O período de 2 a 5 de junho de 2012 foi o escolhido para concentrar as celebrações dos 60 anos de reinado da Rainha Elizabeth II, que subiu ao trono em fevereiro de 1952, mas só foi coroada no dia 2 de junho de 1953. Há eventos programados não só em vários pontos do Reino Unido, mas também em outros países da Commonwealth, a organização intergovernamental que reúne 54 países que um dia fizeram parte do Império Britânico.
Neste final de semana, que está sendo chamado de “Jubilee Weekend”, os britânicos serão brindados com um feriado extra no dia 5, terça-feira, estendendo assim por mais um dia o feriado tradicional de maio (May Bank Holiday) que foi transferido para o dia 4 de junho. Enfim, será um feriado de 4 dias, algo raro nas terras de Elizabeth.
Os principais eventos serão os seguintes:
Sábado, 2 de junho
A rainha irá à famosa corrida de cavalos Epsom Derby.
Domingo, 3 de junho
The Big Jubilee Lunch
Todos os súditos estão sendo incentivados a organizarem festas de ruas, picnics e outros tipos de reuniões informais para celebrar o Jubileu como uma confraternização entre amigos, vizinhos e parentes. Apesar de informal, é tudo muito organizado, há até um website com dicas e informações de como planejar um Big Lunch. Quem estiver em Londres no dia, certamente verá algumas dessas celebrações nas ruas.
The Thames Diamond Jubilee Pageant
Na tarde do dia 3, quando a maré estiver alta, cerca de 1000 embarcações vindas de todas as partes do mundo desfilarão no rio Tâmisa. No centro da flotilha, a Rainha e o Duque de Edinburgo viajarão na Barcaça Real. O público poderá ver o desfile a partir das pontes e das margens do rio, e uma grande multidão é esperada. Acompanhe o website do evento, para conhecer o mapa do desfile, saber sobre a localização de telões, outras atividades programadas e muito mais.
Segunda-feira, 4 de junho
BBC Diamond Jubilee Concert
Produzido pela BBC, o concerto acontecerá na frente do Palácio de Buckingham e tem a presença confirmada dos seguintes astros: Shirley Bassey, Alfie Boe, Jools Holland, Jessie J, JLS, Elton John, Tom Jones, Lang Lang, Annie Lennox, Madness, Paul McCartney, Kylie Minogue, Cliff Richard, Ed Sheeran e Stevie Wonder. Infelizmente, os ingressos foram alocados por sorteio e já não estão mais disponíveis para o público. A BBC 1 e a Radio 2 farão a transmissão ao vivo do evento.
The Queen’s Diamond Jubilee Beacons
A Rainha acenderá uma lanterna às 22:30 que se juntará a outras duas mil luzes que serão acesas em diversos locais, fazendo uma rede de iluminação que cobrirá todo Reino Unido. Várias organizações beneficentes estão participando do evento, acendendo lanternas nos quatros picos mais altos do Reino Unido, assim como nos pontos extremos e na muralha romana construída no norte da Inglaterra, chamada Hadrian’s Wall.
Terça-feira, 5 de junho
Missa em Ação de Graças e Desfile de carruagens
A missa será realizada às 10:30 na Catedral de São Paulo e será seguida de um desfile em carruagem. Os detalhes, no entanto, ainda não foram divulgados.
Atualização em 28/5:
10:15 – A Rainha deixa o Buckingham Palace de carro, passando pelo Mall, Trafalgar Square, Strand, Fleet Street, e Ludgate Hill
10:30-11.30 – Missa em ação de graças na Catedral de São Paulo, para a qual foram convidadas cerca de 2000 pessoas
11:30 – A Rainha e o Duque de Edinburgh vão de carro para Mansion House, onde haverá uma recepção, oferecida pelo prefeito de Londres
Os demais membros da Família Real (incluindo Prince William e Sra), juntamente com os convidados da missa em St. Paul’s, serão recebidos em Guildhall.
12.30 – A Rainha vai de carro da Mansion House ao Palácio de Westminster passando por Queen Victoria Street, St Paul’s Churchyard, Ludgate Hill, Fleet Street, the Strand, Whitehall e Parliament Square, chegando ao Palácio do Big Ben às 12:40. Lá será recebida com um almoço.
14:20 – Início do desfile em carruagem de Westminster Hall ao Buckingham Palace, passando por Whitehall até a Trafalgar Square, através do Admiralty Arch, ao longo do the Mall, até o Palácio de Buckingham onde chegam às 14:40
Approximadamente 15:25 – A Família Real aparece na sacada do palácio de Buckingham para saudar os súditos e assistir ao sobrevoo de aviões da Força Aérea Britânica.
Este post será atualizado assim que novas informações forem sendo publicadas.
Atualização em 14/5: o site oficial dos transportes está com uma página especial para a comemoração do Jubileu, especialmente sobre como chegar ao desfile no Tâmisa no dia 3/6. Veja aqui.
Ana Lucia
Oi Eneida !
Você saberia me dizer se , mesmo com a comemoração do jubileu, vai haver “trooping the colour” em junho ?
Grata,
Ana
Eneida
Oi Ana Lucia,
De acordo com o site oficial, será no dia 16 de junho. http://www.royal.gov.uk/royaleventsandceremonies/troopingthecolour/troopingthecolour.aspx
Marly Sobral
Oi Eneida! Você saberia me dizer onde consigo uma melhor cotação para trocar euro por libra?
Eneida
Oi Marly,
Não sei te dizer, as cotações mudam a cada dia. Eu prefiro sempre os bancos, por me parecerem mais seguros!
Tatiana
Olá Eneida! Mto obrigada pelas informações valiosas! Vc saberia dizer se no Museu de História Natural, British Museum, Science Museum tem algum folheto feito para as crianças? Uma amiga disse que no hall, posso pedir uma espécie de kit para crianças. Vc sabe algo a respeito? Agradeço muitíssimo a atenção.
Eneida
Tem sim, Tatiana.
Vou pesquisar e te respondo melhor depois.
Rinaldo Garcia
Eneida, oi!
Entro no site do double-decker (bigbustours) que vc indicou e mostra 2 valores p/24h = 27 libras/normal price e 18 libras/website price, mas quando tento comprar só aparece o valor maior. É isso mesmo?
Obrigado, por enquanto.
Abraço.
Rinaldo
Campo Grande-MS
Eneida
Oi RInaldo,
Me parece que o preço está variando conforme a data, e se você busca o ticket “open date” (mais caro) ou com a data marcada.
Estêvão
Estava pensando em passar 8 dias em Londres, justamente neste período. Será que o feriado irá afetar os principais pontos turísticos da cidade? Estou um pouco preocupado com esta questão.
Eneida
Olá Estêvão,
Acho que as atrações permanecerão abertas, mas com certeza a cidade receberá uma carga extra de turistas e provavelmente os preços para hospedagem estarão inflados. Mas é um momento histórico, então já viu, não tem preço! 😉
Estêvão
Ah, que bom! Estava mais preocupado em perder dois dias inteiros da viagem por conta de locais turísticos fechados. Com relação à hospedagem, como vou ficar na casa de amigos, o aumento do preço dos hotéis não será um grande problema! E de fato, poder participar de um momento histórico como esse não tem preço!