Procurando um roteiro a pé por Chinatown, Soho e Covent Garden? Veja esta sugestão de passeio a pé pela área bem central de Londres.
Neste passeio, partimos da Trafalgar Square, e caminhamos por aproximadamente 6 km entre Soho, Chinatown e Covent Garden.
Da mesma forma que neste outro passeio, é possível percorrer o trajeto em umas 3 horas ou levar um dia inteiro, dependendo da disposição e do interesse de cada um.
Ponto de início: Trafalgar Square
Estação de metrô mais próxima: Charing Cross – em amarelo no mapa abaixo.
Veja o mapa abaixo.
1. Caminhe em direção ao prédio da Galeria Nacional e à esquerda, entre a ala principal e a ala nova, Sainsbury, passe por uma entrada para pedestre, chegando até a St. Martin’s Street. Atravesse a Orange Street. Olhando para sua direita, é possível ver uma igrejinha, Orange Street Congregational Church, construída em 1693 pelos Huguenotes.
Leicester Square
2. Continue até a Leicester (que se pronuncia Lés-ter) Square, que é o palco das pré-estreias de filmes arrasa-quarteirão em Londres.
Se houver um tapete vermelho e guarda-corpos para conter a multidão de fãs, pode esperar que vai ter desfile de estrelas chegando para assistir à pré-estreia de algum filme.
Na praça, há um quiosque TKTS, onde é possível comprar ingressos com desconto para os shows do West End. Este é o verdadeiro, administrado pela Society of London Theatre.
Chinatown
3. Atravesse a praça, conservando-se à esquerda, e pegue a Leicester Street até a Lisle Street.
Restaurantes, acupuntura e medicina chinesa, supermercados vendendo ingredientes exóticos, todos com anúncios bilíngues, anunciam que estamos chegando a Chinatown.
Vire à direita na Lisle St. e siga até o final, entrando à esquerda no Newport Place. Neste quarteirão é possível ver um pagode chinês e o pórtico de Chinatown, já na Gerrard Street.
Shaftesbury Avenue e Piccadilly Circus
4. Siga na Gerrard St. até a Whitcomb Street. Atravesse a rua e procure, à esquerda, por uma outra pequena passagem de pedestre, chamada Rupert Court, que fica logo após um restaurante Pizza Express.
Esse beco, um dos muitos da região de Soho e Chinatown, levará você a Rupert Street. Vire à direita e siga andando até chegar à Shaftesbury Ave, endereço de vários teatros da cidade.
Entre à esquerda nesta avenida, e logo você verá os anúncios em neon e a estátua de Eros: você está em Piccadilly Circus.
Soho
5. Atravesse a avenida e entre na Glasshouse Street. Aqui entramos no coração do Soho, área que já foi famosa pelo Red Light District.
Hoje, as sex-shops e cinemas X-rated da redondeza convivem com supermercados, pubs e delis.
Continue à direita na Sherwood St, depois chamada Lower James St., até a Golden Square, uma linda pracinha no meio da confusão urbana.
Carnaby Street
6. A próxima parada é a Carnaby St. Continuando na Lower James St., vire à esquerda na Beak St. e, logo em seguida, à direita na Carnaby St.
Esta rua, que fez história nos anos 60, é hoje uma rua para pedestre muito bem cuidada, que ainda é endereço de algumas boutiques e lojas exclusivas.
Na esquina da Broadwick St com a Carnaby, você verá um enorme mural na parede, o Spirit of Soho.
Old Compton Road
7. Vire à direita na Broadwick Street e siga em frente até a Berwick Street. Aí é possível visitar o Berwick Street Market, uma das feiras de hortifrúti no centro de Londres, que também vende comida pronta de diversas nacionalidades. Além da feira, algumas lojas vendem discos de vinil e outros artigos vintage.
No final da rua, entre à esquerda e, no fim do quarteirão, à direita na Wardour Street até encontrar a Old Compton Street (vire então à esquerda). Você estará no centro da comunidade gay/lgbt de Londres, onde há muitos bares, cafés e restaurantes.
Soho Square
8. Para conhecer a Soho Square entre a direita na Frith Street e caminhe por dois quarteirões.
A praça de Soho é dos endereços mais cobiçados (e caros) de Londres para as empresas de mídia. No número 47 da Frith St. está localizada uma casa de jazz super tradicional da cidade – Ronnie Scott‘s, que já completou 60 anos.
Para voltar, pegue a Greek St até que ela encontre novamente com a Old Compton Street. Na Greek St, há um restaurante interessante, L’Escargot, onde você janta apreciando quadros de Miró e Chagall (dizem que verdadeiros!).
Covent Garden
9. Na bifurcação da Old Compton Street pegue a Moor Street à direita e atravesse a Charing Cross Road e, logo depois, a Shaftesbury Avenue.
Siga nesta avenida por dois pequenos quarteirões, e entre à direita na Earlham Street.
Seven Dials
10. Continuando na Earlham Street, você chega a Seven Dials que, além de ser o nome da confluência das 7 avenidas, também denomina uma região conhecida pelas lojas de designers famosos, brechós e restaurantes.
No centro da rotatória, um lindo relógio de sol, colocado no local originalmente em 1694. No final dos anos 1980, a área foi toda modernizada e o relógio voltou a seu lugar depois de uns anos de ausência.
Neal’s Yard
11. Atravesse a rotatória e pegue a rua Shorts Gardens até o Neal’s Yard, um beco à esquerda.
Os prédios pintados em cores fortes, lojas de produtos new-age, a farmácia alternativa Neal Yard’s Remedies e os queijos maravilhosos do Neal’s Yard Dairy atraem os turistas e também locais.
Mercado de Covent Garden
12. Volte à Short Gardens, e vire a primeira à direita na Neal Street. Caminhe nesta rua, atravesse uma avenida (Long Acre) e o Covent Garden Market estará logo a frente.
Muitos bares e restaurantes, artistas de rua, lojas variadas compõem este outro ponto turístico de Londres. Leia nosso guia completo de Covent Garden.
Trafalgar Square
13. Atravesse a praça em direção a Strand, onde você deve entrar à esquerda.
Seguindo em frente, você passará pela estação de metrô de Charing Cross, e logo adiante estará de volta à Trafalgar Square. Fim do passeio!
Mariana
Olá, queria saber o tempo que leva este passeio mais ou menos? E se para quem quiser explorar esses bairros seria melhor dividir o passeio em dois dias.
Eneida
Olá Mariana,
O trajeto todo tem cerca de 4,5 km. Creio que em uma manhã ou tarde você consegue percorrê-lo. Mas obviamente depende do seu interesse em parar nos lugares, tirar fotos, etc. Se tiver dois dias, certamente fica menos cansativo.
delma carvalho
Bom Dia,
1-) Estarei em Londres por um dia em outubro/2014 (bate-e-volta de Paris) para fazer o passeio a pé proposto por vcs, qual metro eu devo pegar a partir da estação do Eurotunel? Convêm pegar táxi em vez do metrô?
2-) Se eu optar pelo passeio de barco, qual o metro devo pegar a parti da estação do Eurotunel?
Obrigada. Excelente o serviço prestado por vcs. Abraços!
Eneida
Oi Delma,
Para este passeio do post, a estação é Charing Cross. Se não quiser ter de “decifrar” o metrô, certamente é mais conveniente ir de táxi. Veja o preço aproximado aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/vai-de-taxi-em-londres/
Para o passeio de barco, você pode sair do píer de Westminster, estação de metrô Westminster
Eneida
Vou viajar para Londres a fim de visitar uma família da qual fui interprete no Brasil. Ficarei um mês aproximadamente.
Minha expectativa, além de curtir a familia, é conhecer Londres como um londrino.
Quais dicas você poderia me dar? Algum PUB que é indipensável conhecer?
Eneida
Olá,
O site está cheio de dicas, dê uma lida no que mais te interessa. Tem algumas sugestões de pubs também, nestes posts:
http://www.londresparaprincipiantes.com/alguns-gastropubs/
http://www.londresparaprincipiantes.com/o-pub-mais-antigo-de-londres/
http://www.londresparaprincipiantes.com/the-punch-bowl-o-pub-de-guy-ritchie-em-mayfair/