Museu do Banco da Inglaterra é mais um dos museus gratuitos de Londres para você conhecer.
A história do BANCO DA INGLATERRA e da Libra Esterlina
Por: Rafael Maciel
O Museu do Banco da Inglaterra (Bank of England Museum) passa muitas vezes despercebido ao turista. Aos turistas e aos moradores, na realidade.
Na minha visita ao museu eu vi uma meia dúzia de visitantes na uma hora e meia que fiquei lá. Não precisa mais que isso pra visitar todas as partes do museu. Ele não é muito grande, mas isso não significa que ele deixe a desejar.
Não, não, não!
Bem pelo contrário.
O museu conta a sua própria história, ou seja, desde a instituição do banco lá em 1694 até sua construção em 1734.
Junto com a instituição nasceram também as primeiras cédulas de papel-moeda do mundo. Elas funcionavam como uma espécie de cheque ao que entendemos hoje. O banco emitia um recibo quando as pessoas guardavam moedas de ouro em seus cofres.
Depois, quem tivesse posse deste recibo poderia retirar as moedas. Neste recibo, o banco então prometia pagar a quantia de moedas de ouro descritas a quem possuir aquele pedaço de papel.
Hoje ele é chamado de papel-moeda. Ainda hoje as notas guardam um resquício desta época – porque já estamos cansados de saber que este país ama uma tradição. Todas as notas tem escrito “I promise to pay the bearer on demand the sum of”, que era a frase original ainda desta época.
O museu possui muitas moedas antigas, separadas inclusive por períodos da história; as primeiras cédulas emitidas pelo banco; e documentos que contam como eram as transações na época de instituição do banco.
São muitos documentos, livros históricos e fatos que ajudam a contextualizar os diferentes períodos. Desde que o banco nasceu, em plena guerra contra a França, até o seu futuro.
Uma linha do tempo conta todos os períodos e fases do banco com fatos que influenciaram diretamente também aa economia britânica.
Na parte do museu que fala sobre o ouro, é contado desde como ele é descoberto e extraído, qual a diferença de cada um e pra que ele é utilizado.
O ponto alto é a hora de levantar uma barra de ouro de 13kg. Não tem como levantar a barra toda de uma vez só – que bruxaria é aquela? Pelo menos posso dizer que já coloquei a mão em £ 300 mil.
O cofre do banco, que fica logo abaixo do museu (na verdade a área é gigantesca!) possui mais de 400 mil barras de ouro, uma reserva de mais de £ 156 bilhões. Nada mal, né?
Muitas histórias bacanas também são contadas, como aquela do Rei Midas, que tudo o que ele encostava virava ouro; ou aquela de um trabalhador do esgoto de Londres que descobriu uma passagem pro cofre de ouro, mas ao invés de pegar algo ele avisou as autoridades o ponto exato pra que pudessem consertar o furo. Literalmente.
Todo o percurso dentro do museu é muito explicativo, tem recursos interativos e é recomendado pra crianças também.
Bank of England Museum
Endereço: Bartholomew Lane, London, EC2R 8AH
Estação de metrô mais próxima: Bank (saída 3)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h (última entrada às 16h30) Fechado nos feriados e finais de semana
Entrada Gratuita
Diego
Bom dia Eneida, como vai? Eu e minha esposa iremos para Londres essa semana, mas com todos esses últimos acontecimentos, será que estamos seguros?
Obrigado!! Abrs!!!
Eneida
Olá Diego,
Eu continuo achando que as chances de você ser vítima de um atentado terrorista é infinitamente menor do que ser vítima da violência urbana no Brasil. Mas essa é mesmo uma decisão pessoal já que ninguém pode prever o que vai acontecer.
A cidade responde com mais policiamento, mas a vida continua normal.