Um museu dedicado ao célebre personagem de Sir Arthur Connan Doyle, Sherlock Holmes. É fã? Então não deixe de conhecer este pequeno museu.
Em Baker Street, no icônico endereço (221b), o museu Sherlock Holmes é montado em uma típica casa da era vitoriana, época que engloba grande parte do século XIX.
A casa foi construída em 1815 e é listada pelo patrimônio britânico como local de interesse histórico e arquitetônico. No período entre 1860 e 1934, funcionou no local uma pensão e assim a casa representa uma autêntica pensão vitoriana, justamente como descrito nos livros de Connan Doyle.
O museu foi inaugurado em 1990 e é bem pequeno. Você não levará muito mais de 30 minutos para visitar os três andares da casa.
A decoração dos cômodos é tradicional e encantadora, e você não somente verá de perto como supostamente viveu o famoso detetive, mas também encontrará alguns de seus contemporâneos, entre eles seu arqui inimigo, Moriarty, em bonecos de cera.
Para comprar o ingresso, você se dirige à lojinha de souvenir e depois é só aguardar em uma fila (que não estava grande no dia em que visitamos) para a próxima entrada. Não são vendidos ingressos online.
Clique aqui para ler sobre a série Sherlock e outras séries de TV britânicas
Quando o grupo anterior termina a visita, você é convidado a entrar por um porteiro vestido a caráter que não tem o menor problema em tirar fotos com você.
No primeiro andar, estão os cômodos mais interessantes em que são reproduzidos detalhes de como teria sido a sala/escritório onde Sherlock Holmes de Dr Watson trabalhavam e o pequeno quarto onde o detetive dormia.
Um funcionário, também vestido à caráter, oferece explicações sobre o local e depois é possível fotografar à vontade. Ele nos explica que todos os objetos em exposição são autênticos da época e a disposição dos móveis segue o que está disposto nos livros.
Aprendi também que o chapéu usado por Sherlock Holmes não foi criação de Arthur Connan Doyle, mas de um ator que interpretou o detetive no início do século XX. O sucesso foi tanto que o chapéu passou a ser usado em todas as interpretações seguintes de Sherlock, inclusive as mais recentes.
Este chapéu é chamado de Deerstalker e era muito usado por caçadores no interior da Inglaterra.
No segundo andar, os dois quartos exibem itens relacionados a Sherlock, como quadros, livros, fotos e jornais do período. Há também uma interessante mostra de cartas escritas por pessoas de vários locais do mundo para Sherlock Holmes.
Subindo mais um lance de escadas, encontramos diversas figuras representando diversos personagens dos livros.
A entrada custa £15 e você pode tirar fotos de todos os detalhes, enquanto a lojinha de souvenirs é um capítulo a parte. Garanto que não vai sair de lá sem ao menos uma lembrancinha.
Um irresistível programa tanto para fãs do célebre personagem de Sir Arthur Conan Doyle, como para os amantes de arquitetura/decoração daquela época.
É só descer na estação de metrô Baker Street (o museu fica a poucos metros da saída, à direita), que vale dizer que já nos faz entrar no clima histórico, com suas paredes de tijolo, como as estações de antigamente.
Sherlock Holmes Museum
221b Baker Street
Aberto diariamente de 9:30 às 18:00 (fechado em 24 e 25/12)
Ingressos: £15,00 para adultos e £10,00 para menores de 16 anos (valores de 2020)
A estação de metrô mais próxima, Baker Street, também fica próxima do museu de cera, Madame Tussauds:
Uma dica extra:
Ao lado do museu você ainda vai se deparar com uma lojinha toda dedicada aos Beatles (London Beatles Store). Lá, você encontra de chaveiros e camisetas a brinquedos e objetos de decoração personalizados, um prato cheio para qualquer fã, mas onde não se pode se entusiasmar demais, pois os presentinhos não são nada baratos!
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Mauro
Hoje, setembro de 2018, o preço da entrada é de £15. Fila de espera de pelo menos 20min para entrar. Museu rapido de se ver, um pouco caído. Se você nao conhece o personagem e suas histórias e não entende bem o ingles, visite apenas a loja e tire umas fotos.
Larissa
Que surpresa que tive ao entrar no blog hoje! Que delícia!! :))
Ai, já quero voltar pra Londres…
Eneida
Oi Larissa,
Em breve, o Kensington Palace …
Paula
Esqueci de colocar o site!!!
Paula
E pra quem vai viajar e como eu adora planejar tudo, já deixar tudo comprado e organizado, através do site dá pra comprar com antecedência!!! Eles cobram as mesmas 6 libras, e mandam o seu ingresso por e-mail. Você não precisa escolher dia e hora. É só imprimir, levar o número do “pin” que a gente também recebe por e-mail e pronto. Bjs!!!