LONDON ROCKS!
Se você gosta de rock, com certeza gosta de bandas britânicas. Não só Beatles e Rolling Stones, claro. Tem Queen, David Bowie, Led Zeppelin e até Robbie Williams. Pra alguns, isso pode soar como uma surpresa. Pra outros, nada de novo.
Para quem busca novidade sobre as bandas britânicas, sejam apreciadores ou fãs, há duas opções: o nosso passeio do rock em português, a pé, pelos bairros do Soho e St. James; e um tour em inglês com micro–ônibus que abrange várias outras regiões da cidade. De Chelsea a Mayfair com Notting Hill e a Abbey Road no caminho, o passeio é uma imersão nas histórias das bandas das décadas de 60 e 70.
Como é o passeio Rock Legends Tour
Não vou falar muito sobre a qualidade do trabalho dos guias da London Rock Tours porque as avaliações do TripAdvisor já fazem isso, mas quero destacar que tive o prazer de fazer o passeio com o guia Lee. Acredite se quiser: você já ouviu as mãos do Lee. Quer ouvir agora? Elas estão no começo de “We Will Rock You”, do Queen.
Não só isso. O Lee, em particular, conheceu também Norman Sheffield. Um nome desconhecido para alguns, que também falamos no nosso passeio do rock a pé, e que Freddie Mercury “homenageou” em Death On Two Legs (Dedicated to…).
Quem pareceu esquecer de Norman, no entanto, foi o filme Bohemian Rhapsody. O próprio Lee, assim como muita gente, comenta isso. No filme, há alguns erros cronológicos e um deles é a assinatura de contrato com o empresário – no filme, mostra como sendo o executivo Ray Foster.
No passeio, um dos locais que o ônibus passa na frente é o prédio em Chelsea onde o Queen assinou o primeiro contrato da carreira. Na mesma rua ficava a loja SEX, muito frequentada pelos punks da década de 70; e também a Chelsea drug store citada pelos Rolling Stones em You can’t always get what you want. Outro lugar da mesma música é onde acontece um protesto – demonstration – também no bairro de Chelsea.
Ali pertinho também fica o local onde Brian Epstein morava. Brian era empresário dos Beatles e dizem os rumores que ele frequentava um pub chamado Horse & Groom, que admitia público gay – o que na época era ilegal.
Beatles tem destaque, claro, quando o micro-ônibus para na Abbey Road e as 16 pessoas descem pra fazer a famosa foto atravessando a faixa de segurança. O guia dá dicas, ajuda a fotografar e empresta uma caneta pra rabiscar no muro da Abbey Road. Minha dica: tire foto do que escrever. O estúdio re-pinta o muro a cada mais ou menos quatro meses.
Esta não é a única parada do passeio. Também tem uma no Sticky Fingers, o restaurante do ex-baixista dos Rolling Stones, Bill Wyman e na casa onde Freddie Mercury viveu seus últimos anos e morreu, Garden Lodge. Esta casa foi deixada por ele para Mary Austin, sua inspiração para Love of My Life e o grande amor da vida dele. A parada na frente da casa é discreta, até intimidada pela própria Mary. Placas escritas nas paredes proíbem e avisam que a entrada é filmada. Ou seja, nada de gracinhas.
Não espere que tenha tudo isso no teu passeio, no entanto. A rota pode ser alterada por causa de trânsito e clima, então pode ser que uma coisa ou outra não apareça no passeio, ou que algo a mais apareça. Já pensou ver o Jimmy Page saindo de casa?
De um ponto pro outro as histórias são intercaladas com músicas relacionadas (nada mais justo) e são mostradas fotos da época, o que deixa a experiência ainda mais perto de uma viagem no tempo.
Não seria nada mal poder entrar num portal e dar um pulinho na época pra ver as roupas, ouvir a música e viver um pouquinho que fosse daquilo tudo. Como não é possível, a solução é embarcar no ônibus e ouvir três horas e meia de histórias e músicas.
Ao terminar o passeio, é como se estivesse saindo de um show. Animado, ainda mais fã dos artistas e cheio de histórias pra contar e fotos pra mostrar.
Tour guiado Lendas do Rock em Londres
Há vários roteiros disponíveis. O mais tradicional é o “Classic Rock & Beatles”
Inverno (até 29 de março de 2019) – saídas sábados, domingos, terças, quartas e quintas às 13h00 – valor £35 por pessoa
Verão (30 de março a 27 de outubro de 2019) – saídas diárias às 14h00 – valor £45 por pessoa
Ingressos à venda na loja VisitBritain (valores em USD).
Texto e fotos: Rafael Maciel, guia de passeios temáticos em português.
O Rafael fez o passeio a convite do VisitBritain.
Este post contém links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão sobre compras feitas através dos links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Deixe um comentário