Neste artigo, explicamos o que fazer em uma emergência médica em Londres, como em caso de alguém precisar de cuidados médicos, ou em outra situação desagradável.
Teste e tratamento de COVID para turistas na Inglaterra
Segundo o site NHS, não serão cobrados de qualquer pessoa em visita ao Reino Unido:
- Teste de coronavírus
- Tratamento de Covid
O órgão também garante que não é verificado o status de imigração do paciente.
Urgência e Emergência na Inglaterra
Em primeiro lugar, o número de emergência na Inglaterra e Reino Unido é o 999. Você pode também ligar 112 que é o número introduzido devido à União Europeia. Os dois levam à mesma central.
Este número é para situações críticas, como por exemplo um acidente de trânsito com vítimas, ou se alguém estiver precisando de uma ambulância. Será perguntado se o problema é incêndio (Fire), polícia (Police) ou ambulância (Ambulance).
Para situações menos críticas, em que a pessoa pode ser levada a um hospital ou clínica, sem necessidade de ambulância, não ligue para o 999. Veja abaixo o que fazer.
Se você estiver na dúvida sobre o que fazer ou aonde ir, você pode ligar para 111 e falar com um atendente que dará orientações. Se tiver dificuldades com o idioma inglês, você pode pedir um intérprete.
Este é um serviço que foi implantado no Reino Unido nos últimos anos. Leia informações em português sobre o serviço aqui.
Como encontrar um médico em Londres
O sistema público de saúde no Reino Unido – chamado NHS (National Health Service) – funciona com base em clínicas que atendem aos moradores do bairro, ou vizinhança.
Os moradores se inscrevem em uma clínica para ter um Clínico Geral (chamado “GP” – General Practitioner) que será seu médico e terá todas as suas informações.
Para qualquer problema de saúde que não seja urgente, você marca uma hora e é atendido pelo GP, ou alguém da equipe na clínica.
Se precisar consultar um especialista, ou fazer exames específicos, é o GP que te encaminhará.
Este serviço é totalmente gratuito, mas os turistas estrangeiros não podem recorrer a ele.
Leia também sobre segurança e crimes em Londres
O que fazer em uma emergência médica – turistas em Londres
Para quem está de passagem pela cidade e tem um problema de saúde não muito sério (dor de cabeça, gripe, pequenas infecções, torções, pequenas queimaduras, dores abdominais ou no peito, lesão nas costas ou nos ombros, problemas oftalmológicos simples, entre outros), o sistema de saúde britânico (NHS) conta com os chamados “Walk-in Centres“, que são clínicas que atendem a qualquer pessoa sem ser necessário marcar consulta, ou estar registrado.
Nestes centros, normalmente as pessoas são atendidas por enfermeiras profissionais. No entanto, me parece que as enfermeiras britânicas são treinadas para praticarem mais atos do que as do Brasil.
Os centros funcionam com um serviço de pronto atendimento dos hospitais brasileiros. Você chega, passa por uma triagem e espera sua vez para ser atendido.
Note, no entanto, que desde a pandemia, este serviço tem passado por atualizações constantes. Consulte este website antes de ser dirigir a um centro.
Walk-in Clinics em Londres:
Soho NHS Walk-in Centre: 1 Frith Street W1D 3HZ – Telefone: 020 7534 6500 Estação de metrô: Tottenham Court Road. Crianças menores de 16 anos não são atendidas neste centro.
Finchley NHS Walk-in Centre: Finchley Memorial Hospital – Granville Road – N12 0JE
Telefone: 020 8349 7470.
Edgware NHS Walk-in Centre: Edgware Community Hospital – Burnt Oak Broadway – Edgware
Middlesex – Telefone: 020 8732 6459. Veja aqui outras informações, o mapa e horário de funcionamento.
Parsons Green NHS Walk-in Centre: 5-7 Parsons Green SW6 4UL – Telefone: 020 8846 6758. Veja aqui outras informações, o mapa e horário de funcionamento. Estação: Parsons Green
St Charles NHS Urgent Care Centre: St Charles Hospital -Exmoor Street W10 6DZ – Telefone: 020 8969 2488. Veja aqui outras informações, o mapa e horário de funcionamento. Estação: Parsons Green
Para quem quiser/puder pagar a consulta médica, uma boa sugestão é perguntar à recepção do hotel em que estiver hospedado se o hotel tem algum médico conveniado. É comum terem alguém para indicar.
Antes de chamar o médico informe-se sobre o preço da consulta, pois pode ser bem cara (em torno de £200). Pergunte também se o médico emite um recibo para que você possa pedir ao seu seguro reembolso do valor pago.
Clínica particular com médicos e dentistas brasileiros / portugueses em Londres:
Monteiro Clinic – duas unidades em Londres, uma no sul e uma no norte.
The Monteiro Clinic – Norte
Endereço: 7 Craven Park Road, Harlesden, London NW10 8SE
Telefone: 020 8961 1117
The Monteiro Clinic – Sul
Endereço: 2 Clapham Road, Oval, London SW90JG
Telefone: 020 7582 6000
Pronto Atendimento em Hospitais em Londres
Para emergências com risco de vida (perda de consciência, dor no peito severa, convulsões, dificuldade para respirar, sangramentos contínuos, entre outros) a indicação é ir a um serviço de Pronto Atendimento (A&E – Accident and Emergency) do hospital mais próximo.
Hospitais no centro de Londres com serviço de A&E:
St. Bartholomew’s Hospital – West Smithfield, City of London EC1 – Estação mais próxima: St. Pauls.
Guy’s Hospital – Great Maze Pond London SE1 9RT – Estação mais próxima: London Bridge
University College Hospital – 235 Euston Road, London, NW1 2BU – Estação mais próxima: Warren St, Euston Square
St Mary’s Hospital – Warren St, Praed Street, Paddington, London, W2 – Estação mais próxima: Euston Square
St Thomas’ Hospital – Westminster Bridge Road – SE1 7EH – Estação mais próxima: Westminster – Este hospital possui um serviço de pronto atendimento para crianças, veja informações aqui.
Farmácias abertas até meia-noite
Em Londres, não é comum as farmácias ficarem abertas até muito depois das 20h00. Há no entanto algumas que permanecem abertas até meia-noite e uma que não fecha. Veja abaixo.
Farmácias abertas até meia-noite (segunda a sábado)
Zafash Chemists – 233-235 Old Brompton Road, London, SW5 – Estação mais próxima: Earl’s Court
Boots – algumas lojas da rede Boots oferecem o serviço de “Late-night Pharmacy”. Mesmo que o restante da loja esteja fechado, há uma janela (tipo drive-through) por onde você pode falar com o farmacêutico e comprar medicamentos. As lojas de Piccadilly Circus, da estação St. Pancras, de Queensway ficam abertas até 22h00, 23h00 ou meia-noite, com exceção dos domingos, quando fecham às 18h00. Clique no nome para ver o mapa, o horário e informações.
Pharmacentre – 149 Edgware Road W2 2HR – Telefone: 020 7706 4999 – Estação mais próxima: Edgware Road – Esta é uma farmácia aberta até meia-noite e também é uma clínica particular. Há médicos de plantão que atendem na clínica e fora dela (no hotel, por exemplo), mas o serviço é cobrado.
Custo do atendimento médico no Reino Unido
O sistema público de saúde britânico (NHS – National Health System) é dos melhores do mundo e oferece assistência médica gratuita aos cidadãos britânicos, a todos os moradores legais e a estudantes em cursos de mais de 6 meses de duração.
Como visitante no Reino Unido você terá direito aos seguintes tratamentos médicos, sem custos:
– Emergência e urgência – se você for levado ao pronto atendimento de um hospital, será atendido sem precisar pagar por isso, mas todo o tratamento subsequente será cobrado, incluindo o internamento, se for o caso. E isso não é barato!
– Doenças infecciosas e doenças sexualmente transmissíveis, com o objetivo de diminuir a contaminação;
– Tratamento psiquiátrico obrigatório e tratamentos determinados por um juiz;
– Planejamento familiar, que não inclui pré-natal, parto, ou aborto.
Todo o resto será cobrado, incluindo qualquer consulta médica e tratamento dentário.
Cidadãos de países de fora da Europa devem pagar 150% dos valores cobrados pelo NHS para procedimentos médicos e hospitalares de cuidado secundário.
Leia aqui as informações oficiais do NHS para visitantes.
Por essas razões, recomenda-se fortemente que você tenha um seguro de viagem que cubra despesas médicas. Leia mais sobre seguro para o Reino Unido aqui.
Os seguros de viagem têm central de atendimento 24 horas e, se possível, o segurado deve entrar em contato com a central de atendimentos antes de buscar auxílio médico. Em caso de urgência, busque o tratamento, guarde todos os recibos e peça o reembolso posteriormente.
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Monalisa
Foi muito útil para mim, que sou brasileira e estou há 2 dias com febre forte. Pessoas que moram há anos aqui, disseram não saber oq fazer. Graças a Deus há pessoas como vcs no mundo. Ajudou demais!
Ana
Não entendi. Está escrito que se eu vou como visitante, eu tenho direito a alguns serviços do sistema publico de lá. Mas também diz o contrário, que não tenho direito. Poderia explicar melhor?
Eneida
Oi Ana,
Os serviços a que um turista tem direito estão relacionados no artigo. Para todos os outros, terá de pagar.
Como visitante no Reino Unido você terá direito aos seguintes tratamentos médicos, sem custos:
– Emergência e urgência – se você for levado ao pronto atendimento de um hospital, será atendido sem precisar pagar por isso, mas todo o tratamento subsequente será cobrado, incluindo o internamento, se for o caso. E isso não é barato!
– Doenças infecciosas e doenças sexualmente transmissíveis, com o objetivo de diminuir a contaminação;
– Tratamento psiquiátrico obrigatório e tratamentos determinados por um juiz;
– Planejamento familiar, que não inclui pré-natal, parto, ou aborto.
Todo o resto será cobrado, incluindo qualquer consulta médica e tratamento dentário. Cidadãos de países de fora da Europa deverão pagar 150% dos valores cobrados pelo NHS para procedimentos médicos e hospitalares de cuidado secundário.
paula
Resumindo, os telefones são 999 e o 111.
Seria interessante colocar os telefones para denuncias de abusos.
Ótima matéria.
Obrigada
Eneida
Oi Paula,
Ótima sugestão, obrigada! Vou pesquisar