Em Londres é possível apreciar obras de arte dos mais famosos artistas mundiais. Uma é especialmente cara!
É de Pablo Picasso e está em exposição na galeria Tate Modern. O quadro, chamado “Nude, Green Leaves and Bust” (Nu, Folhas Verdes e Busto), foi adquirido por um colecionador particular em um leilão da Christie’s em Nova Iorque em 2010 por $106,5 milhões de dólares.
O colecionador, que jamais quis ser identificado, resolveu dividir com o povo britânico sua obra tão valiosa. Assim, desde 2011, ele se encontra em exposição na Tate, como empréstimo por tempo indeterminado.
Pintado em março de 1932, o quadro retrata a amante de Picasso, Marie-Thérèse Walter, recostada nua em um sofá, uma planta e um busto esculpido sobre uma coluna. Ao fundo, uma cortina em que vemos refletido o busto do artista.
O quadro é bem grande, cerca de 1,60 x 1,30 e está exposto no nível 2 da Tate Modern, em uma ala chamada “Poetry and Dream” (Poesia e Sonho). Esta ala é dedicada aos pintores do surrealismo, que privilegiavam em seu trabalho o poder do subconsciente e dos sonhos.
Além de Picasso, vemos ali obras de Dali, Joan Miró, Max Ernst, Marcel Duchamp, e outros.
De 2010 até hoje(2014), 4 quadros foram vendidos por mais de 106 milhões de dólares, assim este Picasso não detém mais o título de mais caro do mundo.
Mas continua com o título de mais caro em exibição no Reino Unido. Mesmo quem não é apreciador da arte moderna pode achar interessante ficar diante de uma obra deste valor, nem que seja para se perguntar: como alguém paga tanto dinheiro por um quadro?
Bankside, London SE1 9TG
Estação de metrô mais próxima: Southwark (linha Jubilee)
Aberta diariamente entre 10h00 e 18h00, sextas e sábados até as 22h00.
Fechada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.
Entrada gratuita
Deixe um comentário