O Leadenhall Market é um lindo mercado coberto no centro da City of London, como é chamada a área financeira da cidade, que também é a mais antiga.
O mercado, construído em 1881, contrasta incrivelmente com os arranha-céus vizinhos, entre eles o Cheesegrater, o Gherkin, e prédio do Lloyds, que fica logo ao lado.
Embora chamado de mercado, hoje em dia funciona mais como uma galeria coberta de lojas, bares e restaurantes.
História do Leadenhall Market em Londres
A história do Leadenhall Market é bem mais antiga do que este prédio magnífico da era vitoriana que hoje podemos apreciar.
Já no século XIV, temos registro de um mercado de aves funcionando no local, no entorno de um edifício que se chamava La Ledene Hall, provavelmente uma referência ao seu teto de chumbo (lead em inglês).
O mercado original evoluiu e atraiu outros comerciantes, tornando-se um ponto de comércio importante.
Depois do Grande Incêndio de Londres de 1666, o Leadenhall Market ganhou pela primeira vez uma cobertura e, em 1881, a nova estrutura substitui o que restara da antiga.
O arquiteto a quem coube o projeto do novo Leadenhall Market, Sir Horace Jones, é famoso também por outras obras na City, incluindo um dos ícones de Londres, a Tower Bridge, e os mercados de Smithfield (carnes) e Billingsgate (peixe).
Arquitetura do Leadenhall Market
O teto alto de ferro fundido e vidro cobre as duas galerias principais e no local onde elas se encontram, há uma linda cúpula.
As paredes das lojas são pintadas de bege e vinho e há detalhes para qualquer lado onde se olha, como os dragões no topo das colunas e o trabalho de gesso entre as janelas, representando laranjeiras plantadas em vasos.
As entradas para o mercado são em forma de enormes pórticos muito ornados, com destaque para os dragões, que simbolizam a City of London, cuspindo fogo.
A entrada principal é pela Gracechurch Street, mas há outros pórticos na Lime Street e Whittington Avenue.
O que funciona no Leadenhall Market
Atualmente, no mercado há cerca de 20 pubs, bares e restaurantes e o mesmo número de lojas, vendendo de canetas a perfumes, de flores a moda e acessórios.
O local é muito frequentado por quem trabalha nos bancos e empresas da City e assim, especialmente na happy hour, podemos ver o pessoal com cara de escritório tomando uns pints antes de ir para casa.
Entre os restaurantes e bares destaque para:
Cheese at Leadenhall – paraíso para os amantes dos queijos, a loja vende queijos que podem ser degustados no local, juntamente com vinhos e outras delícias
Gino D’Acampo / My Pasta Bar – comida italiana autêntica com preços honestos
The Lamb Tavern – pub tradicional com restaurante
We Grill – espetinhos à inglesa
Veja aqui informações sobre as lojas do Leadenhall Market.
Leadenhall Market e Harry Potter
E para os fãs do Harry Potter, o Leadenhall Market virou um dos pontos de peregrinação em Londres, já que ali foi filmada uma cena do primeiro filme da série, em que Harry e Hagrid estão a caminho do Diagonal Alley.
Também no mercado está a porta de entrada para o pub The Leaky Cauldron que também aparece no filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.
É bem fácil de achar, pois é uma porta azul de uma loja na Bull’s Head Passage, ao lado do número 42.
Cena do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal – Harry e Hagrid caminham no Leadenhall Market em direção ao Diagonal Alley
Leadenhall Market – informações
Leadenhall Street, Gracechurch Street and Lime Street, EC3V 1LT
Estações de metrô próximas: Bank (linhas Central e Northern) e Monument (linhas Circle e District)
Leia também sobre Harry Potter em Londres:
Sobre a City of London:
Deixe um comentário