Como chegar de St. Pancras a Earl’s Court? Como ir de metrô do London Eye ao British Museum? Dá para ir de ônibus da Oxford Street para a Torre de Londres?
O órgão oficial dos transportes na região metropolitana de Londres – Transport for London – tem todas essas respostas, e muito mais.
Para quem prefere um aplicativo para celular, o CityMapper é o melhor.
Como ir de um lugar a outro em Londres?
Se você está em um computador desktop, vá ao site Transport for London
Quem não domina o inglês pode optar por ter o site traduzido automaticamente para o português, clicando no canto inferior esquerdo “select a language”.
É só preencher os campos com o nome do lugar de onde você vai partir (“from”) e para onde quer ir (“T0”), e clicar em “Plan my journey” (planeje minha viagem).
Como padrão, o sistema considera que você deseja fazer a viagem “agora”, mas se quiser colocar a data e a hora em que pretende viajar, basta clicar em “change time”.
Assim, você ficará sabendo se estão planejadas obras no dia em que for fazer o trajeto, o que muitas vezes implica que determinadas linhas ou estações estarão fechadas.
Com um grande plano de renovação e ampliação do metrô de Londres em andamento, é comum haver obras planejadas, principalmente para os finais de semana. Se for o caso, você ficará sabendo das opções de transporte disponíveis no dia.
A resposta aparece assim:
Neste exemplo, eu busquei a forma de ir de Russel Square para Oxford Circus. O sistema indica a forma mais rápida de fazer o trajeto: pegar a linha Piccadilly até a estação King’s Cross St Pancras (2 minutos de viagem) e lá trocar para a linha Victoria até Oxford Circus (4 minutos de vigem). O tempo total da viagem é de 11 minutos, já considerando o tempo necessário para a baldeação.
Para saber os detalhes de uma determinada rota, clique em “view details” e você verá os detalhes da viagem referentes à acessibilidade (se há degraus, escada rolante ou elevador na estação).
Você pode também saber quantas paradas o metrô fará até seu destino, para isso basta clicar em “view stops”.
E obviamente, em “Map view”, você verá o mapa do percurso.
Mas não fica só nisso, não. O sistema também oferece outras opções para a sua viagem, como somente ônibus (“bus only”, que é mais barato), de bicicleta (“cycling”), caminhando (“walking”), e outras formas possíveis. Você pode verificar também qual percurso seria totalmente sem degraus (“full step free access”), qual teria a menor quantidade de baldeação (“fewest changes”, e qual seria o percurso com menos trechos de caminhada (“least walking”).
Se você quiser alterar os dados da procura padrão, clique em “Edit preferences”. Nesta tela, você poderá escolher, entre outras coisas, o tipo de transporte que deseja.
Aplicativo de transporte em Londres
Este mesmo órgão Transport for London tem um aplicativo para celular gratuito com um planejador de rotas, chamado TfL GO. As informações são semelhantes às oferecidas no website, com a vantagem de estar sempre com você.
Faça o download do aplicativo para iOS ou Android.
Já o CityMapper é um excelente aplicativo não somente para ajudar no planejamento do seus deslocamentos em Londres. Ele oferece uma série de informações, como horário em tempo real dos ônibus, metrô, e outras formas de transporte; valor, pontos de ônibus mais próximo da sua localização e muito mais.
Quanto mais você usa, mais fica dependente dele! É uma mão na roda, aconselhamos você a baixar. Também é gratuito.
Como foi lançado anos antes do aplicativo da TfL e é bem intuitivo e fácil de usar, o CityMapper o mais usado e querido pelos londrinos.
Disponível para iOS ou Android.
Mapa do metrô de Londres
Clique aqui para baixar o mapa do metrô de Londres.
Posts relacionados:
Miniguia para se dar bem no metrô
Preços dos transportes para 2022
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
adriano
Ola, estou indo para londres dia 14/02/2011, e vu ficar em um hotel proximo da estação west brompton. Ficarei 4 dias. Você acha que devo comprar o travelcard de 7 dias, e este cartão da acesso a minha estação de origem, comprando com acesso as inhas 1 e 2. Qual a melhor forma de conhecermos a cidade saindo deste bairro (Brompton). Grato!
Eneida
Olá Adriano,
West Brompton fica na zona 2 de transporte e a linha verde de metrô (District line) vai te levar à estação de Earl’s Court, por exemplo, onde passa a linha Piccadilly (azul escuro) que vai te levar ao centro de Londres (indo para o leste) ou ao aeroporto de Heathrow (oeste).
Dinah
Olá!
Chegarei em Londres no inicio de março de 2001. Ficarei num flat na Western Gateway em Royal Victoria Docks. Você teria informações sobre essa localização em relação às atrações turísticas e o que há de interessante na região? É uma área de fácil acesso?
Obrigada, desde já.
Eneida
Oi Dinah,
Não conheço a região, mas há uma estação de DLR (espécie de metrô de superfície) próximo, Royal Victoria, e você estará no centro de Londres em uns 30-40 minutos. Você vai em alguma feira? Tem um grande centro de convenções/feiras próximo (http://www.excel-london.co.uk/), e Greenwich no outro lado do rio Tâmisa.
Madson Gomes
Olá Eneida,
Finalmente embarco para Londres nesta sexta (21/01) estou indo fazer um intercâmbio de um mês, soube hoje onde ficarei, é uma casa de família em North Chingford na Kings Road, o que você pode me dizer sobre esta região? Já vi que o meu meio de transporte vai ser trem, só não curti muito o preço do passe mensal (zonas 1-5) que custa 180 libras, existe outra opção melhor? Além de metrô nas zonas delimitadas e ônibus em todas as zonas, o passe mensal dá direito a usar os trens também?
Obrigado e abraços.
Eneida
Oi Madson,
Não sei muito sobre a área, mas pelo que vi é um bom bairro no noroeste de Londres. Você vai viver como a grande maioria dos londrinos, pegando o trem de manhã para chegar na área central da cidade. Parece que são só 30 minutos até a estação Liverpool Street, onde você tem várias linhas do metrô disponível para qualquer lugar da cidade.
O travelcard mensal dá direito a usar o trem na área metropolitana de Londres, além do metrô e ônibus. Ônibus com certeza tem vários, você pode experimentar para ver quanto tempo leva até o centro da cidade. Dê uma olhada nas rotas, no site do TfL: http://www.tfl.gov.uk/tfl/gettingaround/maps/buses/pdf/chingford-2050.pdf . O passe só de ônibus é bem mais barato, mas só você poderá saber se vale a pena a economia!!
Desejo a você uma ótima viagem! E não deixe de conhecer Epping Forest, bem perto de Chingford.
Eduardo
Eneida, como faço para ir de Earl’s Court Station (ficarei hospedado bem perto) para o Gatwick Airport de onde sai meu voo para Amsterdam? Forma mais econômica…
Não entendi muito bem o que o site do Transport for London me retornou pois não tinha esse aeroporto.
Grato, Eduardo.
Eneida
São muitas opções, Eduardo. Dê uma lida neste post aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=1145
e coloque sua dúvida lá. O mais barato para você que está em Earl’s Court é pegar o easyBus, em West Brompton, bem perto de Earl’s Court. Tá explicadinho no post. Obrigada!
Paulo César
Olha eneida !!!Maravilhoso o seu blog , amei .
Ah eu gostaria muito da sua ajuda , estou chegando em Londres por Heathrow e tenho que ir para Bringhton sem gastar muito , procuro o modo mais economico possível !!!! tem alguma dica ? desde já agradeço.
Paulo
Eneida
Oi Paulo,
Acho que a melhor forma é ir de ônibus, direto do aeroporto. Olhe os preços e informações aqui: http://www.nationalexpress.com/coach/index.cfm – A viagem leva em torno de 2,5 h e custa a partir de £26,50, pelo que vi.
Para ir de trem, você tem que ir para o centro de Londres (estação Victoria) e de lá pegar o trem para Brighton. Acho que fica mais caro. Informações sobre trem: http://www.nationalrail.co.uk/