Não é novidade que tudo que foi tocado pelos Beatles virou ouro e hoje são vendidos por até milhares de libras autógrafos, fotos, manuscritos de letras e partituras de melodias, sem falar em pertences dos membros da banda, como guitarras e roupas, que saem por milhões.
Até um dente de John Lennon já foi arrematado por £19.500 em 2011!
Mesmo assim, fiquei surpresa com a notícia de que a escritura do túmulo de Eleanor Rigby seria colocada à venda em um leilão de memorabilia dos Beatles no 11/09/2017. Escritura de túmulo??!
O túmulo, eu – e muita gente que vai a Liverpool – já conheço: fica no cemitério da igreja de São Pedro (St Peter’s Church em Woolton), famosa também por ser o local em que John Lennon e Paul McCartney se conheceram em uma festa no salão paroquial em 1957.
A linda música Eleanor Rigby foi escrita 9 anos depois desse encontro e fala da solidão de uma mulher na Inglaterra pós-guerra, que “morreu na igreja e foi enterrada sozinha com seu nome“.
Assim, é muito fácil concluir que a Eleanor Rigby da música foi no mínimo inspirada na Rigby nascida em 1895 e morta aos 44 anos em 1939, como nos informa a lápide de seu túmulo.
Mas o interessante é que Paul McCartney, a quem creditam quase integralmente a autoria da letra, sempre afirmou que a Eleanor da música é um personagem totalmente fictício, que chegou até mesmo a ter outros nomes em versões anteriores da letra.
Na verdade, o túmulo só foi “descoberto” em 1984. Ao saber de sua existência, Paul declarou que o nome deveria estar escondido em seu subconsciente, já que ele e John costumavam cortar caminho pelo cemitério da igreja, na época em que se conheceram.
Foto: Loco Steve via Flickr
Com isso, a vida da verdadeira Eleanor Rigby, que de outra forma seria interessante somente para seus descendentes, já foi pesquisada minuciosamente, como pode ser visto aqui.
Estátua de Eleanor Rigby em Liverpool
Já a personagem de que trata a música, desde 1982 também faz parte da paisagem urbana de Liverpool, em uma estátua que pode ser vista na Stanley Street, bem próximo do famoso Cavern Club.
A estátua em bronze mostra uma mulher sentada em um banco com uma sacola de compras de um lado e um jornal de outro, onde está pousado um passarinho. No muro atrás, uma dedicatória: “to all the lonely people” (a todos os solitários).
Update: a escritura do túmulo não obteve interesse no leilão e assim não foi vendida 🙁
Quer explorar Liverpool e conhecer os pontos relacionados aos Beatles? Conheça a proposta de trabalho da nossa guia brasileira em Liverpool, clicando aqui.
Leia também sobre Liverpool:
Como ir de Londres a Liverpool
Beatles Story: museu dos Beatles em Liverpool
Deixe um comentário