Há muito o que ver na Trafalgar Square, praça localizada no centro de Londres.
A praça é considerada o coração da capital britânica e é palco de eventos, concertos e celebrações, entre elas do Ano Novo Chinês, do dia de St. Patrick, do dia de São Jorge (padroeiro da Inglaterra) e da parada de orgulho gay.
A Trafalgar Square é também o centro da democracia britânica, pois é lá que acontecem protestos e demonstrações das mais variadas espécies.
Em dezembro, a praça recebe uma linda árvore de Natal vinda diretamente da Noruega e há diariamente apresentação de corais entoando tradicionais cantigas natalinas.
Um pouco da história da Trafalgar Square
Usada durante vários séculos como pátio dos estábulos do Palácio de Whitehall, a área foi transformada, no início dos anos 1800, em um espaço público, adjacente à então nova avenida ligando Charing Cross à Portland Place.
Em 1830, a praça recebeu oficialmente o nome Trafalgar Square, em homenagem à Batalha de Trafalgar, em que a frota naval britânica, comandada pelo Almirante Nelson, venceu as frotas da França e Espanha em uma das guerras da era napoleônica.
A Trafalgar Square sofreu uma extensa reforma em 2003, que ampliou a área de pedestres e incluiu a escadaria central que liga a praça à Galeria Nacional, situada na extremidade norte. Foram também instalados elevadores, banheiros públicos e um café, o Cafe on the Square.
O que ver na Trafalgar Square
Coluna de Nelson
A Coluna de Nelson, um dos símbolos de Londres, é uma coluna que abriga a estátua em granito do Almirante Nelson, apoiada em uma base de bronze. A coluna tem 52 metros de altura e a estátua 5 metros.
Foi instalada na praça em 1843, poucos anos antes da construção das duas fontes projetadas por John Barry, o arquiteto que projetou o lindo Palácio de Westminster.
Sereias, golfinhos e tritões (deus grego representado com corpo de homem e cauda de peixe) enfeitam as fontes.
Os leões de bronze que guardam a base da coluna de Nelson só foram adicionados à praça em 1867, quase 25 anos depois da coluna de Nelson.
Galeria Nacional
Maior pinacoteca do Reino Unido, a National Gallery abriga mais de 2300 obras de artistas europeus do período compreendido entre o século XIII e o início do século XX.
É uma das atrações mais visitadas do Reino Unido, perdendo apenas para o Museu Britânico e Tate Modern em números de visitantes por ano.
Leia nosso artigo completo sobre a Galeria Nacional
Estação de polícia
Uma minúscula estação policial, que dizem ser a menor do país, pode ser vista no lado sul da praça, à direita dos leões, logo atrás de uma entrada para a estação de metrô.
Ela foi construída pela Scotland Yard em 1926 para abrigar uma linha telefônica, caso os policiais precisassem chamar por ajuda para conter o povo nas demonstrações. Atualmente só é usada como depósito.
Padrões de medida imperiais
Nos primeiros degraus da escadaria próximos ao café, estão dispostos alguns padrões de medidas de comprimento e área tradicionais inglesas (conhecidas como unidades imperiais), como polegadas, pés, jardas, e outras mais enigmáticas como “perches” e “poles”.
Apesar do país ter adotado o padrão métrico em 1995, algumas destas medidas imperiais ainda são muito usadas pelos britânicos.
Leia também O que ver na Leicester Square
Estátuas
Há quatro pedestais nas extremidades laterais da praça, e em três deles estão colocadas estátuas de bronze, duas de generais britânicos (General Sir Charles James Napier e Major General Sir Henry Havelock) e uma do rei George IV.
Na extremidade à esquerda de quem olha para a Galeria Nacional, há um quarto pedestal, chamado Fourth Plinth. É nele que, desde 1999, ocorrem coisas muito interessantes.
O quarto pedestal
Vazio por mais de 150 anos, desde 1999 é ocupado temporariamente por uma obra de arte produzida especialmente para o local. Já foram 13 obras diferentes nestes 21 anos.
Em 2014, foi instalado no quarto pedestal um imenso galo azul, com 4,72 m de altura, obra da artista alemã Katharina Fritsch, que causou polêmica. A questão é que o galo é símbolo da França, justamente o país derrotado pelo Almirante Nelson na batalha de Trafalgar. Veja aqui outras obras já expostas no local.
Desde julho de 2020, o quarto pedestal é ocupado pela obra THE END da artista Heather Phillipson. A estátua de 9,4 metros de altura mistura prazer e inquietação. Um creme com uma cereja no topo onde estão posadas uma mosca e um drone gigante.
O drone filma a praça e as imagens podem ser vistas neste site.
Igreja St. Martin-in-the-Fields
St. Martin-in-the-Fields é uma igreja anglicana, conhecida pelas conexões que tem com a música e as artes. A igreja é palco de concertos tanto na hora do almoço quanto no início da noite. Muitos dos concertos são gratuitos.
Exemplar da arquitetura Georgiana, a igreja tem um pórtico com colunas e um campanário de 56 metros de altura.
O restaurante Café in the Crypt, localizado na cripta da igreja oferece comida caseira do café da manhã ao jantar, incluindo também o chá da tarde. Um menu executivo (prato principal, sobremesa e refrigerante) de almoço custa £16,45 e o chá da tarde £10,95 – ótimos preços pela localização.
Leia nosso artigo sobre a Igreja St Martin in the Fields
Cafe on the Square
Bem ao lado da escadaria que leva à Galeria Nacional, há um Café que funciona diariamente entre 9h00 e 18h00 no verão e de 10h00 às 17h00 no inverno.
O Café serve sanduíches, bolos e doces, além de bebidas quentes e frias, inclusive uma pequena seleção de cervejas, sidras e vinhos. Eles oferecem um “meal deal” com um sanduíche, um pacote de chips e água por £5,50.
Website do Cafe on the Square
Calendário de eventos na Trafalgar Square
Anualmente, a praça é palco de grandes eventos da cidade.
Janeiro ou fevereiro: celebração do Ano Novo Chinês
Março: Dia de São Patrício (St Patrick’s Day) – festival em que são celebradas a cultura e os costumes da Irlanda – domingo mais próximo do dia 17
Abril: Dia de São Jorge (St George’s Day) – comemoração do dia do santo padroeiro da Inglaterra
Abril: Vaisakhi – celebração do ano novo Sikh e da cultura indiana
Maio: Eid – festival muçulmano que celebra o fim do Ramadã
Junho: West End Live – apresentações ao vivo de trechos de alguns dos musicais de sucesso em Londres. São mais de 50 apresentações que acontecem no sábado e no domingo
Junho: Pride in London – celebração do orgulho LGBT+
Novembro: Diwali – marca o Festival de Luzes celebrado pelos Hindus.
Dezembro: Árvore de Natal e apresentação de corais de natal
Veja mais informações sobre os eventos na Trafalgar Square promovidos pela prefeitura de Londres neste site.
Como chegar na Trafalgar Square
A estação de metrô Charing Cross (linhas Bakerloo e Northern) tem uma entrada/saída na praça, próximo à coluna de Nelson.
Outras estações próximas:
- Leicester Square (linhas Northern e Piccadilly )
- Piccadilly Circus (linhas Bakerloo e Piccadilly)
- Embankment (linhas Bakerloo, Northern, District e Circle)
Várias linhas de ônibus passam pela Trafalgar Square, entre elas as rotas 6, 9, 11, 12, 13, 15, 23, 24, 29, 53, 87, 88, 91, 139, 159, 176, e 453.
Mapa de Londres com o que ver na Trafalgar Square
***
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Alda Moreira
Obrigada 🙂
Alda Lopes Moreira
Oi Eneida 🙂 Não percebi onde se podem ver as medidas imperiais (achei muito interessante)…diz que é junto ao café, mas não percebi que café…Obrigada 🙂
Eneida
Oi Alda,
Ficam na escadaria entre a praça e a National Gallery.
Flávia
Oi Eneida, já tinha lido esse ótimo post mas estava faltando ver o vídeo, hoje vi e amei, matei a saudade com essa maravilhosa vista do vídeo! Valeu!
bjos.
Lorena
Olá Eneida, vou para Londres dia 02 agora e estou com uma dúvida que está me deixando preocupada. Meu hotel não fica em Londres, fica em Hemel Hempstead, HP2 4UA, Reino Unido. Com o travelcard de 7 dias, comprado na estação de trem, consigo usar p/ o transporte do hotel até o centro de Londres? Passo de Euston mas pego um trem no trajeto, como já vi pesquisando. O trem faz parte da National Rail, mas não sei se o travelcard paga esse trajeto. Pode me tirar essa dúvida? Obrigada desde já por todas as dicas aqui do blog.
Eneida
Olá Lorena,
Não conheço a região e não sei se fica dentro das zonas de transporte de Londres. Pergunte no guichê da estação, certamente você poderá incluir o travelcard na sua passagem para Londres.
Rafael
Olá Lorena!
Vou tentar te ajudar… Antes de tudo: por que ficar tão longe, guria!? hehe
Olha só: você só é servida pela estação de Apsley, que fica há cerca de 3km de Hemel Hempstead. Dali você pega o trem pro centro de Londres, porém nem o travelcard e nem o Oyster são válidos, pois está fora da zona 6. Isto vai lhe custar cerca de £ 20.00. O que você pode fazer é comprar o ticket Anytime Day Travelcard, o qual você já deve comprar no horário desejado os dois trens (ida e volta da National Rail) e ainda tem o direito a usar durante todo esse dia o ônibus e o tube.
A viagem de trem até Euston, no centro, dura cerca de 35min. Te recomendo pegar um hotel mais perto do centro do que perder tanto tempo e dinheiro.
Espero ter ajudado! Boa viagem, enjoy it!
ana regina
Eneida, acho a Trafalgar Square uma das praças mais lindas de Londres, ela é dinâmica, colorida e tem um excelente astral. Depois de flanar por algumas horas no National Gallery nada como comprar um lanche e sentar nas escadas e ver o tempo passar. Mas que esse galo é de gosto duvidoso isso é.
Abs