Quando estivemos em Liverpool, testamos o Magical Mystery Tour a convite do órgão de turismo de Liverpool, VisitLiverpool. É um passeio guiado de 2 horas em um ônibus de turismo que tem a proposta de passar pelos locais relacionados à infância e adolescência de Paul, John, Ringo e George e outros pontos da cidade onde eles se encontraram e formaram a banda mais popular do planeta.
O ponto de partida do tour é o Albert Dock, próximo ao local onde funciona a Beatles Story, uma espécie de museu que conta a história da banda sobre o qual escrevemos aqui. O nosso tour estava marcado para as 14h00, mas há outros horários disponíveis.
O tour é guiado em inglês, mas segundo o website há uma tradução dos comentários disponível em espanhol, francês, alemão e italiano. Eu não sabia disto e não me lembro de ter sido informada, mas achei uma ótima ideia (melhor ainda se fosse em português, não é?). O nosso guia era excelente, conhecia tudo da banda e de Liverpool, além de ser muito espirituoso e engraçado. Ele realmente tornou o passeio especial. Nem é preciso dizer que durante todo o tempo há um fundo musical maravilhoso, com alguns hits da banda.
O primeiro lugar que passamos foi Dingle, um bairro de classe média onde Ringo Starr nasceu e morou durante muitos anos. A casa em que nasceu, em 9 Madryn Street, recentemente foi motivo de uma calorosa campanha que impediu sua demolição juntamente com diversas outras casas da área para dar lugar a novas moradias. Passamos também pela casa em que Ringo viveu a partir dos 5 anos até alcançar a fama, em 10 Admiral Road. Outro local próximo é o pub Empress, que aparece na capa do primeiro álbum solo de Starr, Sentimental Journey.
Seguindo o passeio, fomos para Penny Lane, onde paramos para fotos. O ônibus, no entanto, não entra na rua, mas segundo nos explicou o guia, os locais mencionados na música na verdade se relacionam a uma rotatória que fica um pouco à frente. Esta rotatória tinha em seu centro um abrigo de ponto de ônibus (segundo a música “a shelter in the middle of a roundabout”) e era lá que John e Paul costumavam esperar pelo ônibus que os levava ao centro da cidade.
Em seguida, conhecemos o local onde George Harrison nasceu e viveu durante a infância, localizado em 12 Arnold Crove. Da mesma forma que a de Ringo, é uma casinha geminada muito simples, com apenas dois quartos, em que George morava com os pais e três irmãos mais velhos. Há uma breve parada para fotos.
As casas de John Lennon e Paul McCartney ficam próximas e foi para lá que o ônibus rumou. Antes de chegarmos às casas, no entanto, passamos por Strawberry Field, que aprendemos ser um orfanato do Exército da Salvação, cujo jardim Lennon adorava. O portão vermelho, que dizem ter sido uma vez roubado por um fã, está lá assim todo pixado, como o muro do estúdio de Abbey Road em Londres.
A casa em que John Lennon viveu com sua tia Mimi dos 5 aos 22 anos tem o nome de “Mendips” e fica bem próxima de Strawberry Field, em 251 Menlove Avenue. A casa, que foi comprada por Yoko Ono e doada ao Patrimônio Britânico, hoje tem uma “placa azul” indicando que teve um ilustre morador. Ela é aberta para visitação, mas a visita ao interior da residência não é parte do Magical Mystery Tour, nós apenas fotogramos a fachada, de dentro do ônibus.
A próxima parada é a casa onde morou Paul McCartney, 20 Forthlin Road, que também pertence ao Patrimônio Britânico desde 1995. Foi neste local que os Beatles compuseram e ensaiaram suas primeiras músicas e, por isso, o Patrimônio considera como sendo o local de nascimento da banda. A casa é também tombada e está aberta ao público.
Outros destaques do passeio incluem a igreja St.Peter, em cujo salão paroquial John e Paul se encontraram pela primeira vez, as escolas que os quatro frequentaram e o Liverpool Institute for Performing Arts, escola de artes performativas co-fundada por Paul McCartney.
O ônibus segue então de volta para o centro de Liverpool e o passeio termina próximo à Mathew Street, onde está localizado o Cavern Club, casa de espetáculos onde os Beatles se apresentaram várias vezes. Em frente à entrada do Cavern, há uma estátua de John Lennon e um Hall of Fame, com o nome de todas as bandas que já se apresentaram no famoso palco. Eu não sabia que o local era tão cultuado e fiquei impressionada com a seleção, que inclui Rolling Stones, The Who, Queen e Oasis e mais estes todos da foto abaixo.
O ticket do Magical Mystery Tour dá direito a ingresso no Cavern Club, que funciona diariamente a partir de 10h30 da manhã. No pequeno palco, há apresentações a partir de 11h30, com diversos covers dos Beatles, e também outras bandas.
Gostamos muito do Magical Mystery Tour e achamos que foi uma forma muito agradável de conhecer estes locais históricos e também passear por áreas de Liverpool que não teríamos ido, por serem áreas residenciais mais afastadas do centro. O tour é bem compacto, são só duas horas, o que foi adequado para o tempo que tínhamos em Liverpool. Consideramos que cumpre bem o que promete.
Clique aqui para ver uma seleção de hotéis com bom custo benefício em Liverpool.
De qualquer forma, é bom ressaltar que:
- O tour é conduzido em inglês e o guia fala sem se preocupar em ser compreendido por quem não é falante nativo
- Não está incluída no tour a visitação ao interior das casas de John Lennon e Paul McCartney
A visitação ao interior da casas de Lennon e McCartney é feita somente através de um tour organizado pelo National Trust. Este tour opera normalmente entre março e final de outubro e recomenda-se que seja reservado com bastante antecedência. Mais informações e reservas aqui.
Magical Mystery Tour em Liverpool
Ingressos £16,95 podem ser comprados online no site oficial, onde podem ser consultados os horários de saída.
Você pode também adquirir os ingressos, juntamente com o de outras atrações em Londres e em Liverpool, no site do VisitBritain.
Se estiver buscando passeios guiados em português em Liverpool, ou uma guia brasileira para te acompanhar na cidade, escreva para [email protected] com “Liverpool” no campo do assunto, explicitando as datas em que estará na cidade. Nós te enviaremos todas as informações.
Leia também:
Visita às casas da infância de Lennon e McCartney
Como ir de Londres a Liverpool
Indigo: um hotel bom em Liverpool
Beatles Story: museu dos Beatles em Liverpool
Let’s Rock – tour guiado em português pelos locais relacionados aos Beatles e outras bandas britânicas em Londres
Larissa Zigmantas
Boa noite. Pretendo passar apenas 1 dia em Liverpool, e gostaria de conhecer o essencial relacionado aos Beatles. É possível fazer no mesmo dia esse passeio Magical Mistery Tour e o da National Trust?
Pra quem vai passar apenas 1 dia em Liverpool, o que você sugere fazer de passeios relacionados aos Beatles?
Eneida
Oi Larissa,
É possível fazer os dois passeios, desde que você se programe. O passeio do National Trust não ocorre no inverno e em outras datas, e é bom comprar os ingressos com bastante antecedência (são limitados). Mas como duram cerca de 2,5 h dá para fazer um de manhã e outro à tarde. Sugiro se possível, fazer o das casas de manhã, ir para a Beatles Story, seguido do Magical Mistery Tour (o ponto de início é bem próximo do Beatles Story) que termina no Cavern Club.
ALINE
Olá boa noite!! O ingresso para o magical mystery tour são vendidos apenas pela internet, ou podem ser comprados lá mesmo antes do passeio?
Eneida
Oi Aline,
Podem ser comprados antes do passeio, sujeito à disponibilidade.
Alice Matteoli
Olá Eneida, tudo bem?
Chegarei em liverpool, vindo de Edingburgh, numa sexta-feira à tarde. Para não ficar corrido, pensei em ir ao Museu dos Beatles e depois ao The Cavern Pub, deixando o Magical Mystery para o sabado pela manha, almoçando em Albert Dock, pois voltarei para Londres no sábado no final do dia. Você saberia me dizer se é possivel comprar apenas a entrada para o The Cavern? No site diz apenas que há “fees”de quinta a domingo..
Obrigada.
Alice
Eneida
Oi Alice,
O Cavern Club é um bar, por isso você poderá pagar este fee para entrar, sem problemas. Mas eu tenho quase certeza que com o ingresso do Magical Tour, mesmo que seja para o dia seguinte, você não precisará pagar nada. Mostre o ingresso (ou a confirmação por email) que eu acho que o fee será dispensado.
Norelina Lopes de Souza
Inesquecível. A viagem,a cidade,o povo receptivo e alegre, as acomodações bacanas funcionais. Os moradores que cantam Beatles por todo canto, junto com o visitante e o que achei muito legal : não há restrição nem idade.. Vc encontra todos lá, cantando e vibrando como se os Beatles fossem chegar naquela hora.. MARAVILHOSO !! Será um 2015 eterno pra mim, Lauriana, Andrei, Irene,Marco e Belinha.
Grupo de passeio. Outubro de 2015.. Norelina Lopes de Souza.
Marcelo
Eneida… td bem?
Se possível, queria tirar 2 duvidas com vc…
Esse passeio no museu do Beatles Story est[a incluso no Magical Mystery Bus ou vc fez a parte?
Vou passar uma semana em Londres no fim deste ano, quanto vc acha que preciso levar de dinheiro? Pergunto isso porque muitas coisas vou passar no cartão, mas tem coisas que tem que ser no dinheiro vivo… Também vou fazer alguns passeios por outras cidades da Europa
Obrigado e desculpa pelo incomodo…
Eneida
Oi Marcelo,
O passeio é separado do Beatles Story.
Quanto ao dinheiro, não sei te dizer, já que cada um gasta de forma diferente.
Veja preços aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/precos-dos-transportes-para-2015/
http://www.londresparaprincipiantes.com/alimentacao-em-londres-quanto-custa/
http://www.londresparaprincipiantes.com/precos-das-atracoes-em-londres/