A minha amiga C. vai passar uma temporada em Paris em junho e quer pegar o Eurostar para ir conhecer Londres em um dos dias. “Mas não dá pra você levar uma mochilinha e dormir por lá pelo menos uma noite?” foi o que eu perguntei quando ela me contou dos planos.
Atualização: para facilitar o planejamento da sua viagem, criamos um e-book com todas as informações sobre o passeio 1 Dia em Londres. Você terá o mapa no Google Map, explicações sobre os locais, sugestões de onde comer e nossas dicas especiais para passar um dia inesquecível na cidade. Tudo na palma da sua mão! Clique na figura abaixo para conhecer.
A resposta – que eu já esperava – foi que não, ela já pagou a hospedagem em Paris e não quer pagar em Londres também. As passagens já estão compradas no primeiro Eurostar da manhã e no último trem do dia, que sai da estação St. Pancras International às 20:04.
Então tá, C., mas vou logo dizendo que querer conhecer Londres em um dia é só para quem gosta de “maraturismo”. De qualquer jeito, ela pediu que eu fizesse um roteiro com o que eu achava ser possível ver nas horas que passará na cidade, sem gastar muito, e pedido de amiga a gente atende! Ela tem só um desejo: dar uma volta na London Eye.
Mas sendo linguista, como esta que vos escreve, tenho certeza que a C. não vai querer sair de Londres sem conhecer a famosa Pedra de Roseta, então incluí no roteiro uma passada rápida no British Museum. Quem não fizer questão de ir ao museu, pode aproveitar para fazer o passeio com um pouco mais calma ou incluir um outro lugar que deseje muito conhecer.
Como sei que existem mais pessoas fazendo este programa, publico o roteiro que fiz para ela. Acabei incluindo um pouco da Londres tradicional (St. Paul’s Cathedral, Big Ben, Palácio de Buckingham), um pouco da Londres que se reinventou para o novo milênio (Tate Modern, London Eye) e um pouco da Londres dos mercados, pubs e artistas de rua (Covent Garden).
Acho que vai dar para ter uma boa noção da cidade e querer voltar depois.
O roteiro de um dia em Londres é este:
8:30 – Chegada na estação St. Pancras International
A primeira coisa a fazer quando desembarcar é ir ao guichê da First Capital Connect e comprar um “One-day Travelcard” para as zonas 1-2, que dá acesso ao metrô e ônibus durante o dia todo na cidade. Este bilhete custa £8,00 para usar o transporte público antes de 9:30 da manhã (peak) ou £6.60 para quem for começar o passeio a partir desse horário (off-peak). Com o seu travelcard em mãos, é só seguir o roteiro abaixo. Valores de 2010
Manhã
St. Paul’s Cathedral
Como chegar:
Ônibus : saia da estação de St. Pancras e, seguindo o mapinha abaixo, vá para o ponto de ônibus H na Calendonian Road. Pegue o ônibus 17 (destino London Bridge) e em no máximo 30 minutos, fazendo um “city tour” de transporte público, você estará na porta da Catedral St. Paul’s. Desça neste ponto.
Da estação St. Pancras ao ponto de ônibus H:
Metrô: a estação de metrô fica praticamente dentro da estação de St. Pancras, fique atenta às placas. Pegue a linha Circle (amarela) ou Hammersmith & City (rosa) ou Metropolitan (vinho) até a estação Liverpool Street. Troque para a linha Central (vermelha) e vá para a estação St. Paul’s (2 paradas). A catedral fica bem próxima à saída da estação. Escolhendo esta opção de transporte, você perde o “city tour”. Veja o mapa do metrô aqui.
Você tem que controlar o tempo e escolher o que quer visitar, já que não vai dar para entrar e ver em detalhes todas as atrações. St. Paul’s é a catedral onde foi realizado o casamento de Charles e Diana, e o prédio é a obra prima do arquiteto Sir Christopher Wren. Está aberta a partir de 8:30 e o ingresso custa £12,50. Da Catedral, siga em linha reta e atravesse o rio Tâmisa pela ponte Millenium, que termina na porta da Galeria Tate Modern.
Tate Modern
A galeria abre às 10:00h (entrada gratuita) e, caso ache interessante, sugiro que você vá ao Turbine Hall, onde sempre tem uma instalação bacana, e depois ao restaurante localizado no 7o andar. De lá é possível ter uma bela vista de toda a área financeira de Londres, conhecida com a City. Segundo o website do restaurante, ele também funciona a partir das 10:00h, portanto você pode tomar um café enquanto aprecia o visual. Se o restaurante não estiver aberto, há no quarto andar da galeria uma varanda aberta de onde se tem uma boa vista também.
Shakespeare Globe
Saindo da Tate Modern, se você for para a direita, poderá ver o Shakespeare’s Globe – que os leitores do blogue já conhecem daqui. Em frente ao Globe está o píer Bankside, de onde saem barcos com destino ao píer London Eye Millenium (direção “westbound”) que, como o próprio nome indica, fica de cara para o London Eye. O trajeto é percorrido em 15 minutos.
Se quiser ir caminhando (mas é bom lembrar que vai ter muita caminhada mais tarde), saia da Tate Modern e ande para a esquerda (oeste) acompanhando o passeio à margem do rio. Atualmente, há um trecho em obras, então é preciso fazer um pequeno desvio. A caminhada leva uns 20 – 30 minutos e é um dos programas mais bacanas de Londres, principalmente se o dia estiver bonito.
London Eye
A dica é comprar seu ingresso para o London Eye com antecedência, pela internet, marcando o horário para as 12:00h ou 12:30h. Aproveite e faça uma reza forte pra São Pedro garantir um dia lindo, principalmente neste horário. É preciso chegar 30 minutos antes para retirar seu ingresso e entrar na fila de embarque. A volta na roda-gigante dura meia-hora.
Se você quiser almoçar, vá ao Southbank Center, um complexo de teatros, galerias e restaurantes, bem perto do London Eye. É so caminhar de volta (sentido leste), passando sob a ponte Hungerford. São diversos restaurantes e lanchonetes à escolha.
Tarde
Palácio de Westminster, Big Ben, Abadia de Westminster, St. James’s Park, Palácio de Buckingham
Como chegar: atravesse a ponte Westminster, logo em frente ao antigo prédio da prefeitura de Londres onde hoje está o aquário da cidade. De lá, seguindo as linhas azuis do mapa abaixo, você pode ir caminhando até o palácio de Buckingham passando pelo lindo St. James’s Park. Não vai ser possível ver a troca de guardas, já que ela acontece às 11:30h, mas você poderá tirar belas fotos do palácio sem as hordas de turistas se acotovelando nos portões.
Visualizar Big Ben -Buckingham Palace – Trafalgar em um mapa maior
Do Palácio de Buckingham, siga a avenida arborizada bem em frente – The Mall – até a Trafalgar Square. O percurso todo, desde o London Eye, tem uns 3 km e pode ser feito com calma em menos de duas horas.
Trafalgar Square
Ao passar pelo Admiralty Arch, chega-se na Trafalgar Square, a famosa praça onde acontecem grandes festas e também protestos e demonstrações na cidade. Veja aqui o que ver na Trafalgar Square.
Para almoçar ou tomar um chá, sugiro o restaurante da National Gallery (National Café) ou o restaurante da cripta da igreja de St. Martin-in-the-Fields, que fica na St. Martin’s Lane ao lado da praça.
British Museum
Como chegar : na própria St. Martin’s Lane, procure o ponto de ônibus C (marcado com um alfinete rosa no mapa acima) e pegue o ônibus 24 ou 29. O ônibus segue a Charing Cross Road até o ponto da Tottenham Court Road. De lá são uns 4 quarteirões até o museu, andando pela Great Russel Street .
O British Museum tem entrada franca e fica aberto até às 17:30. Para uma sugestão do que ver em uma hora, dentre as milhões de peças (literalmente) em exposição, o próprio site do museu sugere um itinerário, veja aqui nosso guia completo do Museu Britânico.
Às quintas e sextas-feiras, no entanto, o British Museum fecha às 20:30, portanto quem quiser estender a visita nestes dias pode conhecer melhor o acervo e de lá ir direto para a estação St. Pancras.
Covent Garden
Como chegar:
A melhor maneira de chegar à Covent Garden a partir do museu é caminhando. Descendo a Museum St., é quase uma linha reta, e em menos de 15 minutos você estará lá. No mapa acima, o percurso está marcado em rosa.
A região de Covent Garden a esta hora vai estar cheia de gente, turistas e londrinos, começando a happy hour. Como será verão, artistas de rua vão estar se apresentando, e a boa notícia é que o programa aqui é só escolher um pub ou café e curtir um pint de cerveja merecido depois desta maratona turística. Veja aqui nosso guia completo de Covent Garden
Estação St. Pancras
Acho bom pegar o caminho de volta para a estação de St. Pancras às 18:30, já que é hora do rush, e você não vai querer perder o trem. Na estação de metrô Covent Garden, tome a Piccadilly line (northbound) com destino a King’s Cross-St. Pancras. São só três paradas.
20:05 – Partida do Eurostar para Paris – Bye-bye London!
Para quem gostou da ideia de passar um dia em Londres (ou ir a Paris, a partir de Londres), o Eurostar percorre o trajeto em 2 horas e 15 min e, com a diferença de horário, você ganha uma hora no trecho Paris-Londres, e perde uma hora no trajeto inverso. É possível comprar as passagens com até 12 semanas de antecedência, a partir de £69,00 (ida e volta) pelo website. Leia mais sobre a viagem no Eurostar aqui.
Então, você acha que dá pra fazer tudo isso em um dia?
Quem não quer se aventurar no transporte público, pode gostar destas outras opções:
Alana Mara
Olá! Gostaria de saber se o passe do Big Bus para um dia, sem cruzeiro, eu posso usar três linhas, como descrito no próprio site da empresa. Mas quais são essas três linhas? Grata, Alana
Eneida
Olá Alana,
Segundo o site da empresa, o passeio “1 Day Orientation Tour” inclui:
– 1 dia de passeio
– Todas as rotas – veja os mapas das rotas:
– 3 passeios a pé – veja os passeios a pé:
Não inclui o cruzeiro no Tâmisa.
Marta Gomes
Olá, meu nome e Marta, vamos a Paris em novembro e de la levaremos o eurostar para londres. Também pretendo pegar o primeiro da manhã. A minha pergunta e a seguinte. Posso ir de trem de la da estação St. Pancras até o Bing ben? Se sim qual linha devo pegar?
Eneida
Olá Marta,
Você pode ir de metro. Pegue a linha Victoria até a estação Green Park, troque para a linha Jubilee até a estação Westminster. O Big Ben fica logo na saída 4 da estação.
Loise
Olá Eneida! Tenho muito agradecer a você é ao site pelas excelentes dicas. Estive em Londres em 21/05, saindo de Paris às 7:43. Obviamente fiquei com gosto de quero mais mas isso já era esperado. Fiz o seguinte roteiro: Tirei foto na plataforma 9 3/4 na Kings Cross, vi a troca da guarda, tirei fotos com um soldado da guarda, peguei o ônibus turistico para poupar minhas pernas, fui a Trafalgard Square tirei fotos, comi um hot dog pois não queria perder tempo comendo, fui ao Madame Tussaud, London Bridge ( o trânsito a essa altura estava infernal), Fiz o passeio no Tâmisa, desci na London eye, subi a roda gigante dos meus sonhos, assisti o filme em 4 D. Infelizmente não houve tempo para Greenwich, Harrolds e Museu de História Natural. Reconheço que fiquei 9 dias em Paris e apenas horas em Londres e devia ter planejado melhor mas não fiquei triste pois voltarei. A única coisa que lamento foi não ver o famoso foggy londrino pois a cidade me recebeu com sol. Bem esse é meu relato e quer saber? Valeu muito a pena!
Eneida
Olá Loise,
Obrigada pelo relato. Adoramos saber que você adorou Londres 🙂
Waldir Augusto
Olá!
No ano passado fomos até a Europa, mas a escolha recaiu sobre outros países e não pudemos conhecer Londres.
Em julho/2014, eu, esposa e filha, todos adultos, ficaremos do dia 13 até 18 em Londres.
Contrariamente ao que normalmente se quer saber, pergunto: onde não ir em Londres.
De preferência dê sua opinião sobre dois aspectos:
a) perigo (lugares, horários, dificuldades de transportes, etc.),
b) local, atração que não valem a pena.
Antecipadamente agradeço
Eneida
Oi Waldir,
Toda a área central de Londres é bem segura, desde que você fique atento e não dê bobeira.
Leia sobre a segurança em Londres aqui:
http://www.londresparaprincipiantes.com/seguranca-em-londres/
Quanto à atração que não vale a pena, obviamente que depende do gosto de cada um, mas eu não pagaria para ir na London Dungeon, Believe it or Not, London Bridge Experience, e outras “experiences”.
Cristina
Boa noite! Tenho sido sua leitora voraz! As informações são ótimas, já me ajudaram muitíssimo! Obrigada!
Estaremos indo em finalzinho de março, eu, meu marido, minhas duas filhas e minha sogra e como são poucos dias queremos aproveitar bem.
Vamos chegar numa sexta-feira por volta das 14 horas e ficaremos no Studios 2 Lets próximo da estação Russell.
Pensei em sairmos por volta das 17 horas para ir a Convent Gardens mas temo que esteja tudo fechado ao chegarmos lá.
Onde você acha que poderíamos ir nesse horário para fazer um lanche, ver lojas, etc…?
Eneida
Oi Cristina,
Covent Garden é uma boa opção. Sempre tem coisas abertas e vocês entrarão bem no clima de Londres! Certamente, vários restaurantes, inclusive alguns bem badalados.