Este artigo é sobre a linha Jubilee do metrô de Londres, cinza no mapa do metrô, que tem um trajeto bem interessante quando passa pelo centro de Londres. Quer ver?
Vamos começar pela estação mais a noroeste no mapa a seguir, St. John’s Wood, que fica na zona 2 de transportes, e é onde você descerá para ir à famosa Abbey Road tirar sua foto imitando a pose da capa do disco dos Beatles. Falamos dela aqui.
Continuando na Jubilee line, a próxima estação é a não menos famosa Baker Street, eternamente vinculada ao mais ilustre morador da rua de mesmo nome, Sherlock Holmes.
Mas não é só por ser endereço do célebre detetive que a estação é importante. É ela que você usará para ver os bonecos de cera do Madame Tussauds, que fica logo em frente.
Os beatlemaníacos seguindo os passos da banda usarão a estação Baker Street para ir a Apple Shop, ao cartório de Marylebone onde Paul McCartney se casou e também à única loja de Londres dedicada exclusivamente a memorabilia da banda.
A próxima estação, Bond Street, é bem no centro do comércio, na Oxford Street quase em frente da loja de departamentos Selfridges. Quem quiser ver o comércio de luxo da cidade, irá virar no próximo quarteirão, na New Bond Street e seguir apreciando as vitrines até Piccadilly. Veja nosso roteiro da área.
Green Park é uma estação grande onde passam duas outras linhas importantes: a Piccadilly e a Victoria. Você pode descer em Green Park para visitar o Palácio de Buckingham, mas no caminho aprecie o parque e, principalmente, o portão chamado Canada Gate, já bem próximo ao Palácio.
Seguindo em rumo ao sul chegamos em Westminster, onde há uma concentração de edifícios da categoria “Cartão Postal”: o Palácio de Westminster, o Big Ben, a Abadia de Westminster e, atravessando a ponte de Westminster, a London Eye.
Se não quiser atravessar a ponte caminhando, continue na Jubilee line até a estação Waterloo, já na margem sul do Tâmisa.
Da estação a London Eye é um pulinho só, e você poderá passear pelo calçadão passando pelo Jubilee Garden e o Southbank Centre. É uma linda caminhada por uma região que está sempre cheia e animada.
Southwark, a estação seguinte, fica bem próxima da galeria de arte moderna Tate Modern e do teatro de Shakespeare, The Globe.
Mas muita gente irá diretamente para a estação London Bridge, para visitar o delicioso Borough Market e a linda Southwark Cathedral, além de subir ao 68o andar do prédio mais alto de Londres para ter uma vista espetacular da cidade no The View from the Shard.
A Jubilee line continua seu caminho para o leste de Londres passando por Bermondsey, Canada Water, Canary Wharf até chegar a North Greenwich, estação onde se encontra a O2 Arena e o bondinho (Emirates Air Line) que te levará ao lado norte do rio.
Leia também sobre outras linhas do metrô de Londres:
Linha Piccadilly – que liga o aeroporto de Heathrow à estação St. Pancras passando por vários locais turísticos
Linha Elizabeth – a nova linha do metrô de Londres que conecta os extremos leste e oeste da cidade passando pelo centro da cidade
Juliana Reis
UFA! que alívio! rs. Obrigada Eneida! Não quero que nada estrague meu passeio, afinal, escolhi o último dia para ir e não devo ter outra chance tão cedo. Bjs e adoro o site!
Juliana Reis
Alguém poderia me ajudar? Comprei o ingresso para a visita ao Palácio para o dia 2 de FEV, mas coloquei o endereço do Brasil com a opção de pegar o ingresso na chegada. Pelo o que eu entendi o meu endereço estará impresso no ingresso ou em alguma lista, será que eles pedirão comprovante de residência? Alguém aí comprou e pode me dar dica de como eu posso sair dessa enrascada sem perder, claro, o meu passeio? rs. MUITO GRATA!!!
Eneida
Olá Juliana,
Acho que você está estressando à toa!
NUNCA me pediram comprovante de endereço para pegar ingresso algum. O que pode ser pedido é o cartão de crédito com o qual você comprou o ingresso.