Algumas linhas do metrô de Londres funcionam 24 horas nas sextas-feiras e sábados.
Essas linhas do metrô noturno em Londres são: Victoria, Jubilee e grande parte das linhas Central, Northern e Piccadilly.
Devido à pandemia, somente as linhas Central e Victoria estão operando no sistema do metrô noturno em 2022.
Quais linhas operam 24 horas no metrô noturno de Londres?
Linha Victoria: trens a cada 10 minutos em toda a linha.
Linha Central: trens a cada 10 minutos entre White City e Leytonstone e a cada 20 minutos entre Ealing Broadway (zona 3) e White City (zona 2) e Leytonstone (zona 3) a Loughton/ Hainault (zona 6).
Linha Jubilee: trens a cada 10 minutos em toda a linha.
Linha Northern: trens a cada 8 minutos entre Morden e Camden Town e a cada 15 minutos entre Camden Town e High Barnet / Edgware. Não operam trens nos braços Mill Hill East e Bank da linha Northern.
Linha Piccadilly: trens a cada 10 minutos entre Cockfosters e Heathrow terminal 5. Não operam trens para o terminal 4 de Heahtrow nem entre Acton Town e Uxbridge.
Veja o mapa aqui.
Quanto custa uma viagem no metrô noturno de Londres?
A tarifa cobrada será a tarifa normal “Off-Peak”.
Note que o travelcard para 1 dia é válido para viagens com início até às 04h30 da madrugada seguinte à data para a qual foi adquirido. Por exemplo, se você compra um travelcard às 11h00 da manhã de uma sexta-feira, poderá usá-lo até às 4h29 da madrugada de sábado. A partir deste horário (se a noitada foi intensa!) a viagem é cobrada no sábado.
Leia neste artigo tudo sobre tarifas e como economizar no metrô de Londres.
Segurança no metrô noturno de Londres
Todas as estações têm funcionários trabalhando enquanto os trens estão circulando. Eles estão lá para ajudar com qualquer dúvida.
O metrô de Londres é muito seguro, tanto de dia quanto à noite. Há câmeras de segurança em vários locais de todas as estações com profissionais monitorando este sistema. Em geral, os crimes no metrô de Londres têm diminuído a cada ano.
Obviamente que no metrô noturno você encontrará mais gente bêbada e/ou disposta a fazer confusão, mas o Transport for London juntamente com a polícia metropolitana de Londres estão preparados para garantir a segurança dos passageiros.
Veja o vídeo abaixo:
Impacto do metrô noturno:
- A prefeitura de Londres estima que serão criados quase 2000 empregos permanentes com a implantação do serviço.
- Haverá uma economia média de 20 minutos no tempo das viagens noturnas em Londres.
- O impacto na economia será da ordem de £360 milhões de libras, afetando pubs, restaurantes, hotéis, casas noturnas, que empregam mais de 150 mil londrinos trabalhando no turno da noite.
- Mais de 500 mil pessoas utilizam o metrô noturno após as 22h00 nas sextas e sábados.
“A cultura e a vida noturna de Londres, dos teatros às salas de espetáculos, são emblemáticas em todo o mundo. Com o Night Tube, mais pessoas poderão desfrutar desta cena cultural única, contribuindo substancialmente para a prosperidade econômica da nossa cidade e sinalizando que Londres está realmente aberta”, afirmou o prefeito Sadiq Khan. Ele faz referência também à campanha que está encabeçando em resposta ao referendo que votou pela saída do Reino Unido da União Europeia, #LondonIsOpen.
Deixe um comentário