Uma cidade tão incrível merece um museu incrível dedicado a sua história. E o Museu de Londres não decepciona e conta a história de Londres e de sua gente da pré-história até os dias de hoje.
O Museu de Londres está fechado enquanto está sendo construída uma nova sede na margem sul do Tâmisa. A previsão de reabertura é somente em 2026.
É um museu pequeno, mas extremamente bem montado e que vale a pena a visita. Assim como vários outros museus de Londres, a entrada para este museu é totalmente gratuita.
O acesso ao museu continua gratuito, mas é preciso reservar seu horário com antecedência no website do museu. Clique aqui para fazer sua reserva.
O que ver no Museu de Londres
Galerias Permanentes
A história de Londres é contada em 7 galerias permanentes do museu.
A mostra começa na galeria Londres antes de ser Londres, com peças encontradas em escavações datando da idade da pedra.
Ainda no primeiro andar do museu, há galerias dedicadas a Londres romana (50 – 410 d.C), Londres medieval (410 – 1558) e uma sala em que o destaque é para o período entre 1550 e 1660, quando a cidade foi atingida pela Guerra, Praga e Fogo.
Seguindo a ordem cronológica, chegamos ao período da reconstrução da cidade após o grande incêndio de Londres, ocorrido em 1666, até os anos 1850, na mostra Cidade em Expansão.
Foi nesta época que Londres se tornou a maior e mais desenvolvida cidade do mundo. Esta galeria esta localizada no andar inferior do museu.
A vida em Londres dos anos 1850 até a década de 1940 é contada na galeria People’s City Gallery. Enquanto algumas pessoas usufruíam de uma vida de muita prosperidade, várias outras viviam na pobreza, com grande sofrimento.
Todas elas, no entanto, sofreram os impactos do grande crescimento populacional e de duas guerras mundiais. E isso também é contado na galeria.
E chegando na atualidade, temos a galeria World City, com destaques para as transformações sofridas por Londres em consequência de revoluções na tecnologia, moda e cultura desde o período após a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.
A história de Londres é toda contada tendo as pessoas como foco. Com muita tecnologia e interatividade, conhecemos um pouco de como viveram os indivíduos responsáveis por transformar esta cidade no lugar incrível que é hoje.
Londres definitivamente tem um museu à sua altura!
O museu guarda também uma surpresa para os visitantes: uma galeria inteiramente dedicada a linda pira olímpica dos Jogos Olímpicos de 2012.
Além de partes da pira, a exposição mostra através de desenhos e videos, como foram feitas e tudo o que se passou com ela.
Idealizada por Thomas Heatherwick, a escultura era composta por 204 pétalas de cobre, representando os 204 países participantes das Olimpíadas.
Exposições e mostras temporárias
O Museu de Londres também oferece mostras e exposições temporárias, algumas delas pagas. Em 2020, são os seguintes destaques:
Dub London: Bassline of a city – a mostra celebra o reggae com raízes jamaicanas e seu impacto cultural e social na identidade de Londres e de seus habitantes. De 2 de outubro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, gratuito. Informações aqui.
The Clash: London Calling – mostra gratuita celebrando o álbum da banda The Clash e da música que se tornou um verdadeiro hino de Londres. Até 19 de abril de 2020. Informações aqui
O novo Museu de Londres
O Museu de Londres está de mudança! O novo museu está sendo construído em uma área histórica da cidade, em West Smithfield, onde antigamente funcionava o Mercado Geral de Smithfields.
A reforma da área e as obras necessárias já estão sendo feitas, mas ainda não há data para inauguração do novo museu. Acompanhe as novidades aqui.
Em 2020, o Museum of London continua funcionando em London Wall.
Informações para a visita ao Museu de Londres
Museu de Londres
Endereço: London Wall London EC2Y 5HN
Estações de metrô mais próximas: Barbican, St Paul’s, Moorgate
Ônibus: 4, 8, 25, 56, 100, 25, 172, 242, 521
Funcionamento: segunda a sexta-feira entre 11h30 e 15h30 e sábados e domingos entre 10h00 e 18h00 (fechado de 24, 25 e 26/12)
Entrada gratuita, mas é preciso fazer a reserva com antecedência no website.
Continuando o passeio: logo na saída do museu, o bar e restaurante London Wall é uma excelente opção para o almoço ou lanche. Descendo pela rua St. Martin’s Le Grand logo à direita há uma entrada para o Postman’s Park. Continuando, você chega até a St.Paul’s Cathedral. De lá, é possível atravessar a Millenium Bridge e visitar a galeria Tate Modern, na margem sul do Tâmisa.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Helena Fonseca
Oi, Eneida, adorei sua dica. Quando a gente viaja o tempo é precioso e ter dicas de lugares que realmente valem a pena serem conhecidos como este Museu de Londres, faz a diferença. Já o inclui na minha viagem no ano que vem.
Abraço.
Helena
lucien
belissimo museu. assim como o british museum e a torre de londres, sao must see.
londres é apaixonante. se pudesse tambem voltaria todo mes. andar por picadilly, assistir a um concerto free nas igrejas, comer fish and chips, passear por convent garden, tower bridge, tomar umas pint num pub, andar no hyde park, no regents park…… so discordo do bernardo em uma coisa, paris é showwwwww!!! eheheh. abraco a todos. sim, e parabens pelo blog.
Bernardo
Acabo de chegar de Londres ( e Paris ) e tenho alguns comentários:
1. Paris é bonita. Só. Voltar? talvez nunca mais.
2. Londres é muito mais do que eu esperava. Voltar? se possível, todo mês!
3. Seu blog foi fundamental e minha viagem foi TODA baseada em suas dicas, muito precisas, uteis, desde o tipo de tomada, o interruptor de luz dos banheiros do lado de fora, passeios, tudo, tudo saiu o melhor, graças às suas indicações.
Obrigadão. Farei comentários nos tópicos específicos também.
Reitero meu desejo de ajudá-la a conhecer Salvador, Bahia.
Abraço,
Bernardo
Eneida
Fico super feliz que deu tudo certo e que vocês adoraram Londres!
Obrigada pelo retorno, é bom saber que ajudamos a tornar sua viajem um sucesso.
Édia Lucia & Evandro Marques de Abreu
Eneida adorei como sempre, o post de hoje, mas te confesso que o melhor foi saber que a entrada é GRÁTIS! Risos…..
Abraços e sempre te acompanhando!
Eneida
Oi Édia,
A maioria dos grandes museus de Londres tem esta grande vantagem: ser grátis!