A nossa queridíssima leitora Flavia Leandro, além de nos contar tudo sobre a visita que fez à Tower Bridge, que publicamos na semana passada, ainda nos presenteou com este relato sobre como aproveitou os dias em que passou em Londres com o marido e os filhos agora em janeiro de 2014. Este post é para você que já explorou os pontos turísticos principais da cidade e quer ideias do que mais fazer e ver, para se sentir um pouco como um londrino. Com a palavra, a Flavia:
Há anos viajamos frequentemente a Paris, até que um dia nossa filha, adolescente, resolveu se manifestar e dizer que queria conhecer Londres. Quebramos nossa rotina parisiense e nos programamos para um bate-volta a Londres. Foi por causa disso que conheci o blog Londres para Principiantes e nunca mais me desgrudei desse perfeito blog…
No nosso “bate-volta“, indo a Londres pela primeira vez, fomos na London Eye porque teríamos uma vista do alto da cidade, e depois saímos caminhando por dentro das ruas, para sentir Londres de perto. Caminhamos pela Oxford St e Regent St.. Sentimos o pulsar de Londres andando por essas ruas. Foi uma escolha tão perfeita que nos apaixonamos pela cidade e quisemos retornar para ficarmos alguns dias.
Na nossa segunda vez a Londres, sempre em família, seguimos o roteiro do Guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas. As sugestões dos passeios foram perfeitas e conhecemos os pontos importantes da cidade.
Continuamos apaixonados pela cidade e quisemos retornar pela terceira vez, sempre em família. Dessa vez escolhemos espaços londrinos menos turísticos. Visitamos locais incríveis e sugestivos, os quais indicamos pra quem já foi mais de uma vez à cidade e quer continuar descobrindo mais coisas interessantes em Londres.
Agora compartilho aqui algumas coisas que fizemos:
Saint Paul’s Cathedral
Já havíamos ido à catedral na primeira vez, afinal a visita à Sant Paul’s é obrigatória, mas ficamos só no térreo, na nave principal para assistirmos à missa cantada Evensong. Dessa vez, com mais calma, subimos até a Galeria dos Sussuros. Meu marido e meu filho ainda subiram até bem lá no alto e tiveram uma vista incrível de Londres. Essa subida toma tempo e suga energia porque são muitos degraus até chegarmos à Galeria. E ainda outros tantos para chegar lá no alto. Por isso indico esse passeio para quem vai numa segunda ou terceira visita a Londres.
Esse lugar é lindo! É um lugar agradável, aprazível, pra sentar e relaxar. Passeamos ali com calma, tomamos uma sopa quentinha deliciosa, com pães igualmente deliciosos à vontade, numa delicatessen charmosa, a Boat House. St. Katherine’s Docks é um lugar bem bacana e indicadíssimo para quem já visitou os ícones de Londres e quer viver a cidade em lugares fora do circuito turístico.
Quisemos ir lá, porém fugindo do dia movimentado da famosa feira de Portobello Road. Fomos então numa 2ª feira. Perfeito! Sem a agitação pudemos apreciar as casas coloridas e observar os locais, fazendo compras de frutas nas barraquinhas e caminhando pelo bairro. Pudemos observar uma manhã de segunda-feira, bem típica, no inverno londrino. O lugar é elegante e tem lojinhas nada convencionais. Tudo lindo. Também é um excelente programa pro turista que está revisitando Londres.
Esse museu conta a história de Londres. É um museu fácil de ser visitado, é dinâmico e bem histórico. Lógico que não é um ícone turístico mas, para quem está retornando à cidade, vale a pena incluí-lo e conhecer a história de Londres. A entrada é franca.
Quem vai a Londres pela primeira vez vê a vista panorâmica na London Eye. No entanto, para quem está retornando à cidade, vale a pena subir a Tower Bridge e passear pelas passarelas da Torre, vendo o Tâmisa por cima. É também mais um programa bem bacana para quem está indo pela segunda ou terceira vez a Londres.
Já tinha visto a Eneida falar da Blue Bridge, que dela vê-se uma vista bem linda, e dessa vez, indo com mais calma, me dei tempo de ir a um parque em Londres, o St. James e confirmei que é realmente lindo tudo ali. Era um tremendo inverno, mas a paisagem invernal londrina tem belezas indescritíveis. Árvores secas, esquilos pulando, londrinos praticando atividade física correndo pelo parque…Tudo belo e charmoso.
Um passeio de ônibus
Também fizemos o passeio de ônibus tradicional Routemaster sugerido, com duas linhas com trajetos bem bonitos. Fomos no ônibus 9. Estava muito frio e nos aquecemos passeando naquele ônibus. O trajeto percorre ruas elegantes e lindas. Vale o passeio, escolher uma linha dessas, entrar e se deixar levar…Olhando pela janela o frio lá de fora…
Pub num dia de jogo
Meu marido e meu filho aproveitaram que o Liverpool ia jogar e escolheram um pub, que tradicionalmente é frequentado por seus torcedores, para assistir o jogo ali. Eles viveram uma noite de torcedor londrino, torcendo pelo Liverpool, enquanto bebiam e comiam num pub, junto com outros locais. Programinha bem londrino e também bem fora do circuito turístico.
E assim nossa terceira vez a Londres em família ficou bem legal. Conseguimos passear e viver a cidade fazendo uma programação diferente, mais típica de um morador de Londres, fora do circuito turístico de quem está indo pela primeira vez à cidade.
Texto e fotos: Flavia Leandro
Majô
Olá! Vocês poderiam me dizer se conhecem família com sobrenome Ellinckoy em Londres?Ou então ,como eu poderia encontrar por algum site? Obrigada.
Eneida
Olá Majô,
Creio que só com o sobrenome vai ser difícil encontrar. Londres tem mais de 8 milhões de habitantes. Eu procuraria no Google mesmo, com as palavras Ellinckoy, London e qualquer outra relacionada.
Scarlet
olá estive em Londres em 2013 por 6 meses, recebi o visto de turista na imigração, ja estou no Brasil por mais de 1 ano. Pretendo ir final de 2014 para passar apenas 15 dias, tenho carta de vinculo no Brasil, cartão internacional+ travel card, A minha duvida é o seguinte eles podem implicar por eu ter ficado la por 6 meses e voltar agora para 15 dias de ferias? meu passaporte não foi carimbado, nem escaneado na saida de Londres. Como eles sabem sobre o tempo de permanecia? Eles perguntam quanto tempo a pessoa permaneceu da primeira vez? nâo fiz nada ilegal e respeitei o tempo de 6 meses do carimbo, so não sei se na segunda vez eles podem achar estranho eu retornar para 15 dias. obrigada!
Eneida
Olá Scarlet,
Tudo que sabemos sobre documentos para imigração está aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/documentos-necessarios-para-imigracao-em-londres/
Não é comum carimbarem a saída, não sei como controlam. Infelizmente também não tenho como saber se acharão estranho você ter ficado 6 meses e querer voltar. Eu não acharia 🙂
Maria
Ola boa tarde!
Vou a Londres proxima 6ª feira -28/fev.. E estou com algumas duvidas quanto a deslocação do aeroporto de Gatwick para a zona do Hyde Park, . Atraves desta pagina ja vi sugestões interessantes. Sei que os taxis são muito caros, mas como pois somos 3 adultos e 1 criança e bagagem… Agradeço resposta.
Muito obrigada
Maria
Portugal
Eneida
Olá Maria,
Veja as opções aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/como-ir-de-gatwick-ao-centro-de-londres/
Marcia Earp
Londres é apaixonante! Também viajei em família. Meu caçula tinha 9 anos e simplesmente adorou. Fizemos vários passeios assim, andando pela cidade e curtindo a vida londrina. Duas dicas para quem quer levar os filhos: o Museu de História Natural, de graça, e o Harry Potter tour, visita guiada aos estúdios da Warner, que é meio carinha, mas vale cada cent.
gabriel malerba
Amo londres eu vou a 3 vez
pra la