A minha amiga C. vai passar uma temporada em Paris em junho e quer pegar o Eurostar para ir conhecer Londres em um dos dias. “Mas não dá pra você levar uma mochilinha e dormir por lá pelo menos uma noite?” foi o que eu perguntei quando ela me contou dos planos.
Atualização: para facilitar o planejamento da sua viagem, criamos um e-book com todas as informações sobre o passeio 1 Dia em Londres. Você terá o mapa no Google Map, explicações sobre os locais, sugestões de onde comer e nossas dicas especiais para passar um dia inesquecível na cidade. Tudo na palma da sua mão! Clique na figura abaixo para conhecer.
A resposta – que eu já esperava – foi que não, ela já pagou a hospedagem em Paris e não quer pagar em Londres também. As passagens já estão compradas no primeiro Eurostar da manhã e no último trem do dia, que sai da estação St. Pancras International às 20:04.

Então tá, C., mas vou logo dizendo que querer conhecer Londres em um dia é só para quem gosta de “maraturismo”. De qualquer jeito, ela pediu que eu fizesse um roteiro com o que eu achava ser possível ver nas horas que passará na cidade, sem gastar muito, e pedido de amiga a gente atende! Ela tem só um desejo: dar uma volta na London Eye.
Mas sendo linguista, como esta que vos escreve, tenho certeza que a C. não vai querer sair de Londres sem conhecer a famosa Pedra de Roseta, então incluí no roteiro uma passada rápida no British Museum. Quem não fizer questão de ir ao museu, pode aproveitar para fazer o passeio com um pouco mais calma ou incluir um outro lugar que deseje muito conhecer.
Como sei que existem mais pessoas fazendo este programa, publico o roteiro que fiz para ela. Acabei incluindo um pouco da Londres tradicional (St. Paul’s Cathedral, Big Ben, Palácio de Buckingham), um pouco da Londres que se reinventou para o novo milênio (Tate Modern, London Eye) e um pouco da Londres dos mercados, pubs e artistas de rua (Covent Garden).
Acho que vai dar para ter uma boa noção da cidade e querer voltar depois.
O roteiro de um dia em Londres é este:
8:30 – Chegada na estação St. Pancras International
A primeira coisa a fazer quando desembarcar é ir ao guichê da First Capital Connect e comprar um “One-day Travelcard” para as zonas 1-2, que dá acesso ao metrô e ônibus durante o dia todo na cidade. Este bilhete custa £8,00 para usar o transporte público antes de 9:30 da manhã (peak) ou £6.60 para quem for começar o passeio a partir desse horário (off-peak). Com o seu travelcard em mãos, é só seguir o roteiro abaixo. Valores de 2010
Manhã
St. Paul’s Cathedral
Como chegar:
Ônibus : saia da estação de St. Pancras e, seguindo o mapinha abaixo, vá para o ponto de ônibus H na Calendonian Road. Pegue o ônibus 17 (destino London Bridge) e em no máximo 30 minutos, fazendo um “city tour” de transporte público, você estará na porta da Catedral St. Paul’s. Desça neste ponto.
Da estação St. Pancras ao ponto de ônibus H:
Metrô: a estação de metrô fica praticamente dentro da estação de St. Pancras, fique atenta às placas. Pegue a linha Circle (amarela) ou Hammersmith & City (rosa) ou Metropolitan (vinho) até a estação Liverpool Street. Troque para a linha Central (vermelha) e vá para a estação St. Paul’s (2 paradas). A catedral fica bem próxima à saída da estação. Escolhendo esta opção de transporte, você perde o “city tour”. Veja o mapa do metrô aqui.
Você tem que controlar o tempo e escolher o que quer visitar, já que não vai dar para entrar e ver em detalhes todas as atrações. St. Paul’s é a catedral onde foi realizado o casamento de Charles e Diana, e o prédio é a obra prima do arquiteto Sir Christopher Wren. Está aberta a partir de 8:30 e o ingresso custa £12,50. Da Catedral, siga em linha reta e atravesse o rio Tâmisa pela ponte Millenium, que termina na porta da Galeria Tate Modern.
Tate Modern

A galeria abre às 10:00h (entrada gratuita) e, caso ache interessante, sugiro que você vá ao Turbine Hall, onde sempre tem uma instalação bacana, e depois ao restaurante localizado no 7o andar. De lá é possível ter uma bela vista de toda a área financeira de Londres, conhecida com a City. Segundo o website do restaurante, ele também funciona a partir das 10:00h, portanto você pode tomar um café enquanto aprecia o visual. Se o restaurante não estiver aberto, há no quarto andar da galeria uma varanda aberta de onde se tem uma boa vista também.
Shakespeare Globe
Saindo da Tate Modern, se você for para a direita, poderá ver o Shakespeare’s Globe – que os leitores do blogue já conhecem daqui. Em frente ao Globe está o píer Bankside, de onde saem barcos com destino ao píer London Eye Millenium (direção “westbound”) que, como o próprio nome indica, fica de cara para o London Eye. O trajeto é percorrido em 15 minutos.
Se quiser ir caminhando (mas é bom lembrar que vai ter muita caminhada mais tarde), saia da Tate Modern e ande para a esquerda (oeste) acompanhando o passeio à margem do rio. Atualmente, há um trecho em obras, então é preciso fazer um pequeno desvio. A caminhada leva uns 20 – 30 minutos e é um dos programas mais bacanas de Londres, principalmente se o dia estiver bonito.
London Eye
A dica é comprar seu ingresso para o London Eye com antecedência, pela internet, marcando o horário para as 12:00h ou 12:30h. Aproveite e faça uma reza forte pra São Pedro garantir um dia lindo, principalmente neste horário. É preciso chegar 30 minutos antes para retirar seu ingresso e entrar na fila de embarque. A volta na roda-gigante dura meia-hora.
Se você quiser almoçar, vá ao Southbank Center, um complexo de teatros, galerias e restaurantes, bem perto do London Eye. É so caminhar de volta (sentido leste), passando sob a ponte Hungerford. São diversos restaurantes e lanchonetes à escolha.
Tarde
Palácio de Westminster, Big Ben, Abadia de Westminster, St. James’s Park, Palácio de Buckingham
Como chegar: atravesse a ponte Westminster, logo em frente ao antigo prédio da prefeitura de Londres onde hoje está o aquário da cidade. De lá, seguindo as linhas azuis do mapa abaixo, você pode ir caminhando até o palácio de Buckingham passando pelo lindo St. James’s Park. Não vai ser possível ver a troca de guardas, já que ela acontece às 11:30h, mas você poderá tirar belas fotos do palácio sem as hordas de turistas se acotovelando nos portões.
Visualizar Big Ben -Buckingham Palace – Trafalgar em um mapa maior
Do Palácio de Buckingham, siga a avenida arborizada bem em frente – The Mall – até a Trafalgar Square. O percurso todo, desde o London Eye, tem uns 3 km e pode ser feito com calma em menos de duas horas.
Trafalgar Square
Ao passar pelo Admiralty Arch, chega-se na Trafalgar Square, a famosa praça onde acontecem grandes festas e também protestos e demonstrações na cidade. Veja aqui o que ver na Trafalgar Square.
Para almoçar ou tomar um chá, sugiro o restaurante da National Gallery (National Café) ou o restaurante da cripta da igreja de St. Martin-in-the-Fields, que fica na St. Martin’s Lane ao lado da praça.
British Museum
Como chegar : na própria St. Martin’s Lane, procure o ponto de ônibus C (marcado com um alfinete rosa no mapa acima) e pegue o ônibus 24 ou 29. O ônibus segue a Charing Cross Road até o ponto da Tottenham Court Road. De lá são uns 4 quarteirões até o museu, andando pela Great Russel Street .
O British Museum tem entrada franca e fica aberto até às 17:30. Para uma sugestão do que ver em uma hora, dentre as milhões de peças (literalmente) em exposição, o próprio site do museu sugere um itinerário, veja aqui nosso guia completo do Museu Britânico.
Às quintas e sextas-feiras, no entanto, o British Museum fecha às 20:30, portanto quem quiser estender a visita nestes dias pode conhecer melhor o acervo e de lá ir direto para a estação St. Pancras.
Covent Garden
Como chegar:
A melhor maneira de chegar à Covent Garden a partir do museu é caminhando. Descendo a Museum St., é quase uma linha reta, e em menos de 15 minutos você estará lá. No mapa acima, o percurso está marcado em rosa.
A região de Covent Garden a esta hora vai estar cheia de gente, turistas e londrinos, começando a happy hour. Como será verão, artistas de rua vão estar se apresentando, e a boa notícia é que o programa aqui é só escolher um pub ou café e curtir um pint de cerveja merecido depois desta maratona turística. Veja aqui nosso guia completo de Covent Garden

Estação St. Pancras
Acho bom pegar o caminho de volta para a estação de St. Pancras às 18:30, já que é hora do rush, e você não vai querer perder o trem. Na estação de metrô Covent Garden, tome a Piccadilly line (northbound) com destino a King’s Cross-St. Pancras. São só três paradas.
20:05 – Partida do Eurostar para Paris – Bye-bye London!
Para quem gostou da ideia de passar um dia em Londres (ou ir a Paris, a partir de Londres), o Eurostar percorre o trajeto em 2 horas e 15 min e, com a diferença de horário, você ganha uma hora no trecho Paris-Londres, e perde uma hora no trajeto inverso. É possível comprar as passagens com até 12 semanas de antecedência, a partir de £69,00 (ida e volta) pelo website. Leia mais sobre a viagem no Eurostar aqui.
Então, você acha que dá pra fazer tudo isso em um dia?
Quem não quer se aventurar no transporte público, pode gostar destas outras opções:
Patricia
ah, outra dúvida: será que dá pra fazer todos esses roteiros no inverno? a falta de sol não atrapalharia em algo? Desculpa encher te perguntas, e parabéns de novo pelo ótimo blog!
Eneida
O grande problema do inverno, na minha opinião, é que escurece cedo, às 17:00 h já é noite. Mas a Tate Modern, por exemplo, fica aberta no sábado até as 22:00, então você poderia terminar o passeio por lá. Aproveite bem as horas em que há luz, e planeje restaurantes, teatro, museus, pubs, para as horas escuras.
Patricia
Ótimo post, Eneida! Sou fã do teu blog, já li quase todos os posts antigos, todos incríveis (: Esse roteiro me será muito útil já que eu também terei pouco tempo em Londres – apenas um dia e meio, já que chego na manhã de Sábado de Eurostar e parto no fim da tarde de Domingo. Tentarei adaptar um pouco o roteiro ao que eu preciso…você acha que é possível fazer esse roteiro no 1o dia e no 2o, aquele roteiro delicioso de compras, o tal do “Shop till you drop”? Obrigada!
Eneida
Oi Patrícia,
Obrigada pelo carinho!
Vai ser tudo bem corridinho, né! O comércio normalmente abre no domingo depois das 12:00, então talvez seja melhor você ir às compras no sábado quando chegar.
Patricia
Então você acha mais tranquilo fazer o roteiro de compras no Sábado e terminar na Tate Modern, pra depois, no Domingo, conhecer Big Ben, Wesminster e tudo mais? Estou pensando em ficar no Tune Hotel, já que ele me pareceu bem localizado e limpinho. O problema é que o check in é apenas às 3pm e o check out é logo cedo, às 10am. Seria mais prudente ficar num hotel mais próximo a St Pancras ou mais próximo do centrinho turístico mesmo? Ah, e sobre os passeios noturnos, você acha perigoso uma menina de 16 anos andar por Londres depois do pôr do sol? Algum cuidado especial?
Muitíssimo obrigada, de novo!
Márcia Villas Boas
Amei seu site e seus comentários, eu e meu marido vamos ficar um mês em Londres estudando inglês. Já estou armazenando muitos dos teus comentários serão muito valiosos. Estamos indo em dezembro para o Porto passar 10 dias, e depois iremos para Londres dia 2 de Janeiro passar um mês, e gostaríamos de visitar Paris, ficaremos 3 noites provavelmente em Paris, em um final de semana de Janeiro. Se pudesses me enviar alguns links de roteiros para Paris e hotéis?? E não sabemos ainda se vamos de trem ou de avião qual sai mais em conta?? Vamos precisar muito da sua ajuda. Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolves!!! Maravilhosas suas dicas.
Márcia
Eneida
Oi Márcia,
Obrigada pelo carinho! Vocês vão adorar Londres!
Sobre Paris, você vai encontrar tudo e muito mais neste blog: http://www.conexaoparis.com.br
Provavelmente ir de avião, viajando em uma companhis low-cost, tipo Ryanair, Easyjet, etc., é mais barato, se bem que nem tanto se você somar o valor do transporte até o aeroporto (normalmente Stanstead ou Luton = longe do centro) e do aeroporto ao centro de Paris. Na minha opinião, a viagem de trem é muito mais confortável e não tão cara se comprada com bastante antecedência. Mas faça uma pesquisa para ver os preços.
Tania Janin
Oi Eneida!
Brigadíssima pela pronta resposta. Seguirei sua dica. Comprarei as passagens para após o check-out em Paris.
Bem com isso preciso planejar meu roteiro de fim de tarde e noite em Londres. O que vc me aconselha?´
É possivel fazer o passeio de onibus nesse horário ou de barco pelo Tamisa? Acho que estes passeios ajudam a nos situar geograficamente pela cidade.
Bjs, Tania
Tania Janin
Bom dia, Eneida.
Parabéns pelo seu trabalho.Frequento seu bog,caladinha, já faz um tempinho.Viajo à diatância,rsrsrsr! Quando vc postou o roteiro de 1 dia em Londres para sua amiga, achei mto legal, mas não imajinava que eu me beneficiaria dele. Chegarei em Londres dia 01 de Dezembro vindo de Paris de eurostar. Reservei o Hotel Megaro em St Pancras, seguindo orientação do Riq de ficar próximo à estação já que chego por lá e ficarei em Londres somente até dia 04. O que me diz desse hotel? A que horas vc acha melhor chegar em Londres, tendo em vista que estaremos no fim do outono? Minha dúvida é faço o check-out, em Paris, normalmente às 11hs e sigo direto para Londres e ainda aproveito o fim de tarde e noite em Londres ou viajo no começo da noite e chego pra dormir e começo meu tour no dia seguite? Esticarei sua proposta para no mínimo 2 dia s inteiros.
Abraços, Tania
Eneida
Oi Tania,
Bem-vinda aos comentários!
O Hotel Megaro é uma ótima opção, pertíssimo da estação St. Pancras e super bem cotado nas resenhas do Trip Advisor.
Quanto à hora de ir para Londres, acho que depende de quantos dias vocês estiveram em Paris. Eu iria mais cedo se já tivesse ficado muitos dias em Paris, e também para não ficar preocupada com malas, etc, já que vocês têm de fazer o check-out às 11.
Mas, como em Paris, os dias em dezembro acabam cedo, às 17:00 já vai estar escuro, o que não impede vocês de irem ao teatro ou a um pub/restaurante nesta primeira noite.