Considerado patrimônio mundial pela UNESCO desde 2003, o The Royal Botanic Gardens, Kew é visita obrigatória para quem gosta de jardins e plantas.
Além da beleza natural, Kew Gardens – o Jardim Botânico Real se destaca quando o assunto é história e desenvolvimento do paisagismo e pesquisa científica da flora mundial.
O acervo de plantas é dos maiores do mundo, contando com mais de 27 mil espécies, entre elas 14 mil árvores. O Jardim Botânico tem também uma coleção de orquídeas que já celebrou 200 anos, em jardins e estufas que reproduzem vários habitats do mundo.
O que ver em Kew Gardens
Ocupando uma área de 121 hectares, Kew Gardens é todo lindo e tenho certeza que cada um descobrirá seu cantinho preferido.
Além das construções e da paisagem exuberante presente em todo o parque, há doze jardins formais espalhados, que foram especialmente projetados e plantados com temas diferentes.
Os destaques do Jardim Botânico Real estão listados a seguir.
Palm House e Rose Garden
Em uma belíssima estrutura de ferro e vidro da era vitoriana, você encontra um clima tropical, com palmeiras de todos os cantos do mundo, inclusive nosso babaçu!
Atrás do Palm House, o Rose Garden foi originalmente projetado pelo famoso paisagista inglês William Nesfield em 1848. Até os anos 1920 não havia rosas no local, mas desde então 25 canteiros com 170 espécies diferentes da flor foram acrescidos ao jardim. Lindo!
Arboretum
O Arboreto ocupa dois terços dos Jardins e é composto de 14 mil árvores de mais de 2 mil espécies, incluindo variedades raras e antigas. A coleção apresenta árvores tão antigas quanto o Jardim Botânico (século XVIII), algumas que já não se encontram em nenhum outro local do Reino Unido.
A cada estação você acompanha a mudança nas cores e nos formatos das árvores, em um espetáculo maravilhoso que a natureza nos oferece.
Temperate House
Uma estufa gigante, com quase 5 mil metros quadrados, abriga espécies da África, Austrália, Nova Zelândia, Ásia e Pacífico. O prédio foi construído na metade do século XIX com o objetivo de fornecer condições climáticas ideais para as diversas plantas trazidas ao Reino Unido por cientistas e exploradores.
Depois de 5 anos de renovação, foi reaberta ao público em 2018. A Temperate House guarda diversas espécies de plantas que estão ameaçadas de extinção.
Princess of Wales Conservatory
Sob um só teto foram recriadas dez zonas climáticas diferentes nesta estufa inaugurada pela Princesa Diana em 1987. Aqui há plantas carnívoras e orquídeas em exposição, juntamente com representantes dos climas mais áridos do planeta.
Uma curiosidade é que em 1985 Sir David Attenborough enterrou na fundação do Princess of Wales Conservatory uma cápsula do tempo, contendo sementes de culturas alimentares básicas e algumas espécies ameaçadas. A cápsula deverá ser aberta em 2085, quando muitas das espécies estarão extintas ou serão muito raras.
Xstrata Treetop Walkway
Uma passarela suspensa a 18 metros de altura, localizada no Arboreto entre a Temperate House e o lago, proporciona um passeio nas alturas, pelo topo das árvores. Projetada pelos mesmos arquitetos do London Eye é uma atração bem popular no Jardim Botânico.
The Hive
Com 17 metros de altura, The Hive, é uma instalação que recria a vida dentro de uma colmeia de abelhas. Mil luzes de LED brilham de acordo com as vibrações das abelhas que habitam Kew Gardens.
Atualmente, The Hive é dos locais mais fotografados de Kew Gardens.
Fechado para manutenção entre 6/01/2020 e 31/03/2020.
Davies Alpine House
Projetada para recriar o frio, o vento e o ar seco do clima alpino sem o uso de ar condicionado e bombas de vento, a estufa abriga plantas adaptadas para suportar as condições climáticas severas dos pólos e dos topos das montanhas. Em exibição flores delicadas e coloridas.
Mapa de Kew Gardens
As crianças também se divertem em Kew, explore aqui as atrações feitas especialmente para elas.
E para completar o passeio, é possível fazer um lanche ou uma refeição em um dos cafés e restaurantes de Kew Gardens.
Como conhecer Kew Gardens
Tours guiados: para saber mais sobre a história, a arquitetura e, obviamente, as plantas e jardins de Kew Gardens, faça um passeio guiado. Veja a programação aqui.
Kew Explorer: um trenzinho aberto que percorre o parque, parando em 8 pontos. A passagem (£5 para adultos, £2 para crianças) é válida para o dia todo, num sistema “hop-on hop-off”, ou seja, você desce na parada que quiser e pode retomar o transporte em qualquer ponto.
Kew Gardens – Jardim Botânico Real
Ingressos 2022
Veja o valor na data da sua visita clicando aqui
Como comprar ingresso para Kew Gardens com desconto:
Compre com antecedência online (clique aqui)
Kew Gardens participa da promoção 2for1, onde você compra um ingresso e ganha um para a mesma atração. Baixe aqui o voucher, ou leia aqui sobre a promoção 2for1.
Kew Gardens é uma das muitas atrações incluídas no London Pass.. Assim, se você está considerando visitar diversas atrações pagas em Londres, é mais vantajoso comprar um passe. Leia aqui sobre o London Pass.
Kew Gardens é também uma das 50 atrações mais populares de Londres incluída no Go City London Explorer Pass. Este passe flexível dá entrada a 2, 3, 5, 6 ou 7 atrações da sua escolha e com ele você economiza até 35% do valor que pagaria pelos ingressos separadamente. Leia aqui sobre o Go City London Explorer Pass.
Horário de funcionamento
Na primavera e no verão (final de março a início de setembro), Kew Gardens fica aberto de 10h00 da manhã até às 18h30 durante a semana e 19:30 nos finais de semana.
Aberto todos os dias do ano, exceto nos dias 24 e 25 de dezembro.
Estação de metrô mais próxima: Kew Gardens (District Line, sentido Richmond), na zona 3 de transporte.
Como chegar em Kew Gardens
Endereço: Kew, Richmond, Surrey, TW9 3AB
Kew Gardens está localizado no sudoeste de Londres, entre os distritos de Richmond e Kew.
A linha verde do metrô (District line) leva o turista do centro de Londres à estação Kew Gardens em aproximadamente 30 minutos. De lá, são 10 minutos de caminhada até um dos portões, o Victoria Gate.
Estação de metrô mais próxima: Kew Gardens (District Line, sentido Richmond ou Overground), na zona 3 de transporte.
Outros parques em Londres
Hyde Park
Kensington Gardens
Primrose Hill – um parque com vista para Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Rosa Gadelha
Bom dia! Estou indo p Londres pela primeira vez em Dezembro e ficarei hospedada perto da estação Victoria. Gostaria de saber se vale a pena conhecer Kew gardens para ver a luzes de natal, tendo em vista ficar um pouco longe.
Desde já agradeço.
Rosa
Eneida
Olá Rosa,
Já respondi isso para você:
Olá Rosa,
Depende mesmo do que você já conhece na cidade, de quanto tempo ficará, e do que você gosta. Se nunca esteve em Londres e for ficar poucos dias, sugiro que se concentre nas atrações do centro da cidade. Se já conhece a cidade e quer ver algo diferente, certamente Kew é um lugar que vale a pena, na minha opinião.
Aline Gibertoni
Ola!! Com qual outra atração posso combinar o Kew Gardens?? Obrigada
Eneida
Oi Aline,
Se quiser permanecer no oeste, você pode conhecer Richmond (a vila e o parque), ou ir mais longe até Hampton Court.
Eliane
Parabéns Eneida, este post do Kew Gardens é maravilhosoooooooooo! Obrigada por nos brindar com mais essa informação!
Rafael
O seu site é um máximo !!! Você até me inspirou a criar um blog para ajudar as pessoas em determinado assunto que a maioria tem duvida (fique tranquila não vai ser concorrencia, será sobre outro assunto).
Novamente eu tenho algumas duvidas, eu estou perguntando picado conforme elas vão surgindo nas minhas pesquisas (não tenho mais nenhuma sobre metro!).
Eu li sobre um tal de VAT.
1. O valor do VAT já está incluso no valor do produto que eu comprar? Se não, como eu pago esse imposto?
2. Quando eu for voltar, como na alfandega eles vão saber o que é que eu comprei e o que já me pertence?
3. Além do VAT, vou ter de pagar outra taxa sobre as minhas compras? (nem pretendo comprar muita coisa, mais ir a Londres e voltar de mão vazia nem vale a pena 🙂 )
4. Como funciona a imigração da Inglaterra?
AH, esse jardim parece ser muito bonito, mas vai ficar muito fora do meu roteiro! Mas quando eu voltar em Londres outra vez eu vou vizita-lo com certeza!!!
Abraços.
Eneida
Oi Rafael,
1. O VAT é incluído no preço do produto.
2. Se você comprar eletrônicos, que é o que normalmente é taxado, os fiscais conhecem o que é importado e o que é nacional.
3. Imposto de importação se você trouxer mais do que o limite (USD 500,00). Informações aqui:
4. http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visitingtheuk/visitors/
Kalina Saraiva de Lima
Oi Eneida
muito muito bacana seu blog. ja adicionei ele aqui aa minha lista de favoritos. onde eh mesmo que eu clico pra segui-lo e assim ver as atualizacoes aparecendo na lista no meu blog?
abraco e sucesso
Kalina
Eneida
Oi Kalina,
Bem-vinda ao blog! É o botão de RSS?? Se for, está na barra lateral da direita.