A National Portrait Gallery – Galeria Nacional dos Retratos – fica pertinho de Trafalgar Square, atrás da National Gallery.
Fundada em 1856, a Galeria abriga a maior coleção de retratos do mundo e tem como objetivo promover o reconhecimento daqueles que contribuíram e estão contribuindo para a história e a cultura britânicas.
E não pense que os retratos se resumem a reis e rainhas!
Artistas, esportistas, músicos, escritores, atores, cientistas: são mais de 1000 retratos, da Idade Média aos dias de hoje, das mais diversas pessoas. Além das pinturas, há também esculturas, fotografias e vídeos.
Em 2013, foi revelado um novo retrato da National Portrait Gallery: o da Duquesa de Cambridge, mãe do futuro rei do Reino Unido. O quadro, pintado por Paul Emsly, levou três meses e meio para ser concluído.
Kate Middleton, que é patronesse da Galeria, posou para o artista em duas sessões e pediu que fosse retratada de forma bem natural. Eu gostei do resultado:
The Duchess of Cambridge by Paul Emsley, 2012 © National Portrait Gallery, London; A National Portrait Gallery commission given by Sir Hugh Leggatt in memory of Sir Denis Mahon through the Art Fund
O quadro da Duquesa está exposto na sala 36 do andar térreo da galeria. Ele foi se juntar a um retrato dos príncipes William e Harry, em exibição na mesma sala.
National Portrait Gallery- Galeria Nacional de Retratos
Endereço: St Martin’s Place, London.WC2H 0HE
Entrada gratuita
Horário de funcionamento da Galeria Nacional de Retratos:
Diariamente de 10:00 às 18:00
Quintas e sextas-feiras: de 10:00 às 21:00
Estações de metrô mais próximas: Leicester Square e Charing Cross
Veja também: O que ver na Trafalgar Square
Leia também outros guias completos de museus gratuitos em Londres:
Pedro
Eneida, encontrei no VisitBritain um tal de Theatre Passport. Pelo que entendi o voucher dá direito a ingresso para as peças ou musicais que estão listados ali, nas sessões indicadas. O preço é ótimo e, segundo o que diz, os lugares são bons.
Não encontrei referência no teu blog nem em outros que acesso, e gostaria de saber se realmente é vantajoso, pois tenho muito interesse em assistir a um musical no West End mas estou um pouco assustado com os preços.
Saberias me explicar como realmente funciona?
Obrigado.
Eneida
Oi Pedro,
Não sei como funciona, mas vou tentar me informar.