A região central de Londres conta com cinco parques chamados Parques Reais: Hyde Park, Kensington Gardens, St James’s Park, Green Park e Regent’s Park/Primrose Hill.
Desses, Kensington Gardens é o que se localiza mais a oeste (à esquerda no mapa).
Com cerca de 100 hectares, nos Jardins de Kensington você encontra arquitetura e arte contemporânea nas Galerias Serpentine, o histórico Palácio de Kensington e seus lindos jardins, um playground em memória da Princesa Diana, além de fontes, memoriais, estátuas e muita tranquilidade para pessoas de todas as idades.
Kensington Gardens são originalmente os jardins privativos do Palácio de Kensington. Eles se separam do Hyde Park pela West Carriage Way, uma avenida que corta o parque de norte a sul e que também é chamada de The Ring.
História do Kensington Gardens em Londres
Originalmente parte do Hyde Park, no século XVI era usado como local de caça por Henrique VIII. Em 1728, os jardins foram incorporados ao Palácio de Kensington a pedido da Rainha Caroline, esposa do rei George II, que foi a responsável por moldar os jardins da forma que conhecemos hoje.
A Rainha Victoria também deixou sua marca nos Jardins. Foi sob o comando dela que foram criados os Jardins Italianos e o Albert Memorial, em memória a seu marido, falecido muito precocemente. Victoria nasceu no Palácio de Kensington e lá viveu até se ascender ao trono com apenas 18 anos.
Os jardins de Kensington foram abertos ao público gradualmente no século XVIII e, na época, era preciso estar bem vestido para frequentar!
O que ver em Kensington Gardens
Hoje, Kensington Gardens é um lindo refúgio no meio da cidade, lugar ideal para a corrida matinal, o piquenique na hora do almoço e, quando o tempo ajuda, para tomar sol e relaxar. É onde você quer se sentar e ver a vida passar num dia de calor.
Playground da Princesa Diana
Um enorme navio pirata ocupa o centro deste playground que foi inaugurado no ano 2000 como um tributo à Lady Di, que amava crianças.
Além do navio, há trilha sensorial, cabanas de índio, uma pequena praia de areia em volta do navio e diversos brinquedos. Inspirado nas histórias de Peter Pan, o playground incentiva as crianças a explorarem a imaginação e a aprenderem enquanto se divertem.
O playground destina-se a crianças de até 12 anos, é gratuito e permanece aberto durante todo o ano. Adultos só entram acompanhados de crianças. O horário de funcionamento varia conforme a época:
- Entre maio e agosto: 10h00 às 19h45
- Abril e setembro: 10h00 às 18h45
- Março e início de outubro: 10h00 às 17h45
- Fevereiro e final de outubro: 10h00 às 16h45
- Entre novembro e janeiro: 10h00 às 15h45
Estátua de Peter Pan
Um dos destaques do parque é uma estátua de Peter Pan, que mostra o personagem em um pedestal na companhia de esquilos, coelhos, ratos e fadas.
A estátua foi comissionada pelo próprio Barrie e foi inaugurada no parque em 1912. Recentemente foi totalmente restaurada e o jardim ao entorno também foi transformado, trazendo um pouco da magia de Peter Pan.
Esta estátua faz parte do projeto Talking Statues. Basta passar seu celular pela placa azul da estátua que você receberá uma ligação diretamente de Peter Pan!
Palácio de Kensington
Residência atual em Londres do Príncipe William, Kate Middleton e dos filhos George, Charlotte e Louis, o Palácio de Kensington tem forte conexão com a monarquia inglesa e já teve uma série de moradores célebres, incluindo a Rainha Victoria e a Princesa Diana.
Algumas áreas do Palácio são abertas à visitação. Além dos aposentos reais, você poderá ver exposições sobre a Rainha Victoria, passear pelos jardins e tomar um chá da tarde com toda a pompa.
Para ingressos e todas as informações, leia nosso artigo completo sobre o Palácio de Kensington
O arco de Henry Moore
Henry Moore é um dos escultores britânicos mais famosos do século XX e este arco de 6 metros de altura foi um presente dele à nação. O arco está em Kensington Gardens desde 1980, dois anos após a exposição de sua obra na Serpentine Gallery, por ocasião dos 80 anos do artista.
O arco é feito de sete peças de mármore travertino italiano e pesa mais de 37 toneladas. Depois de passar por uma extensa restauração, voltou a seu local original em Kensington Garden em 2012.
Jardins Italianos
Criados nos anos 1860, esses jardins ornamentais foram um presente do Príncipe Albert para sua amada Rainha Victoria. Várias fontes, estátuas e urnas embelezam esta área que fica no norte do parque, próximo a Lancaster Gate.
Galerias Serpentine
Duas galerias de arte, a Serpentine Gallery e a Serpentine Sackler Gallery, localizadas dentro dos Jardins de Kensington, expõem arte contemporânea seguindo as estações do ano. Assim, as exposições acontecem no outono, inverno, primavera e verão.
A programação é extensa e inclui uma mostra de arquitetura anual chamada de Pavillion, em que um arquiteto de renome mundial projeta um pavilhão temporário que é montado na grama em frente à Galeria.
As mostras são gratuitas e você ver a programação clicando aqui.
Leia aqui nosso artigo completo sobre as Galerias Serpentine
Albert Memorial
Este monumento, certamente o mais ornado de Londres, homenageia o príncipe consorte, marido da Rainha Victoria, que morreu de febre tifoide em 1861 com apenas 42 anos.
No memorial, Albert segura o catálogo da Grande Exibição de 1851, de que foi um dos organizadores. Em cada canto do monumento, vemos figuras de mármore representando a Europa, Ásia, África e América, e também figuras representando a indústria, o comércio a agricultura e a engenharia.
Leia aqui nosso artigo sobre o Albert Memorial
Em frente ao Albert Memorial, já fora do parque, está a sala de espetáculos mais linda de Londres, o Royal Albert Hall.
Kensington Gardens no verão
É uma delícia – e tão londrino! – passar uma tarde de verão no parque. Para nosso conforto, entre março e outubro é possível alugar essas cadeiras de pano listradas de verde, chamadas “deck chairs”.
O preço do aluguel varia de £1,80 (1 hora) a £9 (diária) e as cadeiras estão disponíveis normalmente entre 10h00 e 18h00 com alguma variação dependendo da estação e do clima.
Pensa em fazer um passeio de bike pelo Kensington Gardens? Leia aqui como funciona o sistema de aluguel de bicicletas em Londres
Mapa dos Jardins de Kensington – Kensington Gardens
Informações sobre a visita a Kensington Gardens
O parque permanece aberto de 6 de manhã até o entardecer durante todo o ano, entre 16h15 e 21h45.
As estações mais próximas ao parque são: no lado norte: Lancaster Gate e Queensway (linha Central) e Bayswater (District Line) e no lado sul, High Street Kensington (linhas District e Circle)
Várias rotas de ônibus passam por Kensington Gardens, entre elas as rotas 9, 10, 27, 28, 31, 49, 52, 70, 94, 148, 274, 360 e 390
Não, é totalmente gratuito
A partir do lado sul de Kensington Gardens, é fácil seguir a pé para os museus de South Kensington (Museu da Ciência, Museu de História Natural e Victoria & Albert), ir a Harrods, ou voltar de ônibus ou metrô para o centro de Londres
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Julia
Olá, gostaria de saber se é possível transitar de carro nos arredores do palácio? Passarei por lá de carro e queria tirar algumas fotos do palácio sem sair do carro, não pretendia sair para caminhar até o palácio. Sabem se tem como? Andei vendo no Google maps e o local não me pareceu ter uma via para carro, queria saber se vocês poderiam me informar sobre isso.
Muito obrigada
Eneida
OI Julia,
Não, o palácio fica dentro do parque e a entrada de carros (autorizados) é feita por uma rua privativa. Os simples mortais não chegam até lá de carro.
Izabel Cebulski Geri
Olá gostaria deinformações quanto custa um apto proximo ao kengston para compra
att Izabel
Eneida
Olá Izabel,
Esta pesquisa você terá de fazer junto a imobiliárias, pois varia bastante.