Quando estivemos em Liverpool, testamos o Magical Mystery Tour a convite do órgão de turismo de Liverpool, VisitLiverpool. É um passeio guiado de 2 horas em um ônibus de turismo que tem a proposta de passar pelos locais relacionados à infância e adolescência de Paul, John, Ringo e George e outros pontos da cidade onde eles se encontraram e formaram a banda mais popular do planeta.
O ponto de partida do tour é o Albert Dock, próximo ao local onde funciona a Beatles Story, uma espécie de museu que conta a história da banda sobre o qual escrevemos aqui. O nosso tour estava marcado para as 14h00, mas há outros horários disponíveis.
O tour é guiado em inglês, mas segundo o website há uma tradução dos comentários disponível em espanhol, francês, alemão e italiano. Eu não sabia disto e não me lembro de ter sido informada, mas achei uma ótima ideia (melhor ainda se fosse em português, não é?). O nosso guia era excelente, conhecia tudo da banda e de Liverpool, além de ser muito espirituoso e engraçado. Ele realmente tornou o passeio especial. Nem é preciso dizer que durante todo o tempo há um fundo musical maravilhoso, com alguns hits da banda.
O primeiro lugar que passamos foi Dingle, um bairro de classe média onde Ringo Starr nasceu e morou durante muitos anos. A casa em que nasceu, em 9 Madryn Street, recentemente foi motivo de uma calorosa campanha que impediu sua demolição juntamente com diversas outras casas da área para dar lugar a novas moradias. Passamos também pela casa em que Ringo viveu a partir dos 5 anos até alcançar a fama, em 10 Admiral Road. Outro local próximo é o pub Empress, que aparece na capa do primeiro álbum solo de Starr, Sentimental Journey.
Seguindo o passeio, fomos para Penny Lane, onde paramos para fotos. O ônibus, no entanto, não entra na rua, mas segundo nos explicou o guia, os locais mencionados na música na verdade se relacionam a uma rotatória que fica um pouco à frente. Esta rotatória tinha em seu centro um abrigo de ponto de ônibus (segundo a música “a shelter in the middle of a roundabout”) e era lá que John e Paul costumavam esperar pelo ônibus que os levava ao centro da cidade.
Em seguida, conhecemos o local onde George Harrison nasceu e viveu durante a infância, localizado em 12 Arnold Crove. Da mesma forma que a de Ringo, é uma casinha geminada muito simples, com apenas dois quartos, em que George morava com os pais e três irmãos mais velhos. Há uma breve parada para fotos.
As casas de John Lennon e Paul McCartney ficam próximas e foi para lá que o ônibus rumou. Antes de chegarmos às casas, no entanto, passamos por Strawberry Field, que aprendemos ser um orfanato do Exército da Salvação, cujo jardim Lennon adorava. O portão vermelho, que dizem ter sido uma vez roubado por um fã, está lá assim todo pixado, como o muro do estúdio de Abbey Road em Londres.
A casa em que John Lennon viveu com sua tia Mimi dos 5 aos 22 anos tem o nome de “Mendips” e fica bem próxima de Strawberry Field, em 251 Menlove Avenue. A casa, que foi comprada por Yoko Ono e doada ao Patrimônio Britânico, hoje tem uma “placa azul” indicando que teve um ilustre morador. Ela é aberta para visitação, mas a visita ao interior da residência não é parte do Magical Mystery Tour, nós apenas fotogramos a fachada, de dentro do ônibus.
A próxima parada é a casa onde morou Paul McCartney, 20 Forthlin Road, que também pertence ao Patrimônio Britânico desde 1995. Foi neste local que os Beatles compuseram e ensaiaram suas primeiras músicas e, por isso, o Patrimônio considera como sendo o local de nascimento da banda. A casa é também tombada e está aberta ao público.
Outros destaques do passeio incluem a igreja St.Peter, em cujo salão paroquial John e Paul se encontraram pela primeira vez, as escolas que os quatro frequentaram e o Liverpool Institute for Performing Arts, escola de artes performativas co-fundada por Paul McCartney.
O ônibus segue então de volta para o centro de Liverpool e o passeio termina próximo à Mathew Street, onde está localizado o Cavern Club, casa de espetáculos onde os Beatles se apresentaram várias vezes. Em frente à entrada do Cavern, há uma estátua de John Lennon e um Hall of Fame, com o nome de todas as bandas que já se apresentaram no famoso palco. Eu não sabia que o local era tão cultuado e fiquei impressionada com a seleção, que inclui Rolling Stones, The Who, Queen e Oasis e mais estes todos da foto abaixo.
O ticket do Magical Mystery Tour dá direito a ingresso no Cavern Club, que funciona diariamente a partir de 10h30 da manhã. No pequeno palco, há apresentações a partir de 11h30, com diversos covers dos Beatles, e também outras bandas.
Gostamos muito do Magical Mystery Tour e achamos que foi uma forma muito agradável de conhecer estes locais históricos e também passear por áreas de Liverpool que não teríamos ido, por serem áreas residenciais mais afastadas do centro. O tour é bem compacto, são só duas horas, o que foi adequado para o tempo que tínhamos em Liverpool. Consideramos que cumpre bem o que promete.
Clique aqui para ver uma seleção de hotéis com bom custo benefício em Liverpool.
De qualquer forma, é bom ressaltar que:
- O tour é conduzido em inglês e o guia fala sem se preocupar em ser compreendido por quem não é falante nativo
- Não está incluída no tour a visitação ao interior das casas de John Lennon e Paul McCartney
A visitação ao interior da casas de Lennon e McCartney é feita somente através de um tour organizado pelo National Trust. Este tour opera normalmente entre março e final de outubro e recomenda-se que seja reservado com bastante antecedência. Mais informações e reservas aqui.
Magical Mystery Tour em Liverpool
Ingressos £16,95 podem ser comprados online no site oficial, onde podem ser consultados os horários de saída.
Você pode também adquirir os ingressos, juntamente com o de outras atrações em Londres e em Liverpool, no site do VisitBritain.
Se estiver buscando passeios guiados em português em Liverpool, ou uma guia brasileira para te acompanhar na cidade, escreva para [email protected] com “Liverpool” no campo do assunto, explicitando as datas em que estará na cidade. Nós te enviaremos todas as informações.
Leia também:
Visita às casas da infância de Lennon e McCartney
Como ir de Londres a Liverpool
Indigo: um hotel bom em Liverpool
Beatles Story: museu dos Beatles em Liverpool
Let’s Rock – tour guiado em português pelos locais relacionados aos Beatles e outras bandas britânicas em Londres
Regiani Veiga
Nesse tour conseguimos parar para tirar fotos? Ou tudo é só passagem? Essa é minha única preocupação.
Eneida
Oi Regiani,
Há umas três paradas para fotos.
Andressa Scota
Olá!!
Vou viajar para liverpool em dezembro de 2017. Comprei um ticket para o Tour The New LFC Stadium Tour 13.00 – 15.00 (Self Guided Audio Tour) das 13:00 às 15:00 porém quando fui comprar o ticket para o Magical Mystery Tour vi que os únicos horarios disponiveis para a data que eu vou (29/12/2017) são das 11:00 às 13:00. Você acha que seria muito ruim eu tentar conciliar estes dois passeios? Gostaria muito de faze-los!!
Grata.
Eneida
Olá Andressa,
Já que o tour no estádio é self-guided, entendo que você poderá chegar um pouco atrasada. Se puder, dá para conciliar sim. Sugiro que pergunte no estádio sobre o horário de entrada. Anfield Road fica afastado do centro, você terá de pegar um táxi.
Renata Deschamps
Ola
Estou indo com meu marido para Londres na próxima semana e gostaria de saber disponibilidade do passeio Magical Mistery Tour em Liverpool e o preço por pessoa.Estaremos na cidade entre o dia 25/02 a 5/03.
Desde ja agradeço d aguardo contato.
Obrigada
Renata Deschamps
Eneida
Oi Renata,
Respondido por email.