No dia 06 de fevereiro de 1952 morria o Rei George VI em decorrência de um câncer no pulmão. Esta mesma data marca a ascenção ao trono de sua filha mais velha, então com 26 anos, que veio a se tornar a Rainha Elizabeth II. Afinal, é sempre assim: Rei Morto, Rei Posto.
Sessenta e cinco anos depois, Elizabeth celebra seu Jubileu de Safira. Desde o ano passado, ela é detentora do recorde de monarca com reinado mais longo da Grã-Bretanha e agora é a primeira a atingir o marco de 65 anos.
Today marks 65 years since Her Majesty The Queen acceded to the throne #SapphireJubilee pic.twitter.com/jTxFLeLdq9
— The Royal Family (@RoyalFamily) February 6, 2017
Conforme a tradição, ao meio-dia, a Artilharia Real saldará a Rainha com salvas de canhão no Green Park. A Banda da Artilharia Real se apresentará enquanto 89 cavalos levam 13 canhões usados na I Guerra Mundial até a posição. Na Torre de Londres, haverá também uma salva de tiros em homenagem à Monarca.
Leia também nossa página sobre a Rainha Elizabeth com todas as informações sobre a monarca britânica
A Rainha, no entanto, permanece em sua residência em Sandringham, onde se encontra desde o Natal. O Palácio de Buckingham divulgou que ela não participará de nenhum evento público, mas ficará recolhida. Para ela, a data marca a morte prematura de seu pai, que passou os últimos dias de vida em Sandringham.
Para celebrar o jubileu, o Royal Mint criou uma coleção de moedas de £5. Nelas foi gravada uma frase do discurso que Elizabeth proferiu no seu aniversário de 21 anos, quando era ainda Princesa: “My whole life, whether it be long or short, shall be devoted to your service” (Toda minha vida, seja ela longa ou curta, será devotada ao seu serviço).
Foi divulgado também um retrato da Rainha, tirado em 2014 por David Bailey, usando sua coleção de joias de safira. O colar, que dizem ser um dos favoritos de Elizabeth, foi um presente de casamento de seu pai e data de 1850.
***
Se você quer conhecer mais sobre a vida da Rainha Elizabeth e dos seus primeiros anos como monarca, sugiro a série The Crown. Não é um relato histórico e documental, mas uma produção espetacular baseada em fatos reais. Eu assisti e gostei muito e não pude deixar de lembrar da série hoje ao escrever sobre o jubileu.
luciene batista
a série the crown está realmente fantástica! vale a pena conhecer um pouca mais da vida da monarca e do regime politico-religioso da gra-bretanha.