O Museu da Infância é a parte do museu Victoria & Albert que trata especificamente dos temas ligados à infância. Com um acervo amplo e interessante, o museu tem sede própria em Bethnal Green, no leste de Londres. Embora possua a maior coleção de bonecas do Reino Unido, o V&A Childhood Museum apresenta a infância em seus diversos aspectos, bem além de brinquedos, jogos e bonecas. No museu estão em exposição objetos relacionados à moradia, vestuário, aprendizagem e brincadeiras, desde o século XVII até os dias de hoje.
O museu tem um layout bem tradicional e constitui-se de um enorme galpão retangular com duas galerias laterais em cada um dos dois andares. Na parte central, um café, um centro de informações e uma lojinha.
Os objetos ficam expostos em vitrines de vidro e, aqui e ali, as filas de vitrines são interrompidas por uma seção mais interativa, em que os pequenos visitantes podem tocar e brincar com os objetos. Afinal, muitos visitantes estão ali para isso mesmo: brincar! Quando estive no museu, havia pelo menos dois grupos de crianças bem pequenas com suas professoras e outras várias trazidas pelas mães.
No andar térreo encontramos uma galeria dedicada a todo tipo de brinquedos móveis, desde cavalinhos de balanço, brinquedos com mecanismos simples de corda, até um enorme trem elétrico e os brinquedos que contam com a tecnologia do século XXI. Neste andar, há também a Creativity Gallery, que explora as formas com que as crianças usam a criatividade em suas brincadeiras e no mundo do faz-de-conta.
No primeiro andar, outros aspectos da infância são explorados. Há uma mostra de roupas infantis usadas nos últimos 250 anos, em que podemos ver as diversas alterações que sofreram em termos de estilo, tecidos e cores. Nesta galeria são também mostrados objetos relacionados ao cuidado com os bebês, como carrinhos, berços, mamadeiras, chocalhos e coisas do tipo.
A história da casa é vista através das miniaturas: as casinhas (algumas nem tão pequenas) de bonecas. São várias em exibição, incluindo um exemplar de 1673 e vários dos séculos seguintes. Dá para passar horas observando os detalhes e a perfeição com que são feitas!
O Museu da Infância organiza também exposições temporárias. Até o dia 12 de junho de 2016 está em exibição a mostra On Their Own: Britain’s Child Migrants que aborda um tema muito triste do passado recente do Reino Unido: a história verdadeira de cerca de 100 mil crianças que foram enviadas para o Canadá, Austrália e outros países da Commonwealth com promessas de serem adotadas para terem uma vida melhor.
Esses programas de adoção tinham o incentivo do governo, de organizações de caridade ou da igreja, mas hoje em dia são tidos como um enorme erro. Algumas das crianças migrantes, filhos de mãe solteiras ou de famílias muito pobres, nunca mais tiveram contato com suas famílias de origem. A mostra é muito tocante e tenta resgatar o sofrimento dessas famílias. Eu me lembrei do filme Filomena, que narra uma história semelhante.
Passei umas duas horas no V&A Museum of Childhood e fiquei bem feliz de ter ido. É claro que não se compara ao V&A, British Museum e outros grandes museus da cidade, já que é um museu pequeno e temático. Mas se você já foi a esses todos, ou quer fazer um programa diferente quando estiver no leste de Londres, vá conferir! A entrada é gratuita.
V&A Museum of Childhood
Cambridge Heath Road, London, E2 9PA – veja o mapa aqui.
Bethnal Green
Estação de metrô mais próxima: Bethnal Green (linha Central)
Horário de funcionamento: diariamente entre 10h00 e 17h45
Fechado nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e 01 de janeiro.
Entrada gratuita
Leia também sobre outros museus pequenos, interessantes e gratuitos:
Geffreye Museum – museu da casa inglesa
Sir John Soane’s Museum – a casa de um colecionador excêntrico
Wallace Collection – palacete transformado em museu com uma coleção riquíssima
Wellcome Collection – o museu da medicina
Deixe um comentário