Este simpático prédio de tijolinhos na região leste de Londres abriga o Old Spitalfields Market, uma fusão de lojas, restaurantes e mercados que faz muito sucesso entre londrinos e turistas.
O mercado tem a vantagem de ser coberto e, ao contrário de outros da cidade, funciona diariamente.
Domingo ainda é o dia mais popular, mas se você não estiver na cidade em um final de semana, não tem importância: há algo acontecendo em Spitalfields todos os dias. Veja abaixo a programação semanal:
Diariamente com exceção das quintas-feiras: são os dias mais calmos, em que dá para passear entre as barraquinhas e garimpar boas pechinchas. O mercado é bem variado: moda, calçados, acessórios, presentes, antiguidades e as lojas ao redor funcionam normalmente.
Horário de funcionamento: de 10:00 às 17:00
Quinta-feira: é dia do Mercado de Antiguidades em que você poderá encontrar peças de colecionadores genuínas misturadas com cerâmicas, livros, moda, joias e acessórios vintage, discos e revistas e toda espécie de quinquicalharia.
Horário de funcionamento: de 8:00 às 19:00
Na primeira e na terceira sexta-feira de cada mês, acontece paralelamente uma feira de discos, em que é possível encontrar discos raros, novos e antigos de todos os tipos de música.
Horário de funcionamento: 9:00 às 18:00
Horário de funcionamento: 9:00 às 17:00
Além dos mercados, há em Spitalfields uma verdadeira praça de alimentação. São vários restaurantes assim como barraquinhas que oferecem opções para todos os gostos: a pizza do Fire&Stone, hambúrgueres no Gourmet Burger Kitchen, noodles no Wagamama.
Mas se você quiser algo diferente das redes de restaurantes que se encontram em qualquer canto da cidade, duas sugestões:
Square Pie: há muito tempo estou querendo escrever sobre esta loja que é especialista em vender tortas, uma tradição local. As tortinhas, por serem gostosas e baratas (a partir de £ 3,90) , são uma ótima pedida para almoço na cidade. Você pode optar por dois tamanhos, com ou sem o purê de batatas e o molho de acompanhamento.
As tortas mais tradicionais têm o recheio de Steak & Guinness (carne e cerveja preta) e Steak & Kidney (carne e rim), mas se você for como eu e preferir algo mais básico, peça uma de frango e cogumelos, ou carne moída e cebola. Para uma versão mais light, recomendo a Cottage Pie, outro prato da culinária local que se assemelha ao nosso “escondidinho”: carne moída com molho coberta por purê de batatas.
Androuet – para os amantes de queijos e vinhos franceses, um paraíso em Spitalfields. Além de loja de queijos, Androuet é também um bistrô e bar. A especialidade são os fondues e raclettes (£12,70 por pessoa), mas você pode criar e degustar sua própria tábua de queijo ou embutidos. O restaurante oferece também opções de sopas, saladas, sanduíches, alguns pratos principais e também uma extensa carta de vinhos.
O Old Spitalfields Market está incluído no nosso roteiro de domingo em Londres e para chegar lá é muito fácil: são cinco minutinhos de caminhada da estação de metrô Liverpool Street. Veja o mapa:
Old Spitalfields Market
16 Horner Square – Spitalfields – London E1 6EW
foto: acervo pessoal
Outros mercados em Londres:
Rosiane Esteves dos Santos
Qual o melhor local em Londres para encontrar roupas de inverno BBB (boas, bonitas e com bom preço)?
Pretendo passar cerca de 2 ou 3 meses, a partir de outubro, e como minha cidade é muito quente tenho apenas uns 2/3 itens mais quentes (de quando fui para SP no inverno), e tenho poucas opções na minha cidade, então pretendia comprar boa parte dos itens em Londres mesmo.
Eneida
Olá Rosiane,
As lojas Primark (mais barato) e Uniqlo (boa qualidade) costumam ter boas opções. Sugiro um passeio na Oxford Street onde você encontrará essas e outras mil lojas.
Anna Francisca
Sem falar que na rua em frente fica o pub “Ten Bells” onde, segundo dizem, Jack the Ripper ficava à janela escolhendo futuras vítimas enquanto bebia umas “ales”.
Rose
Eneida,
Suas informações são muito utéis,vou para Londres na próxima semana justamente entre a pausa da Olimpiadas para Paraolimpiadas.
Acredita que estara mais tranquilo quanto a movimentação de turistas ou continuara com um pouco do caos na cidade?
Grata
Rose
Eneida
Oi Rose,
Acho que a vida volta ao normal!