Um dos passeios mais bacanas que fizemos na nossa visita ao Parque Nacional de Snowdonia no País de Gales foi uma viagem em um trem Maria Fumaça até a cidade de Caernarfon, onde visitamos o imponente Castelo de Caernarfon, uma das fortalezas medievais mais famosas do País de Gales.
A Welsh Highland Railway é uma estrada de ferro que atravessa 25 milhas do parque de Snowdonia, ligando as cidades de Porthmadog a Caernarfon. No meio do caminho, fica Bedgellert, onde estávamos hospedados e onde há uma pequena estação de parada do trem.
De Bedgellert a Caernarfon, o trem sobe até alcançar ponto mais alto do percurso (cerca de 200 m), local a partir de onde é possível pegar uma trilha para o pico de Snowdon. A paisagem é lindíssima, repleta de lagos e montes com picos cobertos de neve.
A viagem leva pouco mais de 1,5 h e tem uma vista tão bonita que nem notamos o tempo passar. Chegando em Caernarfon, tínhamos cerca de 3 horas para visitar o castelo e passear pela cidade, já que queríamos pegar o último trem de volta.
O Caernarfon Castle é uma impressionante fortaleza de pedras construída pelo rei inglês Edward I no final do século XIII e, juntamente com as fortalezas de Beaumaris, Conwy e Harlech e as cidades fortificadas de Caernarfon e Conwy tem o status de patrimônio cultural da humanidade.
O Castelo de Caernarfon e o Príncipe de Gales
Segundo aprendemos na visita ao castelo, desde 1301 o herdeiro do trono da Inglaterra (normalmente o filho mais velho vivo do monarca) é investido com o título de Príncipe de Gales e o primeiro herdeiro a receber este título foi justamente Edward II, que nasceu em Caernarfon e era filho de Edward I.
Apesar da maioria das cerimônias de investiduras ter ocorrido na sede do parlamento inglês, os dois últimos Príncipes de Gales foram investidos em Caernarfon, sendo que o atual, o Príncipe Charles, recebeu o título das mãos da rainha em 1969.
O castelo abriga em duas de suas torres um pequeno museu, Royal Welsh Fusiliers Museum, que conta mais de 300 anos de história deste regimento do exército britânico em diversas guerras pelo mundo afora.
A cidade de Caernarfon
Caernarfon é uma cidade medieval fortificada, também construída por Edward I e planejada para atender as demandas militares. O layout das ruas, por exemplo, permitia que tropas circulassem facilmente por elas.
Em frente à entrada do Castelo, há uma grande praça, chamada Castle Square ou “Maes”, também planejada para funcionar como local de reunião das tropas.
Atualmente, Caernarfon tem no turismo sua principal fonte de renda, e nota-se pelo tipo de comércio, que não é um lugar muito próspero.
Como em outros locais do norte do País de Gales, os habitantes mantêm viva a língua local, falada por mais de 90% da população.
No pub em que almoçamos, os funcionários se comunicavam em Galês, que é uma língua muito antiga de origem celta. Não é relacionada ao inglês e para nossos ouvidos era totalmente incompreensível. Não passamos aperto porque todos são bilíngues!
Na hora de voltarmos para Bedgellert, rumamos para a estação ferroviária, que fica bem perto dos muros do Castelo de Caernarfon.
No dia seguinte, continuaríamos nossa viagem pelo País de Gales, seguindo para a região costeira de Pembrokeshire.
Outros posts da série sobre o País de Gales:
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Giovania
OI … Muito bom o post. Por favor, será que vocês poderiam me ajudar. Como faço pra chegar em Caernarfon a partir de Londres de trem?
Eneida
Olá Giovania,
Não é muito fácil. Veja aqui uma sugestão: https://www.rome2rio.com/pt/s/Londres/Castelo-de-Caernarfon