Pancras a Earl’s Court? Como ir de metrô do London Eye ao British Museum? Dá para ir de ônibus da Oxford Street para a Torre de Londres?
O órgão oficial dos transportes na região metropolitana de Londres – Transport for London – tem todas essas respostas, e muito mais.
Para quem prefere um aplicativo para celular, o CityMapper é o melhor.
Como ir de um lugar a outro em Londres?
Se você está em um computador desktop, vá ao site Transport for London
Quem não domina o inglês pode optar por ter o site traduzido automaticamente para o português, clicando no canto inferior esquerdo “select a language”.
É só preencher os campos com o nome do lugar de onde você vai partir (“from”) e para onde quer ir (“T0”), e clicar em “Plan my journey” (planeje minha viagem).
Como padrão, o sistema considera que você deseja fazer a viagem “agora”, mas se quiser colocar a data e a hora em que pretende viajar, basta clicar em “change time”.
Assim, você ficará sabendo se estão planejadas obras no dia em que for fazer o trajeto, o que muitas vezes implica que determinadas linhas ou estações estarão fechadas.
Com um grande plano de renovação e ampliação do metrô de Londres em andamento, é comum haver obras planejadas, principalmente para os finais de semana. Se for o caso, você ficará sabendo das opções de transporte disponíveis no dia.
A resposta aparece assim:
Neste exemplo, eu busquei a forma de ir de Russel Square para Oxford Circus. O sistema indica a forma mais rápida de fazer o trajeto: pegar a linha Piccadilly até a estação King’s Cross St Pancras (2 minutos de viagem) e lá trocar para a linha Victoria até Oxford Circus (4 minutos de vigem). O tempo total da viagem é de 11 minutos, já considerando o tempo necessário para a baldeação.
Para saber os detalhes de uma determinada rota, clique em “view details” e você verá os detalhes da viagem referentes à acessibilidade (se há degraus, escada rolante ou elevador na estação).
Você pode também saber quantas paradas o metrô fará até seu destino, para isso basta clicar em “view stops”.
E obviamente, em “Map view”, você verá o mapa do percurso.
Mas não fica só nisso, não. O sistema também oferece outras opções para a sua viagem, como somente ônibus (“bus only”, que é mais barato), de bicicleta (“cycling”), caminhando (“walking”), e outras formas possíveis. Você pode verificar também qual percurso seria totalmente sem degraus (“full step free access”), qual teria a menor quantidade de baldeação (“fewest changes”, e qual seria o percurso com menos trechos de caminhada (“least walking”).
Se você quiser alterar os dados da procura padrão, clique em “Edit preferences”. Nesta tela, você poderá escolher, entre outras coisas, o tipo de transporte que deseja.
Aplicativo de transporte em Londres
Este mesmo órgão Transport for London tem um aplicativo para celular gratuito com um planejador de rotas, chamado TfL GO. As informações são semelhantes às oferecidas no website, com a vantagem de estar sempre com você.
Faça o download do aplicativo para iOS ou Android.
Já o CityMapper é um excelente aplicativo não somente para ajudar no planejamento do seus deslocamentos em Londres. Ele oferece uma série de informações, como horário em tempo real dos ônibus, metrô, e outras formas de transporte; valor, pontos de ônibus mais próximo da sua localização e muito mais.
Quanto mais você usa, mais fica dependente dele! É uma mão na roda, aconselhamos você a baixar. Também é gratuito.
Como foi lançado anos antes do aplicativo da TfL e é bem intuitivo e fácil de usar, o CityMapper o mais usado e querido pelos londrinos.
Disponível para iOS ou Android.
Mapa do metrô de Londres
Clique aqui para baixar o mapa do metrô de Londres.
Posts relacionados:
Miniguia para se dar bem no metrô
Preços dos transportes para 2022
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Elzanir Ribeiro Coutinho
Olá, Eneida
Adorei sue blog e suas dicas são preciosas. Estarei em Londres no domingo juntamente com meu esposo e filhos menores. Já conheçamos esta cidade maravilhosa, mas nunca em época tão fria ….Como estou com crianças gostaria de uma orientação para passeios e atrações diferentes para eles. Bem como dicas de compras e promoções das lojas tradicionais como Harrods. Estive pesquisando sobre o que fazer no natal e ainda não encontrei um restaurante acessível para ceia. Passaremos 7 dias e daí iremos para París.. Agradeço desde de já sua atenção.
Parábens pelo seu blog e principalmente pela forma sua forma descontraída e segura de comunicar com todos. Fiquei com enorme vontade de conhecê-la..
Eneida
Olá Elzanir,
Não sei qual é a idade dos pequenos, mas algumas sugestões: Museu de História Natural (dinossauros, etc.), Museu da Ciência (tem muita coisa interativa para crianças), London Aquarium, London Zoo, navio HMS Belfast, cinema IMAX (aquele da tela gigante), musical The Lion King, passeio de barco pelo Tâmisa, London Eye… Se lembrar de mais coisa, atualizo.
Quanto a liquidações, elas começam normalmente no dia 26/12. A Harrods neste dia é uma loucura!
Você já olhou os restaurantes de rede, tipo Cafe Rouge, Bella Itália, Strada (www.strada.co.uk), etc?
Eduardo
Ola Eneida,
Estarei em Londres em fevereiro com minha mulher e casal de filhos. Minha filha (18 anos) viu na Internet que vai ter um show do Maroon 5 no O2 Academy Brixton. O show começará as 19 horas e acho que termina umas 22:30. Dúvidas: o lugar é legal? a região é segura? o metrô na volta e tranquilo esse horário? (vamos estar hospedados perto da estação Paddington). Pode parecer neura de brasileiro com segurança, mas filha é filha, se puderes me dizer alguma coisa a respeito agradeço.
Eneida
Olá Eduardo,
São cerca de 3 quarteirões da estação de metrô até a Brixton Academy, em uma rua larga e bem iluminada (olhe no Google Maps – street view, para você ter uma idéia). Como a grande maioria do público vai e volta de metrô, na saída vai ter muita gente indo exatamente para o mesmo lugar, então eu acredito que não há perigo. É claro que ela deve tomar as mesmas precauções que tomaria em qualquer lugar, mas ficando junto da “massa” não vejo problema algum. O metrô é tranquilo, em mais ou menos meia hora ela estará em Paddington (trocando em Oxford Circus para a Bakerloo Line (marrom)).
Barbara
Oi Eneida, eu vou ficar num hotel na zona 4, linha azul. Para eu ir para as outras zonas e outras linhas eu farei baldeação, não é pago certo? é só fazer a baldeação que está tudo O.K.? Eu pagarei mais caro o trajeto, por ficar em zona mais distante, é isso? Pretendo comprar o Travelcard, para poder aproveitar o 2for1. Tudo isso dica sua! Super grata!
Eneida
Oi Bárbara,
Você não tem necessariamente que fazer baldeação, tudo depende de aonde você estiver indo. Estude o mapa do metrô, vale a pena!
Compre o travelcard válido para as zonas 1-4 que você não terá que pagar mais nada pelo transporte (desde que não vá às zonas 5 e 6). Se comprado na estação de trem, ele te dará direito de aproveitar a promoção 2 for 1.
Beatriz
oii!!
Dá para ir de metro para todas as principais atrações certo? torre de londres, shakesperare globe, london eye, madame tussauds e london dungeon é tudo de fácil acesso a partir do metro?
obrigada
Eneida
É sim, Beatriz, algumas tem que caminhar um pouquinho, mas é sempre bem sinalizado.
Monique
Como ir do aeroporto de Heathrow para Oxford?