Quando você atravessa a ponte de Westminster, vindo do prédio do Parlamento (Big Ben) para a região sul onde está a London Eye, você vê este enorme leão de pedra à sua esquerda.
Ele tem uma juba majestosa e parece vigiar a ponte e os que nela atravessam. Não tão famoso quanto seus primos que guardam a coluna de Nelson na Trafalgar Square, este leão sempre me intrigou.
É sabido que o leão é um dos símbolos nacionais da Inglaterra desde a época medieval e que representa coragem e valentia. O Rei Ricardo I é conhecido como Ricardo Coração de Leão devido à sua reputação de grande guerreiro e líder militar.
No brasão da Inglaterra encontramos três leões dourados que miram o espectador com suas línguas e unhas azuis. Eles estão também representados em algumas moedas e no emblema do futebol britânico.
Voltando ao leão da ponte de Westminster, outro dia me deparei com sua história, bem menos majestosa do que imaginava.
O leão é uma escultura de 1837, originalmente pintada de vermelho e parte de uma dupla que adornava a fachada de uma cervejaria, chamada Red Lion Brewery. A cervejaria ficava na margem sul do Tâmisa, não muito longe de onde o leão se encontra atualmente.
Quando a cervejaria foi demolida em 1950, a tinta vermelha foi removida e, a pedido do Rei George VI, uma das esculturas foi colocada em frente à estação Waterloo. Somente em 1966 o leão foi movido para a ponte de Westminster. A outra escultura, agora pintada de dourado, se encontra no estádio de Rugby de Twickenham.
Apesar da aparência de pedra, na verdade a escultura é feita de uma espécie de cerâmica, “Coade Stone”, fabricada em Lambeth entre as décadas de 1770 e 1840.
Essa cerâmica era extremamente resistente ao tempo e à corrosão causada pela fuligem tão comum em Londres naquela época. Por isso era muito usada em monumentos e detalhes arquitetônicos.
A margem sul do Tâmisa é cheia de atrativos e para chegar até lá você certamente se deparará com este Leão de pedra que passa quase despercebido por quem só olha para a London Eye!
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Tereza
Gente queria saber se vcs acham perigoso uma menina de 20 anos ir p Londres só é se hospedar em um rostel?
Eneida
Olá Tereza,
Em geral Londres é uma cidade segura, e os hostels são cheios de jovens. Isso não quer dizer que ela não tenha que ter os cuidados mínimos que teria em qualquer cidade grande.