Covent Garden é uma área bem no centro de Londres, que reúne excelentes opções de lojas, restaurantes, bares e entretenimento. A região atrai milhares de turistas e londrinos durante todo o ano e neste artigo você vai saber por quê.
Uma das regiões mais famosas de Londres, Covent Garden abriga também importantes prédios históricos e culturais, incluindo teatros, museus e igrejas que valem a visita.
É uma área que não se esgota, a cada vez que passeio por lá, conheço um cantinho novo, uma loja interessante, ou um restaurante que acabou de abrir.
Entretendo os turistas, há sempre artistas de rua se apresentando que rendem bons momentos e boas fotos também. Não dá pra se cansar de Covent Garden!
Vamos conhecer Covent Garden em Londres?
Breve história de Covent Garden
No século XVI, conta a história que Covent Garden era na verdade um jardim do convento (Convent Garden), onde os monges da Abadia de Westminster cultivavam uma horta.
Com a dissolução dos monastérios, o Rei Henrique VIII tomou as terras dos monges e as doou para seus amigos, como era usual para os monarcas fazerem na época.
Nos anos 1600, os donos das terras passaram a ser a família Russell, Condes de Bedford, e foram eles os responsáveis pela urbanização da área e construção de uma praça – a primeira praça planejada de Londres – bem como da Igreja de São Paulo (que não deve ser confundida com a Catedral de São Paulo, na City of London).
Com a urbanização, rapidamente Covent Garden passou a abrigar um mercado que foi crescendo com o aumento da população na área. O mercado funcionou na Covent Garden Piazza por alguns séculos e chegou a ser um dos maiores mercados de hortifrúti de Londres.
O mercado de Covent Garden cresceu tanto que, em meados do século XX, a infraestrutura existente não mais conseguiu acomodar as necessidades dos comerciantes e clientes. Por isso, em 1974, o Covent Garden Market se mudou para a margem sul do Rio Tâmisa, em Nine Elms.
O New Covent Garden Market é o maior atacadista de flores, frutas e verduras do Reino Unido e hoje ocupa uma área de mais de 50 hectares.
O prédio original do mercado de Covent Garden, que já contava com mais de 200 anos, foi preservado e reaberto em 1980 como centro turístico e de comércio.
É este mercado que visitamos hoje no centro da Piazza de Covent Garden.
O que fazer em Covent Garden
Não pense que Covent Garden engloba somente a praça onde se encontra o mercado. Na verdade, o nome se refere à região que ocupa uma área extensa, delimitada pelas avenidas Shaftesbury (no norte), pela Strand (no sul), a Charing Cross Road (no oeste) e Drury Lane (no leste).
É essa região toda que vamos conhecer.
Veja no final da página um mapa com as atrações de Covent Garden marcadas em destaque.
Piazza de Covent Garden
É a praça principal, onde você encontra os prédios do antigo mercado e uma série de lojas ao redor, entre elas uma das lojas da Apple em Londres.
A praça foi concebida pelo arquiteto Inigo Jones em 1631. Jones, na época um jovem arquiteto, é também o responsável pelo design da linda Somerset House, da Banqueting House e outros prédios maravilhosos em Londres.
A piazza, inspirada em praças da Itália e na Place des Vosges em Paris, retém até o presente a ideia original do arquiteto, especialmente as arcadas e edifícios das laterais.
Repare nos paralelepípedos que cobrem as ruas e que não foram substituídos por asfalto. A praça tem o trânsito proibido para carros, por lá só andam pedestres. Ah, o charme de Covent Garden!
As principais atrações da Piazza de Covent Garden são as seguintes:
Mercado de Covent Garden
Se você vem da estação de metrô Covent Garden, estará na James St. e logo na esquina da praça à direita verá a loja da Apple.
Verá também o mercado que ocupa todo o centro da piazza. Neste lado, estão as lojas de maquiagem beleza, entre elas a Chanel, a Dior Beauty Boutique e The Ordinary.
Entrando no mercado, chegamos no chamado North Hall, com lojas e restaurantes, além do Apple Market, que mantém a tradição do mercado com vendedores individuais.
De terça a sexta-feira, o Apple Market tem bancas vendendo bijuterias, gravuras, aquarelas e artesanato em geral, e nas segundas-feiras são vendidas antiguidades.
Continuando até o South Hall, você verá a hamburgueria Shake Shack, entre outras lojas, e o charmoso andar inferior, com mesinhas e cadeiras além de um lugar reservado para artistas se apresentarem.
Na saída do mercado já na parte sul da praça, está o Jubilee Market, que não é parte do mercado de Covent Garden, mas também vende artesanato, souvenir e outras bugigangas. Não é o lugar mais barato para comprar souvenir.
No andar superior do mercado, você pode apreciar a vista da piazza enquanto toma um drink. Destaque para o pub Punch & Judy e o bar e restaurante Sushisamba, inaugurado em 2018.
O prédio do mercado foi inaugurado em 1830 e restaurado nos anos 1970, quando o Covent Garden Market se mudou para Nine Elms. Obra do arquiteto Charles Fowler, o prédio é muito bonito com colunas e um teto de ferro e vidro que deixa entrar a luz do dia.
Horário de funcionamento do mercado de Covent Garden: a maioria das lojas permanece aberta entre 10h00 e 20h00 e aos domingos entre 12h00 e 18h00.
O Apple Market funciona entre 10h00 e 18h00
Royal Opera House
A Royal Opera House é a sede de duas companhias artísticas de prestígio mundial: o Royal Ballet e o Royal Opera.
Não há nada mais londrino e chique do que assistir a um espetáculo em Covent Garden, como a Ópera de Londres é chamada! E não pense que o valor é sempre exorbitante, a Royal Opera House oferece ingressos acessíveis para todas as apresentações.
Durante todo o ano há apresentações de balé e ópera, assim como outros eventos incluindo peças teatrais e espetáculos de dança.
Confira aqui a programação para o período da sua estadia. Os ingressos se esgotam facilmente, não deixe para a última hora.
Em algumas datas, são oferecidos também tours de backstage ou no teatro principal, para quem quer conhecer mais sobre este incrível local. Informações aqui.
A entrada principal da Ópera é pela Bow Street, mas há uma pequena entrada também pela praça de Covent Garden.
Igreja de São Paulo
A Igreja de São Paulo, que não é a famosa St Paul’s Cathedral, foi construída juntamente com a praça em 1631.
Desde o início ela é associada ao teatro e às artes dramáticas. Na verdade a St Paul’s Church é conhecida como “igreja do ator” e diz a história que foi palco da primeira apresentação do teatro de marionetes que se tem registro, ainda no século XVII.
Esta apresentação marcou o começo da tradição de teatro de marionetes conhecia como Punch & Judy na Inglaterra. Todos os anos em maio, a igreja organiza um festival de Punch & Judy.
Além de ser uma igreja anglicana atuante, St Pauls tem sua própria companhia teatral e funciona também como casa de espetáculos. Anualmente, são mais de 400 eventos, entre peças, concertos e apresentações diversas.
Na igreja há memoriais para vários artistas, entre eles Charlie Chaplin e foi também no pórtico da St Paul’s que o dramaturgo George Bernard Shaw inicia sua famosa peça Pigmaleão, que deu origem ao filme My Fair Lady.
Em geral, a igreja é aberta ao público diariamente entre 8h30 e 17h00, aos sábados dependendo dos eventos e aos domingos entre 9h00 e 13h00 (até às 17h00 quando há Evensong). Estes horários no entanto podem ser alterados devido a eventos, veja detalhes da programação aqui.
Museu dos Transportes de Londres
Pode não parecer interessante, mas este museu é muito legal, especialmente para quem está em Londres com crianças.
O London Transport Museum explora a história de Londres e seu incrível sistema de transporte público nos últimos 200 anos, enfatizando as ligações entre o transporte e o desenvolvimento da cidade e do seu povo.
O museu é bem interativo, oferecendo muitas oportunidades das crianças colocarem a mão na massa e conhecerem, além de veículos históricos, posters famosos, modelos, sinalização e outros objetos fantásticos do arquivo do museu.
Desde 1980, o Museu dos Transportes de Londres funciona no prédio do antigo Mercado de Flores de Covent Garden, um prédio tombado construído em 1871 que abrigou o mercado de flores por mais de 100 anos.
O mercado de flores se mudou juntamente com o mercado de hortifrúti e funciona atualmente no New Covent Garden Market no sul de Londres.
Ingresso gratuito para menores de 18 anos e pago para adultos. Veja o valor aqui. O London Pass é válido neste museu, leia aqui sobre este passe de descontos fantástico.
Aberto diariamente das 10h00 às 18h00, última entrada às 17h15. Fechado em 24, 25 e 26 de dezembro. A lojinha do museu é muito bacana para comprar lembranças temáticas do metrô de Londres.
Somerset House
A Somerset House fica bem na divisa da região de Covent Garden, já perto do Rio Tâmisa, mas é bem perto para ir caminhando.
O palacete monumental foi construído em 1776 em um local onde havia anteriormente um palácio da era Tudor. Era um dos vários palacetes da beira do Tâmisa e o atualmente é dos poucos que ainda restam.
A Somerset House é um centro cultural com uma programação variada, de cinema a céu aberto a rinque de patinação no gelo.
Abriga também a fantástica Courtauld Gallery, que está fechada para reforma com previsão de reinauguração em 2020.
Leia mais sobre a Somerset House
Lojas de Covent Garden
A região comercial não se restringe à praça central, mas lojas se encontram em todo o bairro. Covent Garden é um verdadeiro shopping centre a céu aberto! Há lojas de todos os tipos e para todas as necessidades.
Entre tantas ruas comerciais, encontramos 3 cantos charmosos e especiais em Covent Garden, veja a seguir.
Neal’s Yard
Você entra em um bequinho que se abre em um área em forma de triângulo com um dos cantos mais coloridos do centro de Londres: Neal’s Yard.
Os armazéns de tijolinho, que antes serviam ao mercado de hortifrúti de Covent Garden, são pintados de cores vivas: roxo, laranja, amarelo-cheguei e têm decoração charmosa. Eles atualmente abrigam lojas com uma pegada alternativa: lanchonetes veganos, produtos naturais e orgânicos e lojinhas independentes.
Foi aqui que nasceu a Neal’s Yard Remedies (marca famosa de dermocosméticos) e você pode conhecer a primeira loja da marca.
Vale uma paradinha para abastecer as energias em um passeio por Covent Garden.
Neal’s Yard – entre Short Gardens e Monmouth Street, WC2H 9AT
Seven Dials
No encontro de 7 ruas, você vê um relógio de sol. Seven Dials é o nome dado a esta confluência e também à região do entorno, com muitas lojas, restaurantes, cafés e bares.
Em 13 Monmouth Street, há uma placa azul comemorativa no local em que o histórico agente dos Beatles, Brian Epstein, tinha sua empresa, NEMS.
Não deixe de conhecer também a livraria Stanfords (endereço: 12-14 Long Acre). Aberta em 1901, é considerada a maior livraria especializada em viagem do mundo, com a maior variedade de mapas, globos, livros e acessórios de viagem sob um mesmo teto.
Seven Dials é também o endereço do Cambridge Theatre, que apresenta o musical de grande sucesso, Matilda, the Musical.
Cecil Court
Uma ruazinha de apenas um quarteirão que se mantem igual (pelo menos é o que parece!) desde os anos 1700.
Pequenas livrarias em ambos os lados da rua completam o charme da Cecil Court. As fachadas vitorianas, as lâmpadas a gás, os sebos, tudo nos leva a uma Londres do passado, embora estejamos tão perto do burburinho da Londres de hoje.
Dizem também que Cecil Court foi uma das inspirações para J.K. Rowling criar o Beco Diagonal na série Harry Potter. Leia mais sobre Cecil Court aqui no site.
Locais lindos para fotos
Estátua da bailarina e cabines telefônicas
O local mais instagramável de Covent Garden fica em um bequinho, na diagonal da Royal Opera House. A rua se chama Broad Court, esquina com Bow Street (a rua da Ópera).
Ver essa foto no Instagram
Milk Train Café
A sorveteria Milk Train inaugurou recentemente uma loja própria que fica na rua bem atrás do Jubilee Market e do Museu dos Transportes de Londres. A loja é super fofa e o sorvete é essa casquinha envolta em algodão doce com mil coberturas a escolher.
12 Tavistock Street
Ver essa foto no Instagram
Petersham Nurseries
Uma floricultura que é também loja de decoração, restaurante e bar, além de delicatessen e cave de vinhos. Tudo com a mais linda decoração e delicadeza.
27 King St, Floral Court
Ver essa foto no Instagram
Hotéis em Covent Garden
Não faltam hotéis excelentes nesta área incrível da cidade. Nossas sugestões são as seguintes:
Z Hotel Covent Garden – esta pequena rede de hotéis é ótima. Os quartos são bem pequenos, mas a localização é excelente e tem bom custo benefício.
The Nadler Covent Garden – outra cadeia de hotéis charmosos e bem localizados em Londres, no The Nadler você tem o conforto extra de uma cozinha super compacta no quarto.
Strand Palace Hotel – hotel tradicional da região com mais de 700 quartos. O hotel é bem confortável e tem equipe atenciosa.
The Henrietta Hotel – hotel boutique de luxo com quartos aconchegantes, bar e restaurante. Um charme só!
Uma opção mais em conta é a acomodação estudantil da London School of Economics Grosvenor House.
Clique aqui para ver outras opções de hotéis em Covent Garden.
Mapa de Covent Garden com as principais atrações
Como chegar em Covent Garden
A estação de metrô Covent Garden é servida pelas linha Piccadilly e fica bem no centro da área. Outra opções são as estações Leicester Square, Piccadilly Circus, Tottenham Court Road e Charing Cross que também ficam próximas e estão a cerca de 10 minutos da praça de Covent Garden.
Vários ônibus passam por Covent Garden, entre eles as rotas RV1 (ponto em Covent Garden), 9, 13, 15, 23, 139, 153 (pontos na Trafalgar Square e Aldwych – uma breve caminhada) e o 24 (ponto na Leicester Square também caminhada fácil e bem sinalizada até Covent Garden).
Este post contém links de afiliado. Isso indica que podemos ganhar uma pequena comissão sobre vendas feitas através desses links. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Leia também:
Notting Hill – o que fazer neste bairro charmoso de Londres
Lojas top de cosméticos e maquiagem em Londres
Shoreditch – bairro descolado no leste de Londres
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Flávia
Valeu Eneida!
beijos
Flávia
Oi Eneida, estarei pelo Covent Garden, no mercado, num sábado às 20 horas, e queria saber se a gente encontra lugar pra sentar e fazer um jantarzinho, mesmo que simples, ou temos que reservar?
E uma outra perguntinha, ali perto tem ruas legais pra andar, tem o China Town, mas no sábado de noite fica fechado ou aberto?
Querida, muito obrigada, desde já. Com você por perto nossas viagens a Londres ficam muito melhores!
beijos
Eneida
Oi Flávia,
Acho que encontra, sim, são muitas opções. É uma área muito agradável, não só a praça do mercado, mas todo o entorno. Até por volta de meia-noite tem muito movimento, mas depois tudo morre.
paula
Oi Eneida, vc acha que o Chic Outlet vale a pena? Nao tenho muitos dias entao estou pensando 2 x antes de “perder” esse tempo ao inves de ficar perambulando pelas ruas e outras atraçoes. bjs
Eneida
Olá Paula,
Sou suspeita para falar porque não gosto de outlets em geral. Então, minha sugestão é para você aproveitar seu pouco tempo para conhecer Londres e deixe para ir a outlets quando for a Miami!
ana paula
desculpe pelos erros…
teclado esta desconfigurado…
li
oi eneida!
to adorando ler o seu site!
em maio ou junho, estou pretendendo ir a londres fazer um curso de 4 semanas no EC covent garden.
ficaria instalada num ape bem pequenininho no the residence, na 161, old brompton road, south kesington.
o que vc acha?
acha o lugar bom para ficar? seguro? com comercio e movimento de gente jovem?
e o curso em covent garden? conhece? acha boa ideia?
e viavel ir de metro? e facil fazer passeios desde esses lugares?
Eneida
Oi Li,
Covent Garden é no coração de Londres, tem comércio, movimento e tudo que você possa querer. South Kensington é um local também na região central, muito agradável e familiar. Tudo muito bem servido de metrô e transporte público. Você vai adorar!
ana paula
ola! adorei as dicas de convent garden!
estou indo a londres em junho e estou indecisa enquanto a escola, pore muito provavel que ficarei na EC e irei morar no The residence! adoraria entrar em contato com a pessoa que tb deicou o comentario:)
bjs
ate mais!