Onde se hospedar em Londres?
Se você está perdido procurando o melhor lugar onde se hospedar em Londres, leia esta explicação geral com algumas dicas. Espero que fique mais fácil achar seu canto na cidade!
Londres, com uma população de mais de 8 milhões de habitantes, é uma das maiores cidades da Europa.
No entanto, é numa área central restrita da cidade, que corresponde aproximadamente à zona 1 do transporte, que a grande maioria dos turistas se hospeda e por aí passeia.

É essa área central que está representada no mapa* acima.
O centro da cidade oficial, ponto de onde são contadas as distâncias de e para Londres, é a Trafalgar Square, marcada com a seta vermelha no mapa.
O que está à esquerda da praça no mapa é considerado West (oeste) e o que está à direita East (leste). A orientação norte e sul se relaciona ao Rio Tâmisa (River Thames), que cruza a cidade fazendo várias curvas e desvios no percurso. A margem sul do Tâmisa é geralmente denominada Southbank.
Embora as distâncias no mapa pareçam pequenas, lembre-se de que estão representadas somente as avenidas principais e que na verdade são quase 10 km de distância entre a Torre de Londres (no Leste) e Kensington Gardens (no oeste) e quase 5 km da estação de King’s Cross no norte ao Imperial War Museum no sul. O percurso de metrô da estação Tower Hill (leste) à Notting Hill Gate (oeste) leva em torno de meia hora.
Ao observar o mapa, outra questão que salta aos olhos é que as atrações turísticas se espalham por toda esta área da cidade, não havendo assim um lugar em que seja possível se hospedar e visitar todas as atrações sem necessidade de usar alguma espécie de transporte.
É bom frisar que não existe em Londres uma área considerada “a melhor” para se hospedar, mas há áreas mais adequadas de acordo com suas expectativas, suas necessidades e seu orçamento.
Por isso, na hora de decidir onde se hospedar em Londres é bom considerar as questões abaixo:
Há uma estação de metrô próxima?
Este é na minha opinião o principal critério para a escolha de onde ficar: estando localizado nas zonas de transporte 1 ou mesmo 2 (veja o mapa do metrô aqui), tendo uma estação de metrô próxima e com um oyster/travelcard em mãos, nenhum ponto turístico vai estar muito longe do seu hotel.
O sistema de transporte em Londres, que além do famoso metrô inclui também uma rede extensa de ônibus, trens rápidos, metrô de superfície e até ônibus-barco, é muito eficiente e você poderá contar com ele dia e noite.
Em que aeroporto/estação de trem você chegará/partirá da cidade?
[Clique nos links para sugestões de hotéis]
Há transporte fácil para o hotel? Se você não sabe, leia este post a respeito do transporte para Heathrow, este para Gatwick e este para Stansted.
Para quem chega em Heathrow, por exemplo, os hotéis em South Kensington/Earl’s Court são super práticos, é só pegar a linha Piccadilly do metrô direto para o hotel.
Para quem vai ou vem de Gatwick, se hospedar na região de Victoria pode ser uma boa ideia. É na estação Victoria que chegam os trens vindos do aeroporto e Victoria tem uma boa gama de opções de hospedagem.
Quem estiver vindo da Europa de trem Eurostar vai encontrar opções na região da estação St Pancras e King’s Cross, área que foi totalmente revitalizada, oferece facilidade de transporte para todos os lados e hotéis de todos os níveis.
Clique aqui para conhecer um pouco mais de Earl’s Court, um bairro com opções com bom custo-benefício.
Qual é o seu orçamento?
Lembre-se de que quanto mais central for o hotel, mais caro será.
É claro que existem hotéis de várias faixas de preços em todas as áreas mostradas no mapa acima, mas quanto mais afastado da área próxima a Leicester Square (que engloba as regiões chamadas Soho, West End e Covent Garden), menos você pagará por um hotel de mesmo nível.
Além disso, dependendo da área você consegue ótimos descontos, como por exemplo, preços especiais para final de semana em hotéis da City, área financeira da cidade, que são ocupados principalmente para negócios.
Em termos gerais, recomendamos para quem quer gastar menos com hotel, buscar na área de Earl’s Court (a 15-20 minutos de metrô do centro), ou perto das estações Paddington (especialmente a região de Bayswater) e Kings Cross.
Os hotéis mais em conta (ou menos caros) em Londres normalmente são os chamados “bed and breakfast”, hotéis simples e independentes espalhados pela cidade. Normalmente são casas vitorianas de 4 ou 5 andares adaptadas para abrigar o hotel. Muitos não contam com elevador. Nesses locais você também encontrará quartos triplos, quádruplos ou outros arranjos para famílias.
Outra opção de hotel barato em Londres são as redes de hotéis budget, chamadas “no frills” (sem frescura). Na Inglaterra as redes mais populares são Travelodge e Premier Inn. As duas redes têm diversos hotéis bem localizados no centro de Londres. Outras redes budget incluem o EasyHotel, PointA, Comfort Inn, entre outros.
Leia também: qual é o melhor hotel Ibis em Londres
Que tipo de programas mais te atraem?
Para decidir onde se hospedar em Londres, é bom também saber que tipo de programa você irá fazer na cidade. Veja só:
Quem gosta de museus, pode ficar bem em South Kensington/ Earl’s Court ou Bloomsbury (região onde se encontra o Museu Britânico)
Quem quer curtir os teatros e a noite, talvez prefira ficar no West End ou Covent Garden para não ter de se preocupar com o transporte noturno;
Quem quer ir às compras vai gostar de Mayfair ou Marylebone, próximo à Oxford Street
Para conhecer uma Londres alternativa, fique mais a leste, na City ou em Shoreditch, área descolada e também com vida noturna animada.
***
Se você está buscando hotéis em Londres, veja diversas opções no Booking (link de afiliado) com resenhas de pessoas que já se hospedaram, mapa da localização e muitas informações interessantes.
Consulte também nossa página de Hotéis. Lá você encontra uma descrição das áreas mais comuns e populares de hospedagem em Londres com hotéis recomendados com ótimo custo benefício.
Escolher um hotel bem localizado e com boa relação custo benefício exige muita pesquisa. Conta para nós a sua estratégia!
*Este mapa é baseado neste outro aqui. Procurei saber quem é o autor, para dar os devidos créditos, mas não encontrei referências. É um mapa mais antigo (tive de fazer algumas atualizações) que me parece ter sido escaneado e reproduzido em vários websites.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Leia também aqui no blog:
Seleção de hotéis em Londres com mapa
Como alugar um apartamento em Londres
Os cinco melhores hostels de Londres
Este post não é pago ou patrocinado mas contem links de afiliados. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão sobre vendas efetuadas a partir deles. Você não paga nada a mais por isso.
Sergio
Eneida, bom dia!
Estamos indo à Londres (casal com filhos:16 e 13 anos), no período de 25/06/2012 a 30/06/2012. Estamos com dois hotéis reservados: Presidential Kensington (6-12 Barkston Gardens, Earls Court – um apartamento quádruplo, por 1650 libras) e Ibis London Euston (3 Cardington Street, Euston – dois quartos duplos, por 1180 libras), valor total pelas 5 diárias da família; Qual seria a melhor opção, considerando a relação custo x benefício e, principalmente, a localização x segurança? Chegamos de Madrid por Gatwick e depois vamos à Paris pelo Eurostar/St-Pancras International Station. Obrigado!
Adriana
Olá Eneida
Gostaria de saber se a região do metro Kilburn Park é uma região segura; pergunto isso pois estou pensando em me hospedar em um hotel que fica nessa região a 300 metros dessa estação. É uma região segura para se andar à noite?
obrigada
Eneida
Oi Adriana,
Não conheço bem a região, mas em geral o centro de Londres é seguro, desde que você tenha bom senso e tome as precauções que tomaria em qualquer cidade grande. Sem neuras!
Luciana
Olá!
Ficarei hospedada com minha mãe no Hotel Verta by Rhombus, de lá é fácil/perto pegar metrô e conhecer os pontos turísticos?
É minha primeira viagem a Europa e estou muito perdida.
Agradeço a ajuda de todos!
Bj!
Eneida
Olá Luciana,
Não conheço o hotel, e ele fica em Battersea, um pouco afastado do centro de Londres. A estação de trem de Clapham Junction fica a 10 minutos a pé, segundo o site do hotel. De lá é fácil ir para Waterloo, já na área central.
Simone Gomes
Oi Eneida, Seu blog é otimo. Estou devorando suas dicas. rsrs
Eu e meu noivo vamos para europa em Junho de 2012. Li em alguns outros blogs a sugestao de studios/ apartamentos (achei alguns no site airbnb) baratos e super confortaveis – com possibilidade de fazer o proprio cafe da manha.
Porem, estou com receio de não ter comprovante de hospedagem (acredito que o airbnb deva apenas enviar um email com as datas, valores), vc acha que terei problemas na entrevista do aeroporto por nao ter comprovação?
Obrigada!
Eneida
Oi Simone,
Me parece que o comprovante da transação, seja email ou qualquer outro, valerá para a imigração. Mas não tenho certeza.
Ana
Olá, vim relatar algumas coisas da minha viagem em retribuição as informações que peguei aqui. Obrigada!
amei o museu britanico, a national galery e o vicoria e albert museum. vale a pena demais. achei os suvenir do museu britanico os melhores de toda a viagem.
passei fome demais de tanta comida ruim até achar o Nando´s é uma galeteria muito legal e tambem o pret a manger amei, amei. sanduichinhos, frutas, brownie deliciosos.
me hospedei no easyhotel victoria. é super pequeno mas pra quem vai so pra dormir e tomar banho é otimo. fiquei num quarto pequeno sem janela. a localizacao é otima. metro pertissimo e uma galeriazinha com um mini supermercado, lanchonetes e lojinhas. não é walking distance de muita coisa mas tambem nao é tao distante. fizemos muita coisa a pé.
fomos no shrek the musical e fantasma da opera. amamos. recomendo super demais. paguei baratinho por volta de 25 pounds cada ingresso.
transporte fizemos o oyster. foi otimo. mas andamos muuuito.
achei que seria valido um city tour de onnibus. nao fiz mas acho que seria legal. no final vc nao tem interesse em tudo e se cansa mais que devia andando.
a tal da galeria lafayete, credo, que coisa horrivel e cara. perda de tempo na minha opiniao.
a loja primark realmente é das mais baratas (mas ainda assim é libra) mas se prepare pra ver umas coisas bem bregas e ter que garimpar. se for epoca de frio nao da coragem de provar nada so de pensar em tirar a roupa.
tem uma farmacia chamada boots que tem perfume frances com precos melhores que na frança. me arrependi de nao ter comprado mais.
Eneida
Obrigada pelo relato, Ana!