Neste artigo te explicamos direitinho tudo o que você precisa levar na mala além de roupas, sapatos e acessórios para uma viagem internacional.
Desde que as companhias aéreas começaram a vender passagens econômicas sem direito à mala despachada, as pessoas estão mais conscientes de que levar pouca bagagem é a melhor opção.
Como já falamos aqui várias vezes, viajar com uma só mala é o ideal, mesmo para quem vai passar até um mês fora de casa.
Não adianta, excesso de bagagem limita sua mobilidade, custa caro, e pode tirar o humor de qualquer ser humano.
Por isso, já demos várias dicas aqui de que tipo de roupa, sapatos e acessórios incluir na sua mala.
O que levar na mala além de roupas
Este post é sobre os outros itens que a gente tem de levar na mala (ou na bagagem de mão) além de roupas e sapatos, fornecendo um “check list” para ninguém deixar nada para trás.
Documentos, dinheiro e informações da viagem
Imprima todos os comprovantes relativos a sua viagem: reservas de hotéis, passeios, passagens, passes, seguros, etc. Arrume tudo em uma pastinha, por ordem de data, e coloque na sua bagagem de mão.
À medida que for usando, retire o comprovante da pastinha para não fazer confusão. Se quiser ser super precavido, imprima duas cópias: uma para colocar na mala e uma na bolsa de mão.
Ou organize no seu servidor de e-mail uma pasta “Viagem” com todos os comprovantes que tiver. Se as cópias físicas se extraviarem, fica fácil imprimir tudo novamente.
Inclua também na pastinha os documentos que estiver levando para apresentar na imigração, ou entrada no país. Se estiver indo para o Reino Unido, veja aqui uma lista.
Se você planeja levar dinheiro em espécie, compre uma pochete para carregar valores (também conhecida como doleira), que é usada por baixo da roupa. Não corra o risco de andar com muito dinheiro na bolsa ou na carteira. Veja um modelo aqui.
E lembre-se de que é preciso preencher um formulário eletrônico (chamado e-DBV) no site da Receita Federal declarando montante superior a R$10.000,00 em espécie, em moeda nacional ou estrangeira.
Tire fotos da página principal do seu passaporte, dos cartões de crédito e/ou débito que estiver levando e salve tudo em seu celular. Em caso de perda, é uma mão na roda ter as informações facilmente.
Se quiser levar um guia impresso do local onde vai visitar, evite carregar peso extra separando as páginas relevantes do guia e levando somente elas.
Atualmente, no entanto, a maioria das informações pode ser levada nos dispositivos móveis: mapas, dicas, informações diversas em forma de aplicativos e arquivos no celular ou tablet.
Já conhece nosso guia eletrônico “Londres em 4 dias – roteiros e dicas“? Ele foi atualizado para 2022 e tem tudo o que você precisa!
Uma dica interessante é levar um caderninho para você registrar suas impressões da viagem. Dessa forma antiga, as lembranças ficarão com você para sempre, e não haverá o risco de sua viagem ser deletada da sua mente (por motivo de esquecimento), ou das redes sociais (que estão em constante mudança.
Beleza e cuidados pessoais
Assim como com a roupa, a ideia aqui também é ter parcimônia na hora de escolher o que levar na mala em termos de maquiagem e tentar levar o mínimo, mas de forma que os itens selecionados combinem entre si e permitam diversos tipos de make.
Eu sempre levo duas necessaires, uma pequena que vai na bolsa/mochila dentro do avião (onde há restrição para carregar qualquer tipo de líquido, creme, gel, veja abaixo) e uma na mala despachada.
Quanto ao shampoo, condicionador, cremes, etc., se não fizer questão de marcas específicas, leve só o suficiente para os primeiros dias (em embalagens pequenas para viagem) e compre o que precisar no local.
Você não corre o risco de os produtos vazarem na sua mala e ainda economiza no peso. No final da viagem, deixe para trás o que sobrar.
Se, no entanto, quiser levar seus produtos favoritos, retire a tampa, coloque um pedaço de plástico vedando a abertura e recoloque a tampa.
Para uma garantia extra de que não haverá melecância na mala, coloque os produtos dentro de sacos plásticos vedados, tipo zip-lock.
Aliás, sacos tipo zip-lock são ótimos amigos dos viajantes, leve dois ou três com você, de tamanhos variados. Eles poderão ser úteis se precisar transportar uma roupa molhada, por exemplo, ou até mesmo carregar um lanche dentro da mochila em um passeio pela cidade.
Os remédios devem ser transportados na caixa original. Em caso de remédios controlados, leve sempre a receita médica.
Se usar lentes de contato, não se esqueça dos apetrechos de limpezas, colírios, etc.
Escova de dentes, dentifrício e fio-dental podem ir na mala ou na mochila no avião, desde que a embalagem de pasta de dente seja de até 100 ml.
Leve também um kitzinho para cuidado com as unhas: tesourinha, lixa, lenços removedores de esmaltes, alicate ou hidratante para cutículas e uma base para repor o esmalte.
A voltagem no Reino Unido é diferente da do Brasil. Por isso, só leve secador de cabelos, chapinhas, barbeador elétrico, etc., se forem bi-volts. Lembre-se também de que será preciso um adaptador de tomada.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Eletrônicos
Eu sou do tipo que ainda carrego câmera fotográfica, então, se também é deste time, antes da viagem, carregue a bateria da sua máquina e verifique se há espaço suficiente no cartão de memória.
Não se esqueça do cabo para baixar as fotos para o computador. Vale a pena também ter um dispositivo de memória (USB ou HD externo) para armazenar as fotos, como segurança.
Lembre-se também de tripés, paus de selfie, lentes e outros acessórios.
Desbloqueie seu celular para uso de voz no exterior (roaming internacional), mas não desbloqueie o uso de dados, pois normalmente é muito caro.
Se for adquirir um sim card local (e nós aconselhamos que faça isso, veja dicas aqui) para usar dados e quiser permanecer com seu número brasileiro para receber chamadas, traga um celular extra, ou um que opere com dois chips.
Não se esqueça dos carregadores e cabos do tablet, e-reader, notebook, ou outros dispositivos que for levar.
Eu levo também um power bank (carregador portátil) para não ficar na mão. Veja um modelo aqui.
A tomada da Inglaterra é bem diferente da do Brasil, por isso você precisará de um adaptador de tomada. É bom comprar um do tipo “internacional” aqui no Brasil, pois assim poderá usar com a tomada padrão brasileira, que não é usual na Europa. Gostamos muito deste modelo.
Se deixar para comprar em Londres, embora seja barato e venda em qualquer lugar, você pode precisar de um adaptador da tomada brasileira para o adaptador!
A voltagem no Reino Unido é de 230 volts. Antes de colocar na tomada, confira se seu dispositivo eletrônico é bi-volt (a maioria é).
Leve fones de ouvidos (pode ser dos bem simplesinhos) para assistir filmes no computador, ouvir música, etc.
Líquidos na bagagem de mão
De acordo com regras da aviação internacional, o passageiro não poderá transportar, em sua bagagem de mão, líquidos em frascos com capacidade superior a 100 ml.
São considerados líquidos, entre outros, shampoos, condicionadores, cremes, loções, perfumes, desodorante, pasta de dente, maquiagem líquida, cremosa ou em gel.
Todos os frascos devem ser acondicionados em uma embalagem transparente, completamente vedada, com capacidade máxima de um litro ou 20 x 20 centímetros.
Lembra do saco tipo zip-lock? Pois é, ele também é ideal para isso. Ou veja este modelo, que já vem com os frascos no tamanho certo.
O saquinho/necessaire com os frascos dentro deve ser retirado da sua bagagem de mão na hora de passar pelo raio-X do aeroporto. Cada passageiro pode ter apenas um saco com líquidos.
Os líquidos conduzidos em frascos maiores do que o permitido não são aceitos, mesmo que estejam parcialmente cheios.
Também são proibidos na bagagem de mão objetos cortantes e perfurantes, como tesourinhas, alicates, canivetes, etc.
***
Depois de tudo devidamente arrumado na sua mala, tranque-a com um cadeado. Veja modelos e preços aqui.
Não se esqueça de remover todas as etiquetas de viagens anteriores e de identificar sua mala, tanto dentro como fora dela.
E para achar sua mala rapidinho na esteira quando chegar no destino, amarre uma fitinha colorida, ou coloque algum identificador (tag) na alça.
***
E você, o que leva na mala além de roupas? Conte pra gente na caixa de comentários.
Leia também:
Dinheiro em Londres: o que levar
Aplicativos úteis para sua viagem a Londres
Documentos necessários para imigração
É preciso fazer seguro de viagem para entrar no Reino Unido?
Dicas para mulheres viajando sozinhas
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Ana
Uma prima está fazendo intercâmbio em Londres e pediu para a mãe levar uma série de alimentos tipo: café, cuscuz, açaí em pó, paçoca, será que pode entrar com isso, eu disse pra ela que não levaria.
Eneida
Oi Ana,
Veja as informações aqui: https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/355730/bringing_food_leaflet_aug_2014_v4.pdf
Marta
Sobre a declaração eletrônica de bens, ela se faz becessária mesmo tendo o mínimo exigido de libras em espécie para os dias que permanecerei no país? Há algum outro link sobre essa declaração? Não tinha ouvido falar nela… Nem no site e nem com a agência
Eneida
Ola Marta,
A declaração deve ser feita para valores superiores a 10.000 reais (ou equivalente em moeda estrangeira) no Brasil.
Renata Fernandes
Que site maravilhoso, tropecei aqui quando estava conferindo imagens no Google sobre o Ferry Boat e já virei fã! =)
Já sou viajante europeia há tempos mas Londres especificamente será minha primeira vez e são sempre bem-vindas informações e dicas sobre viagens e destinos. Estou me deliciando com a sutileza e a qualidade de suas publicações. Parabéns pelo trabalho!!
Um beijo e #sucesso
Rê
Cinthia Martins Paiva
Amei essas dicas, vai ajudar e muito em minha viagem para Londres em agosto. Estou contando os dias e já preparando minha mala… It will be legendary!!!!!!! Rs
Denise
Muito boas as dicas! Minha dúvida é: você sabe onde eu encontro no BR a pochete pra debaixo da roupa? E os sacos Ziplock?
Acho que o mais difícil de acomodar na mala são os sapatos…
Obrigada!
Eneida
Oi Denise,
Para pochetes de dinheiro, procure Em casas que vendem material para caminhada, trilhas,etc. Na internet é também fácil, no mercado livre há vários modelos à venda.
O sacos ziplock são vendidos em supermercados onde há embalagem para congelar.
Denise
Obrigada pela resposta, Eneida! 🙂