O Rafael Maciel, o super guia dos nossos passeios guiados em português, sucesso de público e crítica, finalmente foi assistir ao musical Let it Be, em cartaz no Garrick Theatre até setembro. E ele conta tudo pra gente nesta resenha de quem entende do assunto!
Let it be não está mais em cartaz em Londres. Veja aqui a lista de melhores musicais em Londres
NÃO “LET IT BE” E VÁ A ESTE MUSICAL!
Eu já estava até com um pouco de vergonha. Cada vez que alguém me questionava se já havia assistido o musical Let It Be em Londres eu olhava pro chão antes de dizer que não. Não é algo que deva me envergonhar, eu sei, mas pra um cara que guia um passeio sobre a banda de Liverpool, eu deveria ter ido há tempos.
Pois bem, criei vergonha, digo, tirei a vergonha, e fui assistir. Entrei no site oficial do musical e comprei o ingresso mais barato de todos. Era na posição F2, com um pouquinho da visão do palco restrita (nada mais que 15%). O que isso quer dizer na prática? Que tu não vai conseguir ver o piano durante a performance.
Já no início tu sente que muita coisa bacana está por vir. São exibidas algumas cenas antigas da banda em réplicas de TVs antigas espalhadas pelo teatro e também logo acima do palco. Ali tu já é carregado de volta pra 1962 quando os Beatles tocavam no Cavern Club em Liverpool.
Puf. Apagam-se as luzes. 3, 2, 1… Estamos no Cavern Club. O palco é recriado, o ambiente, as pessoas. O visual juvenil e energizantes dos garotos também imitam aqueles dias.
A plateia assistia como se estivesse ouvindo Beatles pela primeira vez, recatada, quieta. Mal sabiam o que estava por vir. Durante todo o musical as várias fases dos Beatles foram recriadas desta maneira. Cenário + roupas + músicas + comportamento. Desde o Cavern até o Abbey Road passando pela ida aos Estados Unidos e também pelo grandioso Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
A bateria soa um pouco mais pesada do que a de Ringo, mas claro que a função disso foi envolver a plateia de uma vez por todas. Aos poucos todos foram vibrando mais e mais com a energia do musical e por vezes os assentos foram deixados de lado e uma plateia de pé cantava e dançava com a banda. Faça o mesmo!
Um dos momentos que achei muito bem recriado pela banda foi o acontecimento de 4 de novembro de 1964, quando os Beatles estava tocando no London’s Princess of Wales Theatre com a presença da Rainha Mãe e da Princesa Margaret. Naquela noite John Lennon pediu ajuda do público dizendo pra que quando a música terminasse era pras pessoas nos assentos mais baratos aplaudirem, enquanto os demais deveriam apenas chacoalhar suas joias. E depois disso, Twist and Shout! Perfeitamente recriado.
Esta é uma das poucas cenas que existem no musical, mas mesmo assim, termina em música. Inclusive por ser uma passagem tão conhecida na história da banda.
No fim do musical, eu e um teatro quase lotado notamos que Hey Jude ainda não tinha dado as caras na noite ainda. Mas já tinha acabado, e agora? Claro, como todo show que se preze rolou o “mais um, mais um!” (com mais três na verdade) e muito na-na-na-na ao embalo de Hey Jude. Quem diria que aquela plateia quieta e reservada do início do show iria dar um show a parte no fim da noite? Quem diria que pagaria só £ 15 pra ver muito além de um show ou musical, mas muita história sobre a banda?
A Eugênia Bengard, que participou do passeio Beatles Tour, também deixou sua opinião a respeito do musical:
Para quem gosta dos Beatles, o musical Let it Be é imperdível. Para mim, pareceu como uma volta a um tempo que eu não estava presente, só que um tempo que marca momentos de tantos até hoje. A cronologia feita pelo musical, passando por momentos marcantes na vida dos garotos de Liverpool é genial e faz com que você não queira ficar sentado. Cantar, dançar, pular e gritar fazem parte do repertório da platéia. Então, se estiver em Londres, não deixe de curtir as 40 canções de Let it Be com gostinho de quero mais. E, de carona, aproveitem o Beatles tour com o Rafa e prometo que vai ser uma experiência beatlemaníaca no século 21.
LET IT BE – musical dos Beatles
roberta
Esta peca ja nao esta mais em cartaz? Como faco para saber quais pecas posso ir em LONDRES agoara entre 20 e 30 de setembro? e Como compro os ingressos?
obrigada
Roberta
Eneida
Olá Roberta,
Eles fazem tournês por outras cidades da INglaterra e normalmente voltam a Londres. Infelizmente, parece que no momento estão em Liverpool.
Fernanda Scafi
Eu assisti “Let it Be” na turnê deles pela Alemanha e contei lá no meu blog: SENSACIONAL!!!! http://www.taindopraonde.com.br/2015/01/musical-let-it-be-londres-inglaterra-london-beatles-turne-europa-alemanha-berlim-admiral-palast-canada-estados-unidos-nova-zelandia.html