Procurando um roteiro a pé por Chinatown, Soho e Covent Garden? Veja esta sugestão de passeio a pé pela área bem central de Londres.
Neste passeio, partimos da Trafalgar Square, e caminhamos por aproximadamente 6 km entre Soho, Chinatown e Covent Garden.
Da mesma forma que neste outro passeio, é possível percorrer o trajeto em umas 3 horas ou levar um dia inteiro, dependendo da disposição e do interesse de cada um.
Ponto de início: Trafalgar Square
Estação de metrô mais próxima: Charing Cross – em amarelo no mapa abaixo.
Veja o mapa abaixo.
1. Caminhe em direção ao prédio da Galeria Nacional e à esquerda, entre a ala principal e a ala nova, Sainsbury, passe por uma entrada para pedestre, chegando até a St. Martin’s Street. Atravesse a Orange Street. Olhando para sua direita, é possível ver uma igrejinha, Orange Street Congregational Church, construída em 1693 pelos Huguenotes.
Leicester Square
2. Continue até a Leicester (que se pronuncia Lés-ter) Square, que é o palco das pré-estreias de filmes arrasa-quarteirão em Londres.
Se houver um tapete vermelho e guarda-corpos para conter a multidão de fãs, pode esperar que vai ter desfile de estrelas chegando para assistir à pré-estreia de algum filme.
Na praça, há um quiosque TKTS, onde é possível comprar ingressos com desconto para os shows do West End. Este é o verdadeiro, administrado pela Society of London Theatre.
Chinatown
3. Atravesse a praça, conservando-se à esquerda, e pegue a Leicester Street até a Lisle Street.
Restaurantes, acupuntura e medicina chinesa, supermercados vendendo ingredientes exóticos, todos com anúncios bilíngues, anunciam que estamos chegando a Chinatown.
Vire à direita na Lisle St. e siga até o final, entrando à esquerda no Newport Place. Neste quarteirão é possível ver um pagode chinês e o pórtico de Chinatown, já na Gerrard Street.
Shaftesbury Avenue e Piccadilly Circus
4. Siga na Gerrard St. até a Whitcomb Street. Atravesse a rua e procure, à esquerda, por uma outra pequena passagem de pedestre, chamada Rupert Court, que fica logo após um restaurante Pizza Express.
Esse beco, um dos muitos da região de Soho e Chinatown, levará você a Rupert Street. Vire à direita e siga andando até chegar à Shaftesbury Ave, endereço de vários teatros da cidade.
Entre à esquerda nesta avenida, e logo você verá os anúncios em neon e a estátua de Eros: você está em Piccadilly Circus.
Soho
5. Atravesse a avenida e entre na Glasshouse Street. Aqui entramos no coração do Soho, área que já foi famosa pelo Red Light District.
Hoje, as sex-shops e cinemas X-rated da redondeza convivem com supermercados, pubs e delis.
Continue à direita na Sherwood St, depois chamada Lower James St., até a Golden Square, uma linda pracinha no meio da confusão urbana.
Carnaby Street
6. A próxima parada é a Carnaby St. Continuando na Lower James St., vire à esquerda na Beak St. e, logo em seguida, à direita na Carnaby St.
Esta rua, que fez história nos anos 60, é hoje uma rua para pedestre muito bem cuidada, que ainda é endereço de algumas boutiques e lojas exclusivas.
Na esquina da Broadwick St com a Carnaby, você verá um enorme mural na parede, o Spirit of Soho.
Old Compton Road
7. Vire à direita na Broadwick Street e siga em frente até a Berwick Street. Aí é possível visitar o Berwick Street Market, uma das feiras de hortifrúti no centro de Londres, que também vende comida pronta de diversas nacionalidades. Além da feira, algumas lojas vendem discos de vinil e outros artigos vintage.
No final da rua, entre à esquerda e, no fim do quarteirão, à direita na Wardour Street até encontrar a Old Compton Street (vire então à esquerda). Você estará no centro da comunidade gay/lgbt de Londres, onde há muitos bares, cafés e restaurantes.
Soho Square
8. Para conhecer a Soho Square entre a direita na Frith Street e caminhe por dois quarteirões.
A praça de Soho é dos endereços mais cobiçados (e caros) de Londres para as empresas de mídia. No número 47 da Frith St. está localizada uma casa de jazz super tradicional da cidade – Ronnie Scott‘s, que já completou 60 anos.
Para voltar, pegue a Greek St até que ela encontre novamente com a Old Compton Street. Na Greek St, há um restaurante interessante, L’Escargot, onde você janta apreciando quadros de Miró e Chagall (dizem que verdadeiros!).
Covent Garden
9. Na bifurcação da Old Compton Street pegue a Moor Street à direita e atravesse a Charing Cross Road e, logo depois, a Shaftesbury Avenue.
Siga nesta avenida por dois pequenos quarteirões, e entre à direita na Earlham Street.
Seven Dials
10. Continuando na Earlham Street, você chega a Seven Dials que, além de ser o nome da confluência das 7 avenidas, também denomina uma região conhecida pelas lojas de designers famosos, brechós e restaurantes.
No centro da rotatória, um lindo relógio de sol, colocado no local originalmente em 1694. No final dos anos 1980, a área foi toda modernizada e o relógio voltou a seu lugar depois de uns anos de ausência.
Neal’s Yard
11. Atravesse a rotatória e pegue a rua Shorts Gardens até o Neal’s Yard, um beco à esquerda.
Os prédios pintados em cores fortes, lojas de produtos new-age, a farmácia alternativa Neal Yard’s Remedies e os queijos maravilhosos do Neal’s Yard Dairy atraem os turistas e também locais.
Mercado de Covent Garden
12. Volte à Short Gardens, e vire a primeira à direita na Neal Street. Caminhe nesta rua, atravesse uma avenida (Long Acre) e o Covent Garden Market estará logo a frente.
Muitos bares e restaurantes, artistas de rua, lojas variadas compõem este outro ponto turístico de Londres. Leia nosso guia completo de Covent Garden.
Trafalgar Square
13. Atravesse a praça em direção a Strand, onde você deve entrar à esquerda.
Seguindo em frente, você passará pela estação de metrô de Charing Cross, e logo adiante estará de volta à Trafalgar Square. Fim do passeio!
Suzana
Olá Eneida,
Pretendo viajar para Londres em 23/Jan (próxima segunda-feira) ou 03/Fev e passar 7 dias, sem incluir os dois dias de viagem de ida e retorno, pretendo também fazer algum passeio de um dia para alguma cidade viznha. Como não falo inglês, gostaria de saber se é possível se deslocar com facilidade pela cidade ou se requer um guia. Caso dependa de orientação, tem alguma indicação de agências de turismo ou guias em português ou espanhol, para Londres e arredores ?
Aguardo retorno, obrigada.
Suzana
Eneida
Oi Suzana,
A gente aqui é adepto da viagem independente. Leia o blog, tem muita informação! Estude o mapa do metrô e aventure-se!
Francisca Duarte
Realmente, o Odilon tem razão: vocês são demais. A Ângela eu não conheço (ainda não deu para pensar em ir à Alemanha) e, junto com o VnV, a gente viaja antes de viajar. Meus companheiros de trip ficam impressionados com o meu grau de informação. Eu devo a vcs. Abs.
Eneida
Obrigada pelo carinho!
Odilon Araujo
Grato, Eneida!
Ah, e antes que eu esqueça: parabéns pelo site. Vc, a Lina do “Conexão Paris” e a Ângela do “Alemanha, pq não?” deveriam receber um prêmio Nobel de incentivo ao “turismo independente”… hehehe!
[]s
Odilon
Eneida
🙂
Odilon Araujo
Bom dia, Eneida (boa tarde aí em Londres…)
“Covent Garden Market estará logo a frente. Muitos bares e restaurantes, artistas de rua, lojas variadas compõem este outro ponto turístico de Londres.”
Qual o melhor dia de dar um pulo no Covent Garden Market? Essas exibições de artistas de rua acontecem todos os dias?
Um abraço!
Odilon
Eneida
Oi Odilon,
O melhor dia é um dia de sol!
mônica
olá Eneida, boa tarde.
Eu estava aqui olhando o roteiro a pé pelo soho, chinatown e outros e percebi que de onde estarei hospedada na sherwood street na piccadilly eu posso visitar esses bairros andando já do meu hotel estou certa? então isso quer dizer que também estou próxima da trafalgar square? posso andar então até a national gallery? isso está correto?
Abraços
Eneida
Olá Mônica,
No mapa do post, você pode ver a localização de Piccadilly Circus e da rua do seu hotel. A Trafalgar Square está marcada no mapa com um alfinete amarelo. É bem perto.